sábado, 16 de novembro de 2013

A última esperança do Bota


GUIA DA RODADA #35: Libertadores e rebaixamento agitam a reta final. Disputas paralelas ganham força nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro de 2013



Montagem de Marciú Paixão Botafogo
O Cruzeiro já é o campeão brasileiro de 2013, mas a competição ainda não acabou. Muitos futuros ainda estão em jogo nas últimas quatro rodadas. E as brigas por vaga na Taça Libertadores da América de 2014 e contra o rebaixamento à Série B vão dar o tom nesta reta final.

Na parte de cima da tabela, Botafogo x Atlético-PR é um jogo que pode ser considerado dos mais importantes da rodada. Assim como as partidas de Grêmio e Goiás. Os dois encaram, respectivamente, Flamengo e Inter, de olho na aproximação da vaga na competição internacional.

Lá embaixo, a briga é ainda mais acirrada. Com o Náutico já rebaixado e a Ponte Preta a caminho, seis times lutam para se afastar desses outros dois postos na Série B. São elas Vasco, que visita o Corinthians, Bahia, que pega o Náutico, Fluminense, que encara time misto do São Paulo, Criciúma e Coritiba, que duelam entre si, e Portuguesa, que recebe o Atlético-MG.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.


BOTAFOGO X ATLÉTICO-PR

SÁBADO, 19H30, MARACANÃ


Pressionado depois de três jogos sem vencer e pela saída do G-4, o Botafogo tem um confronto direto pela vaga na Libertadores da América de 2014. Em baixa, a equipe carioca precisa de uma vitória para sonhar com um retorno à parte de cima da tabela. Mas precisa também torcer por um tropeço do Goiás. Já o Furacão, que não tem mais chances de título, está muito perto de conquistar seu lugar no torneio continental. Por isso, o triunfo fora de casa é fundamental.

Na TV: SporTV Rede (menos RJ), PFCI e PremiereFC 2, com Julio Oliveira e Ledio Carmona.

Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

Você sabia que... Botafogo e Atlético-PR não se enfrentam no Maracanã há sete anos? O último jogo foi em 29 de abril de 2006, e o Furacão goleou por 4 a 0.


Comentários do blogueiro: Às vésperas de encarar o Atlético-PR no Maracanã pelo returno do Brasileirão, o Botafogo está envolto numa nuvem de incertezas quanto ao seu futuro no campeonato. Vem de um empate sem gols, em casa, contra a Portuguesa, depois de duas derrotas seguidas - para Goiás e Inter, o que lhe valeu a saída do G-4. A torcida, descrente na vaga, não dá trégua ao grupo e promove uma onda de protestos para pressionar comissão técnica e jogadores para que lutem em campo por vitórias.

O time alvinegro não mostrou nenhum padrão tático no último confronto e fez um jogo tecnicamente muito fraco. Se valeu apenas da vontade de seus jogadores pra criar algumas oportunidades de gol que não foram convertidas por falta de categoria de seus "atacantes" e pouca convicção nos arremates. A exceção ficou por conta das faltas cobradas por Edilson que levaram perigo ao gol de Lauro.

O Furacão (58), que sustenta a vice-liderança do campeonato e faz o 1o. jogo contra o Flamengo pelas finais da Copa do Brasil, na quarta, anuncia que vem ao Rio com um time cheio de reservas o que poderia facilitar a vida do Bota. Mas, com a draga que o time está vivendo ultimamente, nem sabemos se isso conta como vantagem.

Com essas variáveis, o Alvinegro (54) precisa vencer a qualquer custo o Furacão paranaense - concorrente direto pelo G-4, para afastar de vez essa fase crítica e conturbada que está vivendo no 2o. turno e seguir forte na luta pela vaga. Faltando 4 rodadas para o final do campeonato, não há mais como adiar essa reação.

Escalações

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Hyuri (Octávio), Seedorf e Rafael Marques; Elias - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

ATLÉTICO-PR: Weverton, Jonas, Dráusio, Luiz Alberto e Juninho; Bruno Silva, João Paulo, Zezinho e Fran Mérida; Dellatorre e Roger - Técnico: Guto Ferreira.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Botafogo não resistiu à força do Furacão no 1o. turno. Veja como foi!


Às vésperas de encarar o Atlético-PR no Maracanã pelo returno do Brasileirão, o Botafogo está envolto numa nuvem de incertezas quanto ao seu futuro no campeonato. Vem de um empate sem gols, em casa, contra a Portuguesa depois de duas derrotas seguidas - para Goiás e Inter, o que lhe valeu a saída do G-4. A torcida, descrente na vaga, não dá trégua ao grupo e promove uma onda de protestos para pressionar comissão técnica e jogadores para que lutem em campo por vitórias.

O Furacão, que sustenta a vice-liderança do campeonato e tem um jogo importantíssimo contra o Fla pela Copa do Brasil, na quarta, anuncia que vem ao Rio com um time de reservas o que poderia facilitar a vida do Bota no jogo de sábado mas, com a draga que o time está vivendo ultimamente, nem sabemos se isso conta como vantagem.

No jogo do 1o. turno... (veja abaixo o texto publicado no blog logo após a partida, em 26/08/2013).


O Botafogo não resistiu à força do Furacão jogando em casa. O time paranaense mostrou muita disposição em campo e venceu o jogo por 2 a 0 com dois gols de Éderson, aos 1' e 11' do segundo tempo, entrando no G-4.

Aproveitando o apoio da torcida e com invejável disciplina tática, o CAP não deu chances ao time carioca de chegar a sua meta e construiu o placar com certa tranquilidade.

O time Alvinegro parece ter sentido o desgaste da partida de meio de semana quando venceu o Atlético Mineiro (4 a 2), no Maracanã, pela Copa do Brasil.

Foi um jogo ruim de assistir. O árbitro, muito fraco, contribuiu para que assim fosse: uma partida arrastada que irritou muito os alvinegros. Jogamos abaixo de nossas possibilidades e estivemos longe de conseguir um melhor resultado. Seedorf voltou ao time e não fez um bom jogo. Errou a maioria dos lances que tentou e não conseguiu dar sequência às jogadas. Com ele em campo, os outros jogadores de criação pouco apareceram, como ocorreu no jogo passado.

Portanto, não há mistério. O Atlético-PR confirmou no jogo de hoje ser um time muito aplicado e  difícil de ser batido jogando em casa onde já soma 9 partidas sem ser derrotado.

Veja os melhores momentos da partida




Com o resultado, o Bota segue com 29 pontos e ocupa a vice-liderança do campeonato atrás do Cruzeiro, com 31. Paciência e vamos pra próxima.

Agora é concentrar forças pra enfrentar o Galo mineiro, na quarta, na disputa de vaga pela Copa do Brasil!


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Cadê o cara pra decidir o jogo?


Botafogo empata com a Portuguesa e deixa o G4
(Foto: Paulo Sérgio/ LANCE!Press)
O time alvinegro não mostrou nenhum padrão tático ontem e fez um jogo tecnicamente muito fraco contra a Portuguesa a exemplo do que havia ocorrido contra Goiás e Internacional, quando saiu derrotado. Se valeu apenas da vontade pra criar algumas oportunidades de gol que não foram convertidas por falta de categoria de seus "atacantes" e pouca convicção nos arremates. O goleiro Lauro defendeu duas ou três bolas difíceis enquanto outras foram perdidas por pura precipitação. Edilson bateu duas faltas com perigo cujos rebotes não foram aproveitados. Parecia lógico o placar de 0 a 0.

O descredito da torcida é geral depois do resultado frustrante que tirou o time do G-4, depois de uma sequência de 29 partidas . Passou a semana protestando, apoiou o time todo o tempo de jogo e depois, voltou a demonstrar sem descontentamento, inclusive na saída dos jogadores do estádio.

Eu ainda tinha esperanças de que o pávido treinador Oswaldo, que está ao lado do grupo todo o dia, descobrisse nesse elenco degradado algum jogador com alma, categoria e vontade para decidir uma partida como aconteceu muitas vezes no 1o. turno, quando da saída de Felipe Gabriel, com Vitinho. Em outras oportunidades, Elias e o próprio Hyuri chegaram a decidir jogos com gols memoráveis. Mas parece que a fase não é boa e a fonte secou assim como a própria motivação do treinador em descobrir esse cara.

Um cara que, naquele dia específico esteja com um brilho diferente nos olhos e seja capaz de suar sangue numa partida em busca do resultado - 15 minutos que fosse. Um cara que o treinador convoca para entrar na partida e diz: você vai fazer o gol da vitória...você vai decidir o jogo. Definitivamente, não é o caso de Hyuri, Bruno Mendes, Henrique, Alex ou Sassá - ainda não. E parece que Oswaldo nunca falou isso pra nenhum deles, por faltar convicção.

Oswaldo de Oliveira, pela "atuação" à beira do campo (braços cruzados e mirando seu relógio a cada 5 minutos) e pelas últimas entrevistas concedidas após os jogos, demonstra estar cansado de tudo, sem força pra buscar uma reação. Está vendo o barco afundar e parece que vai morrer junto abraçado às suas desgastadas convicções.

Depois dessas atuações bisonhas e dos lances bizarros de ontem protagonizados por Seedorf, Dória, Marcelo Mattos e Cia, não há explicação que não seja um racha no grupo que o técnico já não tem como contornar.

Diante desse circo de horrores, só um milagre para nos salvar... Vamos nos apegar nele!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pacto pela vitória. Será?


GUIA DA RODADA #34: Clubes que brigam por vaga na Libertadores encontram equipes ameaçadas de queda, e Cruzeiro pode ser campeão até com derrota



Foto: HOJE TEM BOTAFOGO!

Logo mais, às 21h, o Botafogo vai vencer a Portuguesa e conquistar mais três pontos em busca da classificação para a Libertadores. Vamos, Botafogo!

Quem confia na vitória, clica em CURTIR!Quatro dos dez jogos da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro colocam frente a frente equipes que brigam por vaga na Libertadores e times que lutam contra o rebaixamento. Grêmio x Vasco, Goiás x Ponte Preta, Botafogo x Portuguesa e Criciúma x Atlético-PR estão naturalmente entre as partidas mais importantes de quarta-feira, pela importância dupla que carregam, por interessarem a G-4 e Z-4 ao mesmo tempo.


Mas é inevitável que os olhos sejam desviados para Vitória x Cruzeiro. Na rodada passada, a Raposa não conseguiu a confirmação do título, mas celebrou mesmo assim, de tão radicalmente provável que ele é. A certeza pode vir agora - ou com uma vitória em Salvador ou com um tropeço do Atlético-PR.

Comentários do blogueiro: Essa é a proposta do site da globo para os jogos da rodada e a cada semana destacamos aqui apenas a análise relativa ao do Botafogo que é o que nos interessa.

BOTAFOGO x PORTUGUESA
QUARTA, 21H - MARACANÃ

Com duas derrotas seguidas e ameaçado de não ir à Libertadores, o Botafogo vive momento de pressão. Depois de levar 2 a 1 do Inter, o elenco foi recebido com hostilidade pela torcida no aeroporto. O meia Seedorf chegou a conversar com torcedores e pediu a ajuda deles nesta reta final do campeonato. De qualquer forma, vencer a Portuguesa é necessário para acalmar os ânimos e também em termos práticos, de tabela. O Alvinegro só está no G-4 graças aos critérios de desempate - supera o Goiás no número de vitórias. A Lusa não vive momento melhor. Tem quatro rodadas sem vitórias, com três empates e uma derrota, e segue em flerte com a zona de rebaixamento. Está quatro pontos à frente do Z-4 e tem pela frente jogos contra concorrentes diretos, casos de Bahia e Ponte Preta. Luis Ricardo volta ao time.

Na TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Lédio Carmona.

Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG), com Guilherme Dias Camilo (MG) e Pedro Almeida da Costa (MG).

Você sabia que... faz 16 anos que Botafogo e Portuguesa não se encontram no Maracanã? O último jogo entre as duas equipes no estádio carioca foi em 8 de novembro de 1997, um empate por 3 a 3.

Comentários do blogueiro: O Botafogo vive um começo de semana conturbado depois da derrota para o Inter, lá no sul, que só uma vitória hoje, no Maraca, pode abrandar. Os jogadores foram recebidos com hostilidade no aeroporto por um grupo de torcedores insatisfeitos com o desempenho do time nas últimas rodadas. O grupo seguiu para o Engenhão onde consegui um encontro com Seedorf que, depois de desabafos de parte a parte, costurou uma espécie de "pacto pela classificação". Ainda hoje fomos surpreendidos com a notícia do pedido de demissão do técnico Oswaldo de Oliveira, não aceito pela Diretoria. O caldeirão está fervendo e é nesse clima que o o time vai a campo enfrentar a Portuguesa, que luta para se manter afastada da zona da degola.

O time alvinegro perdeu força na disputa, vem de duas derrotas seguidas para o Goiás e Inter, e vê sua posição no G-4 mais ameaçada do que nunca.

Contra o Inter, o Bota voltou a mostrar pouca inspiração no ataque e falhas bisonhas na zaga. Terminou o 1o. tempo perdendo por 1 a 0 - gol de Jorge Henrique (39'/1o.T) num erro primário de Bolivar e displicência geral do sistema defensivo na origem da jogada. Apesar de ter empatado logo no começo da etapa complementar, com Dória (2'/2o.T), não demorou muito para levar o 2o. gol, em nova falha de Bolivar (5'/2o.T) que perdeu a disputa de cabeça para o adversário.

Por tudo, o time tem a obrigação de vencer a Lusa hoje, no Maraca, com qualquer público que for, para afastar de vez essa fase crítica e conturbada que vive no 2o. turno e seguir forte na luta pela vaga. Do contrário, nem é bom pensar...

Escalações

Botafogo: Oswaldo de Oliveira não treinou a equipe em campo mas deve repetir o mesmo time que começou o jogo passado: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel; Gegê, Seedorf, Rafael Marques; Elias.

Portuguesa: O lateral Luis Ricardo retorna e o técnico Guto Ferreira poderá escalar o que tem de melhor. A provável escalação: Lauro; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Willian Arão, Bruno Henrique, Moisés e Souza; Diogo e Gilberto.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Bota suou pra vencer a Lusa no 1o. turno. Você lembra como foi?


*Texto baseado no post publicado no blog do Felipaodf, em 19/08/2013, logo após a vitória sobre a Portuguesa, no Canindé. Veja o original http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/08/do-inferno-ao-ceu-em-meio-tempo-de-jogo.html





Passadas quinze rodadas, a tônica do Campeonato Brasileiro tem sido o equilíbrio entre as equipes, principalmente na parte alta da tabela. Nenhum dos concorrentes à ponta conseguiu se desgarrar até agora e a alternância na liderança é constante, agora consolidada pelo Botafogo por duas rodadas. 

O Bota que vinha de três jogos sem vitória, inclusive sofrendo empates em dois deles no minuto final, se redimiu ao vencer a Portuguesa depois de passar sufoco na etapa inicial. 

Para reassumir a liderança tomada pelo Cruzeiro no dia anterior, só a vitória interessava e a julgar pelo primeiro tempo da equipe no Canindé, parecia improvável.

Ao contrário do jogo contra o Inter, quando o time iniciou o jogo pressionando o adversário em seu próprio campo e mesmo tomando dois gols de forma inusitada voltou do intervalo com força pra mudar o resultado, nesse jogo o Bota entrou sem vontade e retraído, entregando ao adversário o direito de comandar as ações na partida. 

Não deu pra saber se o goleiro Lauro estava num bom dia, já que não foi sequer incomodado pelo ataque alvinegro. E a Lusa exerceu esse direito com dignidade e muita disposição na marcação. Apesar de estar desfalcada de seus principais jogadores, ganhou todas as divididas e merecia sair pro intervalo com um resultado mais favorável e só não conseguiu graças a atuação de Jefferson e isso parece ter sido fatal para as suas pretensões, pois do outro lado estava o Botafogo - líder do campeonato, e seria improvável que o time retornasse à campo com a mesma sonolência.

O time começou o segundo tempo pressionando como havia feito na maioria das partidas que disputou, independente de estar jogando em casa ou nos domínios do adversário. Passou a trocar passes em velocidade e a criar boas jogadas que logo se transformaram em gol. 

A entrada de Elias no lugar de Lodeiro que voltava ao time, deu força nova ao ataque. Rafael Marques passou a  atuar pelas laterais onde gosta de jogar e subiu muito de produção. Bolívar, Rafael Marques e Elias marcaram para o Alvinegro e Luis Ricardo descontou para o adversário.

O primeiro gol saiu aos 20' depois de cobrança de escanteio de Seedorf que Bolívar, de cabeça, mandou para as redes na saída em falso de Lauro: 1 a 0. Cinco minutos depois a Lusa empatou, também em cobrança de escanteio, após desatenção da defesa que Luis Ricardo aproveitou (1 a 1). Mas levou apenas um minuto para que o Bota marcasse de novo. Um gol importantíssimo para a consolidação do resultado. Gilberto cruzou para a área e encontrou Rafael Marques livre pra marcar, num chute fortíssimo que estufou as redes. Bota 2 a 1.


Ao contrário das últimas partidas, o Bota não recuou. Seguiu pressionando até que aos 31' Elias deixou o seu. Aproveitou boa jogada de Seedorf, deu uma meia lua no marcador sem tocar na bola e arrematou rasteiro em diagonal, dando números finais ao placar (3 a 1). Seedorf ainda teve uma boa chance para ampliar mas chutou nas mãos do goleiro.

Veja os gols da partida:



Valeu pela vitória e pela mudança de postura do time depois de fazer um primeiro tempo deplorável. Seguimos líderes do Brasileirão e vamos encarar o Galo, no Rio, agora pela Copa do Brasil.

domingo, 10 de novembro de 2013

Botafogo segue patinando na briga pelo G-4


Internacional vence no Sul e deixa 
Botafogo mais ameaçado no G4 
(Foto: Ricardo Rímoli/ LANCE!Press)
O Botafogo continua o mesmo dos últimos jogos: pouca inspiração no ataque e dando mole na marcação lá atrás. Com mais uma derrota, o time segue patinando na 4a. posição (53) e recupera mais um adversário que agradece por enfrentar o Alvinegro nessas condições - o Inter não vencia há cinco partidas e com o resultado se afastou da zona de rebaixamento (45).

No gramado escorregadio de Caxias do Sul, o time terminou o 1o. tempo perdendo por 1 a 0 - gol de Jorge Henrique (39'/1o.T), depois de falha bisonha de seus zagueiros. Faltou atenção, cobertura e disposição pra evitar o lance que originou o gol. Vivemos de duas cobranças de falta de Edilson e um gol perdido por R. Marques que se escondeu em campo. Era muito pouco pra quem tinha a missão de se consolidar no G-4.

Apesar do Botafogo ter empatado o jogo logo no comecinho da etapa complementar, com gol de Dória (2'/2o.T), e ter acendido a chama da esperança botafoguense, não demorou muito para levar o 2o., em nova falha de Bolivar (5'/2o.T). O ex-zagueiro colorado parece ter sentido a pressão da torcida adversária que pegava em seu pé. Não bastando os lances dos gols onde falhou feio, até passe pra (linha) lateral ele deu.

Faltou força ao Botafogo pra reagir. As modificações promovidas pelo técnico Oswaldo (Bruno Mendes, Renato e Hyuri), como sempre, não deram em nada e contribuíram para que o Inter dominasse o meio de campo onde D'Alessandro deitou e rolou.

Veja os melhores momentos da partida:

Com os resultados da rodada - empate do Goiás (53) e vitória do Vitória (51), está cada vez mais dramático manter a vaga no G-4.



Vamos pra próxima, em casa, contra a Portuguesa, com a obrigação de vencer!