sexta-feira, 19 de abril de 2013

Escalados vivem a expectativa de começar um jogo como titular


Jogadores escalados falam sobre a oportunidade de mostrar serviço em mais um jogo do campeonato 



Já classificado para as semifinais da Taça Rio, o Botafogo vai a campo neste domingo para enfrentar o Volta Redonda, com um time de reservas. Nem mesmo Vitinho viajou com a delegação, resguardado para o jogo pela Copa do Brasil na vaga de Lodeiro, que está descartado por contusão.

Veja o time que o técnico Oswaldo de Oliveira vai mandar a campo: Renan; Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Jadson, Lucas Zen, Jeferson e Gegê; Bruno Mendes e Henrique.

Alguns deles como Renan, Henrique e Gegê falaram sobre as expectativas e emoções com a oportunidade de começarem a partida como titulares.

Reserva de Jefferson, Renan diz que falta de ritmo não será problema



Confirmado, Henrique comemora oportunidade no Botafogo



Tímido, Gegê demonstra ansiedade antes de estreia pelo Botafogo



Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Não vejo ninguém na minha frente


Domingo o Botafogo cumpre tabela enfrentando o Volta Redonda, às 16h00, no estádio  Raulino de Oliveira, casa do adversário.

O time alvinegro emplacou a sexta vitória seguida em seis jogos disputados na Taça Rio e vai em busca da sétima, diante do Voltaço. Dessa forma, vem garantindo 100% de aproveitamento e a vantagem de jogar pelo empate na semifinal e, se passar, também na final da Taça Rio.

Na sequência do returno o Alvinegro já deixou para trás o Quissamã, por 4 a 0; o Madureira, por 2 a 1; o Vasco, por 3 a 0; o Olaria também, por 3 a 0; o Friburguense, por 3 a 1 e; por último, o Nova Iguaçu, pelo placar de 4 a 1.

Já classificado e mirando o jogo contra o Sobradinho-DF pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira, quando terá que correr atrás de uma vitória pra passar de fase na competição, os titulares serão poupados.

Com isso, o técnico Oswaldo de Oliveira deverá colocar em campo a seguinte formação: Renan; Edilson, Antônio Carlos, André Bahia e Lima; Jadson, Lucas Zen, Jeferson e Gegê; Bruno Mendes e Henrique. O apoiador Otávio - camisa 10 da equipe de juniores - treinou com o restante do elenco e deve ganhar uma chance no banco de reservas pra essa partida.

Com a ausência já confirmada de Lodeiro, que sentiu uma fisgada na coxa no jogo de quarta, em Brasília, o jogador Vitinho entrou para o grupo dos poupados já que é o preferido para assumir a vaga no time titular contra o Sobradinho.

Mesmo com os reservas o Fogão segue firme em busca do título de Campeão Carioca de 2013. Apesar dos percalços do caminho - fechamento do Engenhão, arbitragens confusas, desfalques pontuais, salários atrasados e agora, o pedido de licença do Presidente, o time vem mantendo um bom padrão de jogo e conquistando a confiança da torcida, tanto que o Bota mantem a melhor média de público do campeonato.

Vamos torcer juntos para que o time reserva mantenha a pegada dos titulares e consiga mais uma vitória para a coleção. É importante também observar os atletas que não vem jogando, pois esse será um bom teste para avaliarmos as condições individuais de cada um e do elenco como um todo, já que a parte mais dura e significativa da temporada ainda está por vir.

Pra cima deles, Fogão!

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Grande recepção, grande decepção


O time do Botafogo veio para o jogo com camisas brancas e antes que o jogo começasse teve que trocar para as pretas. Só não mudou o 0 a 0 do placar




Decepção! Esse foi o sentimento de quem compareceu ao Bezerrão para acompanhar a estreia do Botafogo na Copa do Brasil, versão 2013. Mais de 15 mil torcedores se fizeram presentes no estádio e saíram frustrados com o resultado de 0 a 0 da partida.

O Bota não conseguiu furar a bem montada retranca do aplicado Sobradinho e retornou ao Rio com a obrigação de vencer o jogo de volta para passar de fase. Em caso de repetição do placar, haverá disputa de pênaltis para apontar o vencedor. Caso o empate seja com gols, o time candango avança na competição e o Alvinegro vai amargar mais um fracasso na Copa. 

O Botafogo tentou, mas não conseguiu o resultado que veio buscar no Distrito Federal. Pessoalmente não gostei do que vi. O time pareceu confuso na maior parte do tempo e sem alternativas para chegar até o gol adversário. A maior chance de abrir o placar foi proporcionada pelo zagueiro Patrick, do Leão, que resvalou numa bola alçada na área e obrigou o goleiro Donizete, como um gato, a fazer grande defesa impedindo o gol.

Acompanhei pela primeira vez, in loco, a atuação de alguns jogadores que chegaram ao elenco recentemente. É o caso  Rafael Marques. O jogador mostrou uma movimentação confusa em campo, não sabe tratar a bola e não tem fome de gol. Fez uma assistência para Lodeiro, que demorou a concluir a jogada e uma cabeçada no final do jogo que levou perigo ao gol. Tenho a impressão que é um jogador muito caro para o pouco que produz em campo e poderíamos perfeitamente, sem traumas, dispensá-lo com o objetivo de conseguir um substituto mais eficiente para a posição.

Estamos ferrados sem atacantes para as competições mais importantes. Bruno Mendes tem entrado nos jogos mas não engrena; até a numeração da camisa já mudou pra espantar a "uruca". A verdade é que quando temos que encarar retrancas bem feitas e os meias não rendem tanto como aconteceu no jogo de ontem, ficamos reféns dos chutões, com pretensão de lançamentos, de Dória e M. Mattos. Aí é um Deus nos acuda!

Somente Seedorf andou bem na armação, apesar de não conseguiu dar andamento à maioria das jogadas já que encarou uma marcação duríssima mas leal de Túlio e cia. Lodeiro se movimentou enquanto esteve em campo, mas pouco produziu. Fellype Gabriel não foi bem na construção das jogadas e fez vários lançamentos equivocados mostrando estar sem inspiração. Não vi nenhum jogador reclamar da bola de jogo, mas pareceu que ela influenciou na baixa qualidade dos passes e arremates a gol para as duas equipes.

O time vai passar de fase, não tenho duvidas disso, mas é fato que jogar a Copa do Brasil para o Botafogo envolve certos mistérios que não se consegue explicar. Ontem foi mais um desses episódios, já que a expectativa do grupo e da torcida era de eliminar o jogo da volta, e nem um golzinho fizemos, mesmos com os “cascudos” em campo. A verdade é que time não se acertou na partida apesar do apoio irrestrito e o incentivo da massa de torcedores presentes no Bezerrão!

Outro fato a lamentar é o fantasma das contusões que parece ter voltado ao Botafogo e isso tira muito do poder de fogo do time. De repente ficamos sem opções pra mudar o modo de jogar e tentar reverter o panorama de uma partida. Ontem perdemos o Lodeiro com fisgada na coxa ainda no começo do jogo e depois o Julio Cesar por pancada. Já ficamos sem o meia Seedorf em alguns jogos e não tínhamos a opção do Andrezinho, Gabriel e Renato - que voltou a sentir depois de longo tempo ausente por lesão. Isso nos preocupa e mostra que nosso elenco não é forte o bastante para aguentar a maratona de jogos do restante da temporada sem que haja queda de rendimento, como ocorreu na fase final do Brasileirão do ano passado. O fato é que precisamos de reforços qualificados, pra ontem.

 

Não sei se houve soberba, cansaço ou falta de interesse de alguns jogadores para conseguir o resultado. Mas deu pena de ver o Vitinho em campo totalmente desconcentrado na partida quando ele era a única esperança que nos restava para tocar fogo no jogo e mudar o resultado. O Vitinho de ontem não mostrou a ousadia costumeira que o faz partir pra cima dos adversários, criar jogadas com dribles inesperados e concluir a gol. Essas oscilações no padrão de atuação dos jogadores jovens é normal, mas será que o excesso de obrigações táticas impostas ao jogador está podando o desenvolvimento de suas principais características em campo? O fato é que ele não teve boa participação. Perdeu bolas fáceis e não mudou o panorama do jogo como se esperava e isso é pra se preocupar.

O Fogão, 100% no Carioca, não ganhou o jogo contra o time candango e nem a semana livre pra se preparar para as finais da Taça Rio. Portanto, quarta-feira a noite estaremos torcendo para que o Bota passe pelo Sobradinho e siga seu caminho da cobiçada Copa do Brasil. Antes, no domingo, deveremos ter um mistão contra o Volta Redonda fechando o returno do Cariocão.

Veja os melhores momentos da partida



Até lá, amigos de camisa!

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Conheça o Bezerrão, estádio da estreia do Fogão na Copa do Brasil
































O Estádio Valmir Campelo Bezerra, mais conhecido como Bezerrão está situado na cidade do Gama, no Distrito Federal e fica a 30 km do centro de Brasília.

O Bezerrão foi inaugurado em 1977. A primeira partida foi em 9 de outubro do mesmo ano, quando o Botafogo venceu o Gama por 2 a 1. O primeiro gol foi marcado por Gil, ponta direita da equipe carioca.

O Bezerrão pertence ao Governo do Distrito Federal e é o local onde o Gama costuma mandar seus jogos, além de ser usado por outros times do DF em jogos de maior apelo, como foi o caso da partida entre Dom Pedro e Botafogo, disputada em 5 de março de 2009, válida pela Copa do Brasil.

O nome do estádio é uma homenagem ao ex-deputado, ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo Bezerra, o qual era o administrador do Gama durante a construção do estádio.

O estádio passou por ampla reforma e foi reinaugurado em 13 de novembro de 2008. No dia 19 de novembro de 2008, houve um jogo entre as seleções de Brasil e Portugal, jogo este que estabeleceu o recorde de público do estádio.
O time da casa venceu por 6 a 2, três gols de Luís Fabiano, um de Elano, Maicon e Adriano. O português Danny, porém, foi o autor do primeiro gol.

Veja os gols de Brasil 6 x 2 Portugal em amistoso em Brasília




Hoje, 17 de abril, às 19h30, o Botafogo volta ao Bezerrão para enfrentar o Sobradinho, um dos representante do Distrito Federal na Copa do Brasil, já que o Estádio Nacional Mané Garrincha, no centro de Brasília, que seria o local natural pra receber essa partida, encontra-se em fase final de construção como estádio sede para a Copa do Mundo e das Confederações da FIFA, com inauguração prevista para meados de maio.

Ficha técnica:

Nome: Estádio Valmir Campelo Bezerra - Bezerrão
Local: Gama, DF
Gramado: Grama natural (100m x 75m)
Capacidade: 20.000 lugares
Construção: 1977
Inauguração: 19 de outubro de 1977 (antigo) e 19 de novembro de 2008 (novo)
Recordes: Partida inaugural Gama 1 a 2 Botafogo (antigo) e Brasil 6 a 2 Portugal (novo)
Primeiro gol: Gil (Botafogo) (antigo) e Danny (Portugal) (novo)
Público recorde: 19.157 pessoas, em 19 de novembro de 2008
Partida com mais público: Brasil 6 a 2 Portugal

Outras informações

Remodelado: 2008
Proprietário: Governo do Distrito Federal
Arquiteto: Ruy Ohtake (novo)
Mandante: Gama


Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 16 de abril de 2013

Pra cima deles, Fogão!


Botafogo chega a Brasília para enfrentar o Sobradinho-DF e é recebido com festa pela torcida no Aeroporto JK


Seedorf acena para os torcedores no desembarque







O Botafogo desembarcou em Brasília na tarde ontem e foi recebido com festa no saguão do Aeroporto Juscelino Kubitschek por entusiasmados torcedores que deram uma amostra do que será a festa alvinegra no Bezerrão. Entre eles, estava o ex-jogador Mendonça, que atuou pelo clube nos anos 1980 e está na cidade participando de eventos em sua homenagem. 

Do aeroporto, o time seguiu em ônibus especial direto para o Hotel Mercuri, no centro da cidade, onde a delegação ficará hospedada até a hora do jogo. 

Atendendo ao apelo dos fanáticos alvinegros que compareceram ao desembarque, o atacante Vitinho e o zagueiro Bolívar entre outros, se dispuseram a dar autógrafos e a tirar fotos ao lado dos torcedores, retribuindo o carinho dos presentes com a delegação. 

Fugindo do assédio dos fãs, O holandês Seedorf se limitou a acenar para os torcedores e cruzou o saguão acompanhado por quatro seguranças em direção ao ônibus. 

O Bota vai enfrentar o Sobradinho com seu time principal. Apenas Gabriel e Renato, lesionados, não embarcaram com a delegação e permaneceram no Rio, em tratamento e o lateral direito Lucas, suspenso, também não pode jogar.

A equipe deve ir a campo com: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel (Jadson), Seedorf e Vitinho; Rafael Marques.

A partida é válida pela Copa do Brasil e marca a estreia das duas equipes na competição. O jogo tem início programado para às 19h30, no Estádio Bezerrão, que fica na cidade-satélite do Gama, a 30 Km do centro de Brasília.

Veja a galeria de fotos da torcida na chegada da delegação alvinegra:





Estaremos lá no Bezerrão acompanhando de perto a estreia do time na Copa do Brasil e torcendo por mais uma vitória do Fogão!

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Botafogo vai à Brasília encarar o Leão


Brasilia se mobiliza para receber o Botafogo em jogo de estréia na Copa do Brasil contra o Sobradinho




O Botafogo começa na próxima quarta-feira (17), sua trajetória na Copa do Brasil 2013 enfrentando o Sobradinho, no estádio Bezerrão, na cidade do Gama-DF.

O Leão da Serra, como é conhecido o time candango, vem se preparando para disputar de igual para igual este confronto contra o time carioca.

Segundo o site oficial do clube, a intensão da equipe é representar da melhor forma possível não só a cidade de quem tomou emprestado o nome, mas também a Capital Federal,  neste evento de projeção nacional.   

Jogando pelo campeonato local, o Sobradinho levou a melhor sobre o vice-lanterna Luziânia, que jogava em casa. O volante Túlio, ex- Botafogo, marcou o primeiro gol e Zé Carlos fez de pênalti o segundo para o Leão da Serra.

Com os resultados da rodada, Brasiliense e Sobradinho garantiram a classificação para as semifinais da Taça Mané Garrincha 2013, segundo turno do Candagão.

Já no Alvinegro carioca, o clima é de tranquilidade após a vitória sobre o Nova Iguaçu, por 4 a 1, com direito a espetáculo da dupla de gringos Seedorf e Lodeiro. O time se reapresentou nessa segunda-feira e iniciou a preparação para a partida contra os candangos, no campo anexo do Engenhão. 

Goleiros do Botafogo treinam com a bola da Copa do Brasil (Foto: Thales Soares)
No treinamento, os jogadores tiveram o primeiro contato com a bola laranja utilizada na competição. Os poupados no jogo de domingo realizaram um trabalho técnico e têm retorno garantido ao time titular.

A torcida da Capital começa a se mobilizar para receber o Campeão da Taça Guanabara na cidade e promete comparecer em massa ao Bezerrão para incentivar o time a conquistar mais uma vitória, dessa vez pela Copa do Brasil.

Os ingressos para a partida já estão a venda:
- Arquibancadas Norte, Sul e Leste: R$80,00 (inteira) R$40,00 (meia)
- Arquibancada Oeste (coberta): R$120,00 (inteira) R$60,00(meia)
- Cadeira Vip Oeste (coberta): R$200,00 (inteira) R$100,00(meia)

Pra cima deles Fogão!

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

domingo, 14 de abril de 2013

Bota engata a oitava e sobe a ladeira rumo ao título




Botafogo 3x1 Friburguense 
Botafogo 4x1 Nova Iguaçu
(Montagem de Hélio Arcanjo)
Com o triunfo na tarde de ontem sobre o Nova Iguaçu, no encharcado gramado de Moça Bonita, o Botafogo engatou sua oitava vitória consecutiva e segue firme em busca da Taça Rio, segundo turno do campeonato.

O Glorioso iniciou a partida sem Dória, Bolívar, Julio Cesar, Fellype Gabriel e Rafael Marques, todos poupados, e mais Marcelo Mattos, que cumpria suspensão. Em compensação, Seedorf e Lodeiro estiveram em campo e conduziram, cada um no seu estilo, o time a mais uma  vitória sensacional.

Depois de despachar o Flamengo, por 2 a 0, e o Vasco, por 1 a 0, nas finais da Taça Guanabara, o Botafogo vem mantendo o nível no segundo turno e colecionando vitórias convincentes a cada rodada.

Sem dar mole pro azar, o time emplacou a sexta vitória seguida em seis jogos disputados no returno. Dessa forma, vai garantindo 100% de aproveitamento e a vantagem de jogar pelo empate nos dois jogos decisivos dessa fase final da Taça Rio.

Na sequência do returno, o Alvinegro já deixou para trás o Quissamã, por 4 a 0; o Madureira, por 2 a 1; o Vasco, por 3 a 0; o Olaria também, por 3 a 0; o Friburguense, por 3 a 1 e; por último, o Nova Iguaçu, pelo placar de 4 a 1.

Campeão da Taça Guanabara, o Botafogo é o líder de pontos no somatório geral do Campeonato Carioca, com 33. O Flu aparece em segundo, com 29 e com a derrota para o Flamengo, não pode mais nos alcançar. Com a dianteira, o Bota terá a vantagem de jogar a final do campeonato por dois empates e se conquistar também a Taça Rio, será campeão sem a necessidade de uma decisão.

O time manteve o controle da partida desde o seu começo e os gols foram acontecendo naturalmente. Destaque do primeiro tempo, Lodeiro fez a jogada do primeiro, aos 19 minutos: recebeu pela direita, foi ao fundo e colocou a bola na cabeça de Seedorf, que concluiu com estilo abrindo o placar.

Aos 12 min. do segundo tempo, Bruno Mendes, que não faz um bom campeonato,  arrancou com determinação em direção ao gol, trombou com os zagueiros e chutou com determinação, mas a bola caprichosamente bateu na trave (o fase). No rebote, Lodeiro apareceu e mandou para a rede. 

Aos 24 minutos, a dupla de gringos brilhou de novo. Seedorf, numa jogada de cinema, se livrou do marcador com drible que lembrou Garrincha e retribuiu o passe para Lodeiro, que de peixinho, ampliou o placar para 3 a 0.

Vitinho, que seguindo determinação do técnico e de Seedorf controlou seu ímpeto e atuou mais taticamente, ainda teve tempo de deixar o seu. O jovem aproveitou cruzamento de Lucas, em bela jogada trabalhada pelo ataque. Este foi terceiro jogo seguido que Vitinho balançou as redes.

Dessa forma o Fogão segue firme em busca do título de Campeão Carioca de 2013. Mesmos com os percalços do caminho - fechamento do Engenhão, arbitragens confusas, desfalques pontuais e salários atrasados, o time vem mantendo um bom padrão de jogo e conquistou de vez a confiança da torcida e o apoio necessário nessa reta final. Mesmo com todos o transtorno  que o fechamento do Engenhão vem causando ao clube e a própria torcida, o Bota já tem a melhor média de público do campeonato.

Depois dessa vitória, o time se apresenta nessa segunda-feira e faz uma pausa no Carioca para uma virada de foco. Na próxima quarta-feira o time vai a Brasília encarar o Sobradinho/DF em sua estreia na cobiçada Copa do Brasil. O técnico Oswaldo de Oliveira já anunciou a volta de todos os titulares para o confronto.

Vamos torcer juntos para que o time mantenha a pegada e atropele o adversário candango, se possível, eliminando o jogo da volta para se concentrar na reta final do Cariocão.

Pra cima deles, Fogão!

Veja o vídeo: Botafogo goleia Nova Iguaçu





E a pergunta continua: Quem vai parar o Botafogo?

Por Felipaodf/Botafogodeprimeira.com