domingo, 27 de setembro de 2020

Com a vaga assegurada na CdoB, BOTAFOGO busca a recuperação no Brasileiro diante do Dragão




O Glorioso volta a campo pelo Brasileirão neste
domingo e os pitbulls vão pra cima!

Botafogo de Futebol e Regatas
O Botafogo já está em Goiânia onde enfrenta o Atlético-GO neste domingo, no Estádio Olímpico. A partida tem início previsto para às 18h15 e é válida pela 12ª rodada do Brasileirão.

Os comandados e Mancini fazem uma campanha dentro das suas possibilidades no BR - é o 14o. colocado com 12 pontos em 10 jogos - e curiosamente tem levado vantagem nos confrontos contra os times cariocas nas competições nacionais. Pelo Brasileiro, venceu Flamengo por 3 a 0 em Goiânia; empatou com o Fluminense em 1 a 1 no Maraca e; venceu o Vasco de virada por 2 a 1 em pleno São Januário. Já na Copa do Brasil, depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, acaba de eliminar o Fluminense no jogo de volta com uma vitória de 3 a 1 (3 a 2 no agregado) em Goiânia.

Por sua vez, o Botafogo também teve sua noite gloriosa no meio de semana quando eliminou o Vasco em São Januário, no jogo de volta pela Copa do Brasil. O placar ficou em branco mas a classificação veio com a vantagem construída no primeiro jogo, quando venceu o adversário por 1 a 0 no estádio Nilton Santos.


Em noite de decisão na Copa do Brasil, o Botafogo joga tudo pela vaga! Essa foi a chamada do nosso post de pré-jogo (Clique no link e veja: https://bit.ly/2FK7mH3) e foi dessa maneira que aconteceu. Depois de um jogo ruim pelo BR em que foi amplamente dominado pelo Santos (0 a 0) no fim-de-semana, mais do que nunca o time precisava virar a chave e concentrar forças no jogo decisivo pela Copa do Brasil. 

Mesmo jogando em São Januário, com o adversário precisando fazer o resultado, em nenhum momento passamos sufoco como temia o torcedor. O Botafogo segurou o ímpeto vascaíno e garantiu a vaga às oitavas da competição.

Tecnicamente não foi uma exibição que chamasse a atenção do torcedor alvinegro; muito pelo contrário. Foram pouquíssimos chutes a gol e, em sua maioria, arremates equivocados sem direção. Quem mais irritou no quesito foi o meia Bruno Nazário que voltava à  equipe depois de ser poupado no jogo contra o Santos. 

O Vasco tentou se atirar ao ataque no primeiro tempo, mas foi pouco efetivo na intenção. Conseguiram alguns chutes de fora da área tentando  surpreender Gatito, mas nada que causasse grandes preocupações. Por sua vez, com a vantagem do empate, o Botafogo se mostrou mais cauteloso indo à frente só na boa.

Com o 0 a 0 mantido no primeiro tempo, era de se esperar uma partida mais aberta na etapa complementar. Pelo lado dos mandantes, Benítez, o destaque cruzmaltino, chutou de fora da área levando perigo ao gol defendido por Gatito. Pelo lado do Glorioso, Honda, o destaque alvinegro, assustou Fernando Miguel em cobrança de falta. A bola passou rente à trave vascaína. Pedro Raul, que retornava ao time vindo do banco, cabeceou por cima já no final. Com nove minutos de acréscimos arrumados pelo árbitro, o Vasco ainda tentou uma pressão final mas, bem postado na defesa com Benevenuto e Kanu inspiradíssimos, o Bota conseguiu conter o ímpeto vascaíno e manter o placar inalterado. 

Pelo lado prático, temos que exaltar o prêmio oferecido pela CBF pela classificação que é de R$ 2,6 milhões para os times que avançam para as oitavas da competição. Dinheiro no caixa, nesse volume, sempre é bom.


Veja a classificação atualizada. Brasileirão Assaí 
@Brasileirao

Curiosamente, o Botafogo pegou os adversários mais difíceis nessas fases preliminares culminando com os dois clássicos contra o Vasco, outro grande da competição. E para a próxima fase, a perspectivas do torcedor alvinegro é de que não vamos encontrar moleza pela frente. 

O próximo adversário será definido por sorteio na quinta-feira, dia 1 de outubro e estamos de dedos cruzados já que teremos a companhia dos times brasileiros que disputam a Libertadores.

Voltando a chave para o tumultuado Campeonato Brasileiro, nos deparamos com a posição incômoda do time na zona de rebaixamento. 

A situação é preocupante em razão da baixa pontuação conseguida nessas primeiras rodadas e da colocação bem ruim na tabela de classificação.  Nos 10 jogos cumpridos até agora, o time empatou sete vezes; foi derrotado outra duas e; venceu uma única partida, contra o Galo ainda na 4a. rodada, o que dá um índice de 33,3 % de aproveitamento.

Ao fim da 11a. rodada e ainda com um jogo a menos a ser cumprido contra o Bahia (30/09), o Botafogo somou apenas 10 pontos e ocupa agora, antes do início da rodada, a 18a. posição. 


Veja o que nos resta na sequência de setembro:

27/09: Atlético-GO x Botafogo (Brasileirão)
30/09: Botafogo x Bahia (Brasileirão)


E o drama alvinegro só aumenta. Com ausências importantes por problemas físicos, Autuori terá dificuldade para armar o time para o importante compromisso. Preventivamente, o técnico não poderá contar com Gatito Fernandéz, Marcelo Benevenuto e Honda que permaneceram no Rio, em regime de recuperação. O lateral Guilherme voltou aos treinos na semana mas ainda não foi liberado para jogar.


Escalação do Botafogo que iniciou o clássico pela
 Copa do Brasil, para comparação! 
Botafogo de Futebol e Regatas

Por sua vez, o atacante Salomon Kalou que se mostrou pouco produtivo no clássico contra o Vasco, foi relacionado mas deve ficar no banco de reservas como opção. Com isso, Pedro Raul, que voltou ao time no último jogo depois e longa ausência, deve ser titular contra o Dragão.

Se o esquema com três zagueiros for mantido mesmo sem Benevenuto, é grande a possibilidade que Autuori promova a estreia do jovem zagueiro Sousa como titular na competição. Caso contrário, Rafael Forster deve assumir a posição ao lado e Kanu.

No meio, Rentería seria a opção natural para jogar mais recuado. Com isso, Caio Alexandre estaria liberado para atuar mais avançado, chegando à frente com mais frequência como fez Keisuke Honda contra o Vasco. Aguardemos! 

Nem mesmo Rhuan, que vinha sendo opção de velocidade do ataque, está disponível para o jogo. O atacante sofreu uma pancada na cabeça no jogo de quarta e precisou ser hospitalizado para observação. O protocolo médico recomenda esse tempo de recuperação e ele foi vetado. Com isso, o novato Davi Araújo pode ganhar a oportunidade de sair jogando.


FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO X BOTAFOGO

Local: estádio Olímpico, em Goiânia (GO)
Data: Domingo, 27 de setembro de 2020
Hora: 18h15 (de Brasília)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Jose Eduardo Calza (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

ATLÉTICO-GO: Jean, Dudu, Gilvan, Eder e Nicolas; Edson, Marlon Freitas e Chico; Janderson, Gustavo Ferrareis e Huyri

Técnico: Vagner Mancini

Estão fora: o atacante Zé Roberto ainda não está regularizado.

Pendurados: Edson e João Victor.


BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Kevin, Kanu, Forster, Victor Luis; Rentería, Caio Alexandre, Bruno Nazário; Davi Araújo, Babi e Pedro Raul.
Técnico: Paulo Autuori

Estão fora: Gatito (dores no joelho), Marcelo Benevenuto (incômodo na coxa), Lucas Barros (cirurgia no joelho), Marcinho (cirurgia no joelho), Guilherme Santos (lesão na coxa esquerda) e Honda (poupado).

Pendurados: Barrandeguy, Marcelo Benevenuto, Matheus Babi e Rafael Forster.
Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!