sábado, 10 de março de 2018

Botafogo visita o Voltaço domingo, de olho na tabela




É o Glorioso em busca de mais uma vitória! Amanhã tem 
Fogão! #VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)
O Botafogo encerrou no sábado pela manhã, os preparativos para o confronto de hoje contra o Volta Redonda no Raulino de Oliveira. O início da partida está programado para às 17h deste domingo, válido pela quinta rodada da Taça Rio.

O Alvinegro precisa vencer o confronto para manter as chances de chegar às semifinais, também deste turno. Ocupando a terceira posição do Grupo C com nove pontos, já não depende das próprias forças para à classificação no turno. Fluminense e Portuguesa estão à sua frente com dez pontos e não há confrontos diretos para tirar a diferença. É preciso que pelo menos um dos concorrentes perca pontos nos dois jogos que faltam e ele vença o Voltaço e/ou Vasco dependendo da pontuação de cada um. Além disso, na contagem geral, precisa manter-se entre os quatro primeiros para se credenciar à disputa das semifinais do Campeonato. No momento, soma 18 pontos e está dentro da disputa.


O Botafogo teve um gol mal anulado de Kieza mas foi pra 
cima e, num chutaço de Pimpão, conseguiu a vitória sobre o 
Bangu (FOX Sports Brasil)
Na última rodada, o Alvinegro venceu o Bangu por 1 a 0 no Nilton Santos. Foi a terceira vitória de Valentim em quatro jogos à frente da equipe.

O gol único da partida foi marcado por Rodrigo Pimpão num tirambaço de dentro da área que entrou no ângulo direito da meta banguense. O lance lembrou aqueles gols mágicos marcados pelo atacante na Libertadores de 2017 quando atravessava a sua melhor fase com a camisa alvinegra.

Apesar da evidente evolução do time sob o comando de Valentim, o número de chances de gol perdidas a cada jogo preocupa. Para se ter uma ideia, o Botafogo pressionou o Bangu por todo o primeiro tempo e só foi marcar aos 10 minutos do segundo depois de desperdiçar inúmeras oportunidades.

O baixo número de gols marcados é um dos problemas que o técnico tenta resolver. Com apoio efetivo dos laterais, o time tem articulado boas jogadas no ataque mas não consegue converte-las em gol. Estreou contra o Nova Iguaçu com uma vitória de 2 a 1 na única vez em que marcou dois gols numa mesma partida. As outras duas vitórias foram pelo placar mínimo: contra a Cabofriense e Bangu. No clássico contra o Flamengo, o ataque passou em branco e foi derrotado por 1 a 0 com gol ilegal do adversário.  Kieza marcou um gol na partida mas foi anulado pelo bandeirinha assim como ocorreu no jogo contra o Bangu.

Veja como foi a atuação do time no último confronto revendo o post do começo da semana: Era pra vencer? Vencemos mas a equipe precisa e ajustes...


Trajetória do Botafogo no 2o. Turno do Carioca até o jogo contra o Audax-CHI pela Copa Sul-Americana:

22/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 19:30
NIG 1×2 BOT

25/02 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
BOT 1×0 CAB

03/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
FLA 1×0 BOT

06/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 21:30
BOT 1×0 BAN

10/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 17:00
VRE × BOT

18/03 - CAMPEONATO CARIOCA - 16:00
BOT × VAS

12/04 - COPA SUL-AMERICANA - 19:15
AUD × BOT


Tendo jogado na última terça-feira, o restante da semana foi só de treinamentos para o grupo. Os titulares fizeram trabalhos leves enquanto os reservas participaram de coletivos. A novidade da semana foi o retorno de Matheus Fernandes e Renatinho às atividades no gramado porém ainda sem chuteiras. Mas a maior delas ficou por conta da presença do atacante uruguaio Rodrigo Aguirre no clube. Submetido à exames médicos na quinta e sexta-feira, o atacante foi finalmente aprovado e aguarda, sob grande expectativa da torcida, o anúncio de sua contratação.

Ontem pela manhã, Valentim definiu os relacionados para a viagem à Volta Redonda mas não informou os onze que saem jogando. Ezequiel levou uma pancada nas costas no último jogo mas seguiu com a delegação e deve ir pro jogo. Jefferson voltou aos treinamentos mas a volta está programada apenas para o próximo jogo.

Não acredito que haja mudanças no time base que vem jogando mas se houver, acredito que seja no setor de meio campo. Valencia ainda não atingiu o nível de desempenho desejável e parece ameaçado por Marcos Vinícius que o substituiu no segundo tempo contra o Bangu. O meia entrou bem na partida - foi dele a assistência para Pimpão fazer o gol -, vai readquirindo a forma física e vem ganhando pontos com o técnico. Outras possibilidades são a volta de Carli e Luiz Fernando começando uma partida, lembramos ainda que jogadores como Leandro Carvalho e Bochecha precisam ser testados efetivamente.

Só a vitória interessa...


FICHA TÉCNICA
VOLTA REDONDA X BOTAFOGO


Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 11 de março de 2018 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueirense Henrique Corrêa (RJ) e Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)

VOLTA REDONDA: Douglas Borges, Luiz Gustavo, Daniel Felipe (Gilberto), Bruno Costa e Luiz Paulo; Pablo, Marcelo, Bruno Barra, Vinícius Pacheco e Núbio Flávio; Dija Baiano.
Técnico: Marcelo Salles


BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo e Leonardo Valencia (Marcos Vinícius); Rodrigo Pimpão, Kieza e Ezequiel.
Técnico: Alberto Valentim



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 8 de março de 2018

Era pra vencer? Vencemos mas a equipe precisa e ajustes





O Botafogo teve um gol mal anulado de Kieza mas foi pra 
cima e, num chutaço de Pimpão, conseguiu a vitória sobre o 
Bangu (FOX Sports Brasil)
Jogando na noite de terça-feira, no Nilton Santos, o Botafogo abriu a 4a. rodada da Taça Rio com uma vitória magra sobre o Bangu. A terceira de Valentim em quatro jogos.

Conforme escrevemos no nosso post de pré-jogo (Botafogo encara o Bangu hoje no Nilton Santos e precisa reagir...), o Botafogo precisava reagir depois do fatídico jogo contra o Flamengo e reagiu.

O gol único da partida foi marcado por Rodrigo Pimpão num tirambaço de dentro da área após um corte seco sobre o marcador (*). A bola entrou no ângulo superior direito do goleiro banguense que nada pode fazer.

(*) O lance lembrou aqueles gols mágicos da Libertadores do ano passado quando o atacante atravessava uma fase exuberante e foi um dos destaques alvinegros na competição.


Apesar da evidente evolução do time em comparação àquele que disputou a Taça Guanabara sob o comando de Tigrão, o numero de chances de gol perdidas a cada partida chama a atenção e pode comprometer a busca dos objetivos com resultadas inesperados. O gol contra o Bangu só saiu aos 10 minutos do 2o. tempo depois do time dominar toda a primeira etapa e perder seguidas oportunidades.

Esse é um dos problemas do time de Alberto Valentim nesses quatro jogos do técnico à frente da equipe. Com apoio efetivo dos laterais, o time até articula boas jogadas no ataque mas não consegue converte-las em gols. Estreou contra o Nova Iguaçu, em 22 de fevereiro, com uma vitória de 2 a 1 na única vez que o time fez mais de um gol numa partida. As outras vitórias foram pelo placar mínimo. Venceu a Cabofriense por 1 a 0; passou em branco no clássico contra o Flamengo quando foi derrotado por 1 a 0 com a atuação desastrosa da arbitragem e; contra o Bangu, voltou a vencer por 1 a 0 fechando o ciclo até aqui.


Pimpão comera a abertura do placar com um golaço de direita. 
Estadio Nilton Santos (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
O Bota começou o jogo com alto nível de intensidade e pressionando o adversário em seu próprio campo. 

Logo aos três minutos, Kieza escorou de cabeça um cruzamento preciso de Valencia pela direita, mas o lance foi invalidado pela bandeirinha que assinalou impedimento de Rabello por ter participado da jogada. A decisão gerou revolta dos alvinegros no estádio que lembraram do gol anulado contra o Flamengo, também em cabeçada de Kieza.  

Recuperado do lance, o time seguiu na mesma toada durante todo o primeiro tempo sem ser importunado pelo adversário. Criou várias chances pra sair na frente mas foi para o intervalo com o 0 no placar. 

Valentim trocou Valencia por Marcus Vinícius no início do segundo e a precisão dos passes no último terço do campo aumentou assim como a dinâmica do jogo alvinegro. As jogadas ficaram mais agudas até que Pimpão abriu o placar aos 10 minutos em assistência precisa de M. Vinícius. Depois do gol o time passou a segurar o jogo e deu brechas para que o Bangu levasse perigo ao gol de Gatito.

Tentando cobrir os espaços que se evidenciavam pelo meio devido ao desgaste generalizado da equipe, Valentim trocou Pimpão por Luiz Fernando (16') e depois, Ezequiel por Marcelo que fez a sua estreia no time (36'). O panorama não se alterou e, no finalzinho (46'), o Bangu quase chega ao empate com Oliveira chutando forte rente a trave. Com o apito final, exaustos, os botafoguenses comemoraram a vitória que dá ânimo novo ao time na busca pela classificação às semifinais, nos dois últimos jogos desse turno.

Gatito quase não teve trabalho e quando exigido, correspondeu. Os laterais continuam com exibições convincentes desde que Valentim assumiu o time. Nesse jogo, destaque maior para Moisés pela dinâmica que imprimiu pelo lado esquerdo. A dupla de zaga não comprometeu assim como Lindoso que vem crescendo com o time desde que recuperou a titularidade. João Paulo é o mais regular do time. Faz  com esmero o trabalho de ligação entre a defesa e o ataque, marcando presença, inclusive, na área adversária onde quase deixou o dele - é o motor do time. O mesmo não se pode dizer de Leo Valencia. O jogador vem se esforçando, deu boa dinâmica ao setor enquanto pode mas peca na hora do último passe. Segura a bola em demasia quando deveria dar seguimento às jogadas. Levou perigo ao gol adversário num bom chute de fora da área mas não é efetivo no conjunto da obra, tanto que parece ameaçado por M. Vinicius que entrou bem no jogo e só precisa melhorar a forma física (não aguenta jogar 90 minutos) para tentar barrar o companheiro.

Pimpão e Ezequiel vem cumprindo os seus papéis táticos na equipe porém sem o brilho técnico que deles se esperava. Ezequiel parece um tanto quanto inibido e precisa se soltar para tentar seus dribles característicos. Já Pimpão, vai tentando recuperar o desempenho que apresentou nos jogos da Libertadores e foi se perdendo aos poucos. O gol marcado contra o Bangu lembrou bem esse tempo e pode ser o ponto de partida para a recuperação do jogador em definitivo. Kieza vem fazendo bem o papel do 9 que se movimenta lá na frente. Tem presença na área, incomoda os zagueiros nas saídas de bola, marcou um gol que acabou anulado e precisa de tempo para atingir o nível físico e técnico dos demais companheiros, já que não fez a pré-temporada no clube. Luiz Fernando voltou a ter chance com Valentim. Entrou, correu, perdeu gol feito (seria o primeiro dele com a camisa alvinegra) mas o desempenho continua aquém do que se esperava dele.


Tabela do Grupo C após o término da 4a. rodada. Nela está
 computado um ponto a mais para o Boavista que no momento,
 do registro, empatava o seu jogo contra o Flamengo
(Arte do SporTV)
O time volta a campo às 17h de domingo, fechando a quinta rodada contra o Volta Redonda no Raulino de Oliveira.

Com nove pontos em quatro jogos e ocupando o terceiro lugar na tabela, o Glorioso precisa superar os concorrentes diretos (Fluminense e Portuguesa lideram o grupo com 10 pontos), para chegar às semifinais da Taça Rio. Além disso, na contagem geral, precisa manter-se entre os quatro primeiros para se credenciar à disputa das semifinais do Campeonato. No momento o Botafogo soma 18 pontos e está dentro.

O grupo voltou a campo na quinta-feira, iniciando a preparação para o jogo de domingo. Os titulares fizeram um trabalho leve enquanto os reservas participaram de um coletivo. Matheus Fernandes e Renatinho voltaram às atividades no gramado porém ainda sem chuteiras. Fizeram trabalhos específicos cumprindo rotina de transição.

Mas as expectativas ontem ficaram por conta do atacante Rodrigo Aguirre que chegou ao Rio na noite anterior, deu entrevista à imprensa no aeroporto e passou por uma bateria de exames ontem, sem problemas. A maratona médica continua nesta sexta-feira. Se aprovado, o jogador deve ser anunciado pelo clube como novo contratado alvinegro. Assim esperamos...

Hoje, Valentim começa a definir o time e corrigir detalhes de posicionamento para acelerar o amadurecimento tático da equipe e dar consistência aos setores. Não acredito que faça mudanças de peças mas deveria já que precisamos rodar o elenco e o Carioca é ideal pra isso. Se fizer, acredito que seja no setor de meio campo onde Valença ainda não atingiu o nível desejável e parece ameaçado por M. Vinicius que vem ganhando pontos com o técnico. Outras possibilidades são a volta de Carli e Luiz Fernando começando uma partida. Lembramos ainda que jogadores como Leandro Carvalho e Bochecha precisam ser testados efetivamente.

Aguardemos, pois.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar



 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 6 de março de 2018

Botafogo encara o Bangu hoje no Nilton Santos e precisa reagir





Hoje tem Fogão no Nilton Santos! Vamos pra cima! #ÉFOGO 
(@BotafogoOficial)
O Botafogo volta a campo hoje, abrindo a 4a. rodada da Taça Rio depois de ser garfado pela arbitragem no clássico de sábado contra o Flamengo. A derrota interrompeu a sequência de duas vitórias conseguida pelo  time sob o comando de Alberto Valentim.

O time recebe o Bangu às 21h30 no Estádio Nilton Santos precisando retomar o caminho das vitórias para manter-se entre os quatro primeiros que se credenciam à disputa das semifinais do Campeonato (o Botafogo soma 15 pontos na contagem geral) e para galgar posições no Grupo C (hoje ocupa a quarta posição com seis pontos) visando a disputa das semifinais da Taça Rio.

O triste nessa história de bagunça generalizada no Campeonato Carioca é que ainda não vencemos um clássico esse ano. Perdemos os dois jogos contra eles* e só empatamos com o Flu no 1o. turno.

*A última vez que os dois clubes se enfrentaram foi numa das semifinais da Taça Guanabara (10/02), em pleno sábado de carnaval, e a coisa deu ruim pro nosso lado. Fomos pro confronto com um time destroçado pela eliminação precoce na Copa do Brasil e amargamos uma derrota, perdendo a vaga na final.

Do imbróglio de domingo, pouco à comentar além do que já foi dito e repercutido nas redes sociais. Que no frigir dos ovos, o Botafogo saiu de campo derrotado com um gol, aos três minutos de jogo, de um zagueiro adversário em completo impedimento escrotamente ignorado pelo bandeirinha e pelo auxiliar de linha mas confirmado pelo árbitro; que a "autoridade" foi negligente ou mal intencionado ao dar cartão amarelo para Dourado em falta cometida pelo Jonas e que esse cometeu nova falta desconcertante a seguir sendo amarelado pela primeira vez quando deveria ser pela segunda sendo expulso pelo ato; que Kieza fez o gol de empate em posição duvidosa pouco depois do gol irregular dos caras e foi apontado pelo bandeirinha com uma convicção poucas vezes vistas nas arbitragens cariocas; que Ezequiel foi descaradamente calçado dentro da área após passar pelo seu marcador, isso sem contar outras tantas marcações equivocadas que denotavam o uso de dois pesos e duas uma medidas na hora de julga-las.

Do jogo em si, que novamente levamos gol (mesmo que tenha sido irregular) em bolas alçadas sobre a área; que o time não se abalou com o revés no início da partida e buscou o empate durante todo o primeiro tempo; que esbarrou na falta de qualidade de alguns para conduzir a bola pelo meio e na falta de pontaria e objetividade de seus artilheiros nas conclusões a gol; que no segundo tempo o time caiu muito fisicamente e não foi nem sombra daquele do primeiro mesmo com as modificações introduzidas por Valentim que veio do intervalo com Leandro Carvalho no lugar de Ezequiel e depois trocou o confuso Valencia por Marcos Vinícius e Pimpão por Brenner. Mesmo assim, o técnico enxergou evolução no time, o que é satisfatório.


Gerente de Futebol Anderson Barros apresenta zagueiro Yago

 e volante Marcelo! Que tenham sucesso no clube mais glorioso

 do mundo! #VamosFOGO (Vitor Silva/SS Press/BFR)
Na segunda etapa, insistiu nas bolas alçadas na área adversária que, via de regra, esbarram no bom posicionamento da zaga e que na única vez em que levou vantagem, Marcelo cabeceou com perigo obrigando o goleiro adversário a fazer grande defesa e; nem mesmo ficar em vantagem numérica após a expulsão do marrentoJr aos 36 minutos foi o bastante para que o Bota conseguisse o gol de empate (merecia pelo que apresentou no primeiro tempo mas pelo segundo). 

Nos tiraram os três pontos e para a crônica carioca, tudo faz parte do jogo e bola pra frente...

Ontem foi o último e único dia de treinamento no campo antes do confronto contra o time de Moça Bonita e dele participaram o zagueiro Yago vindo do Corinthians e o volante Marcelo vindo de uma equipe de Israel após chegarem na sexta-feira e serem apresentados na segunda. E, para surpresa de todos, os dois já foram relacionados para o jogo. As nossa carências são tantas e a procura por soluções tão prementes que as chances deles estrearem hoje são grandes como ocorreu com o lateral Moisés que entrou no time depois de dois treinos com o grupo. Em compensação, Jefferson e Carli estão fora da partida. O goleiro voltou a treinar com o grupo mas não foi liberado para o jogo e o zagueiro, que recebeu proposta do Penharol-URU essa semana e recusou, continua fora mesmo recuperado de contusão o que causa estranhamento na torcida.

Valentim foi ousado desde o começo do trabalho e fez mudanças radicais na formação básica da equipe. Gatito voltou ao time; Marcelo foi confirmado no lugar de Carli; Marcinho e Moisés ganharam as laterais; Lindoso foi confirmado na cabeça de área e; Kieza e Ezequiel ganharam as posições de Brenner e Luiz Fernando lá na frente. Veja o escrevemos no post de pré-clássico tratando desse assunto: Botafogo encara o Flamengo no Nilton Santos pensando em revanche...

Hoje, vamos torcer para que as coisas ocorram dentro da normalidade e o time, seguindo a tendência de crescimento técnico demonstrado a cada jogo, inclusive no clássico de sábado em certa parte do jogo, faça uma boa partida e a vitória volte à General Severiano.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X BANGU


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de março de 2018 (Terça-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Andréa Izaura Marcelino de Sá (RJ) e Lilian Fernandes Bruno (RJ)

BOTAFOGO:
Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, João Paulo e Leo Valencia; Rodrigo Pimpão, Kieza e Ezequiel
Técnico: Alberto Valentim

BANGU: Célio Gabriel, Valdir, Michel, Oliveira e Léo Jesus; Magno, Marcos Júnior, Everton Sena, Eberson e Marquinhos; Anderson Lessa
Técnico: Alfredo Sampaio


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar



Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com