terça-feira, 31 de março de 2015

O foco agora é na Copa do Brasil


O torcedor alvinegro se mobiliza para incentivar o Botafogo no jogo de estréia na Copa do Brasil contra o xará paraibano



Montagem BotafogoOficial
O Botafogo começa hoje, dia 1o. de abril, a sua trajetória na Copa do Brasil 2015 enfrentando o seu xará paraibano, no Almeidão, em jogo com início previsto para às 22 h. 

A Copa do Brasil é a segunda competição mais importante do calendário brasileiro cujo título o Alvinegro persegue desde a sua primeira edição. A melhor colocação do Glorioso foi um vice-campeonato, em 1999. Na ocasião, a torcida lotou o Maraca mas o time não  passou de um empate (0 a 0) contra o Juventude-RS que se sagrou campeão. O time gaúcho havia vencido o jogo de ida por 2 a 1, quando tivemos dois gols legítimos anulados pelo árbitro Márcio Rezende de Freitas. A partida decisiva registrou o último grande público do antigo Maracanã: mais de 110 mil alvinegros no estádio. 

Veja as imagens da final da CB de 1999, no Maraca



Além do prestígio de um título nacional, a Copa do Brasil dá vaga direta para a Copa Libertadores ao seu campeão. Para retornar à competição continental, o Bota terá que mudar o foco e a pegada já que o sistema de disputa é o mata-mata, que envolve certas particularidades, diferentemente do Campeonato Carioca cuja competição tem uma longa fase classificatória com quinze rodadas e os confrontos eliminatórios só acontecem na fase final numa disputa entre os quatro mais bem colocados na tabela.

No Estadual, o time vem surpreendendo, levando-se em conta que o elenco foi radicalmente remodelado para a atual temporada. Treze novos jogadores foram contratados que se juntaram ao Jefferson, Mattos, Jobson e alguns jogadores da base. Faltando duas rodadas para o término da fase classificatória, o Alvinegro ocupa a 2a. posição e frequenta o G-4 desde a sua estreia no campeonato.  

O técnico René Simões não poderá contar com seis jogadores que ficaram no Rio por contusão. Em compensação, o capitão Jefferson volta ao time e jogadores pouco aproveitados como o zagueiro Alisson e o meia Elvis, devem iniciar a partida. Na proteção à zaga, a tendência é que Giaretta seja mantido no lugar de Mattos já que, mesmo improvisado como volante, foi o destaque do clássico contra o Vasco. Dessa forma, o Botafogo deve ir a campo com Jefferson, Gilberto, Alisson, Renan Fonseca, Carleto; Giaretta, Willian Arão, Tomas e Elvis (Gegê/Luis Ricardo); Jobson e Bill.

Já o Botafogo-PB, que herdou o nome do co-irmão carioca, vai tentar seguir na competição quebrando um tabu que perdura desde a sua fundação (1931): nunca venceu o Alvinegro de General Severiano.  Até aqui foram cinco jogos e o máximo que os paraibanos conseguiram foi um empate no único jogo oficial entre os dois, no Brasileirão de 1976.
  
Envolvido com a fase final do Cariocão, onde convive com o fragrante desgaste dos jogadores e um número assustador de contusões, o melhor seria que o Glorioso vencesse o confronto por dois gols de diferença e eliminasse o jogo de volta.  


Pra cima deles Fogão!