sábado, 13 de setembro de 2014

Jefferson volta ao time e aumenta a esperança da torcida num bom resultado no sul




O Botafogo segue o seu martírio de jogar seguidamente desfalcado no Brasileirão. Com um elenco reduzido, o desgaste com viagens e jogos nas quartas e domingos é bem maior e as improvisações são mais constantes o que impede a escalação do time ideal. 

Com tudo isso, os problemas médicos se avolumam e Mancini tem quebrado a cabeça pra montar um time a cada rodada. Foi assim nos jogos contra Atlético-Mg e São Paulo e o mesmo se dará neste domingo, contra o Inter, lá no sul.

Sem vencer a dois jogos, o Alvinegro patina na 14ª. posição. Somou apenas 22 pontos em 20 rodadas e vai precisar melhorar muito nesse 2o. turno se quiser permanecer na série A, em 2015.  Essa situação incômoda se deve, principalmente, ao péssimo rendimento nos jogos fora de casa (8 derrotas, um empate e apenas uma vitória) e vamos precisar de um esforço extra pra voltarmos ao Rio com os 3 pontos.  

Contra o S. Paulo, se não bastasse o número elevado de desfalques, Vagner Mancini ainda teve que improvisar Rodrigo Souto e depois Gabriel na lateral direita, já que Edilson estava vetado. Contra o Galo, em Belo Horizonte, o improvisado foi o zagueiro Dankler, na mesma posição. Mesmo assim, o Alvinegro equilibrou o jogo contra os dois adversários na base da vontade e disciplina tática e só não conseguiu melhores resultados em razão de ter jogadores expulsos (Airton e Dankler) em momentos cruciais das partidas - no comecinho do 2o. tempo. Só aí foram seis pontos jogados fora que certamente farão falta na briga para se afastar do Z-4. 


O adversário de domingo vem num viés de baixa mas ocupa a 5a. posição na tabela. Somou 34 pontos e está a um ponto do G-4. Nos últimos cinco jogos, o Colorado conseguiu apenas uma vitória intercalada entre quatro derrotas. Vem mordido pra cima do Bota tentando reverter esse quadro que fez o time ser eliminado da Copa do Brasil e Sul-Americana depois de colecionar resultados ruins também jogando em casa. A pressão da torcida é grande e isso pode ser explorado pelo Bota se jogar com inteligência.

Veja qual era o panorama do Bota quando enfrentou o Inter, no Maracanã, pelo 1o. turno: Mancini-vai-mudando-cara-do-fogao.html

Pra esse jogo, o Glorioso não contará com o argentino Bolatti, que pertence ao time gaúcho e está impedido de jogar por força de contrato. Entregues ao D. Médico estão Daniel, Bruno Correa, M. Mattos, C. Alberto e Fabiano. Airton, cumpre suspensão e Sheik permanece vetado. Junior Cesar, com problemas particulares nem viajou. Edilson foi poupado dos treinos mas seguiu com a delegação e tem chances de jogar. Do contrário, Dankler deve ser novamente improvisado na sua posição. Ramírez também está liberado depois de cumprir suspensão e reforça o meio de campo. 

Mas a grande notícia é a volta do capitão Jefferson ao gol alvinegro depois de um período servindo à seleção. Essa foi, disparada, a ausência mais lamentada pela torcida botafoguense já que seu substituto, o jovem Andrey, sofreu 8 gols nos últimos 3 jogos em que atuou.

Assim, Vagner Mancini deve mandar a campo a seguinte formação: Jefferson, Dankler (Edilson), Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Rodrigo Souto, Gabriel e Ramírez; Rogério, Wallyson e Zeballos. 

Boa sorte, Fogão!





sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ainda mutilado, Bota vai ao sul enfrentar o Colorado



Quem quer que Ele volte logo, curti aí!


Montagem de BotafogoOficial (internet)
Depois de duas derrotas seguidas, para Atlético-MG e São Paulo, o Botafogo volta a campo neste domingo, às 16h, para enfrentar o Inter de Abelão, no Beira-Rio, em partida válida pela 21a. rodada do Brasileirão - a 2a. do returno do campeonato. 

No 1o. turno o Bota somou apenas 22 pontos nas 19 rodadas e ocupa hoje a 14a. posição. Essa situação incômoda se deve, principalmente, ao péssimo rendimento do time nos jogos fora de casa. Como visitante foram oito derrotas, um empate e apenas uma vitória - contra o Palmeiras, ainda na 8a. rodada. Segundo os matemáticos, vamos precisar de mais 23 pontos para pensarmos em começar 2015 na 1a. divisão. Precisamos voltar a pontuar, urgentemente! 

Contra o S. Paulo, se não bastasse o número elevado de desfalques, Vagner Mancini ainda teve que improvisar Rodrigo Souto e depois Gabriel na lateral direita, já que Edilson estava fora de combate. Mesmo assim, o Alvinegro fez um bom jogo contra o vice-líder da competição. Apesar de levar um gol de Alan Kardec logo aos 7' do 1o. tempo, o time mostrou força e reagiu virando o placar pra 2 a 1, com gols de Zeballos (19') e André Bahia (22') em duas cobranças de escanteios de Wallyson. 

Empurrados por uma grande torcida que compareceu ao estádio, o São Paulo foi à frente e Souza marcou duas vezes (32' e 39'), colocando o tricolor paulistano novamente em vantagem. Faltou convicção ao jovem goleiro Andrey para defender os arremates do volante são-paulino. Em desvantagem no placar, o Bota pressionou e teve uma grande chance de empatar nos pés de Wallyson, que hesitou na frente de Rogério Ceni, e arrematou fraco pra defesa do goleiro.

Com o resultado do 1o. tempo, o 2o. prometia no quesito emoção.  Quando parecia que teríamos uma reação alvinegra, a expulsão de Airton (3') - numa tentativa de decapitar o Pato, veio como um verdadeiro balde de água fria para a torcida (25 mil pagantes estiveram no Mané Garrincha, com renda de 1,9 milhões de reais). Um pouco antes, Wallyson teve outra chance de ouro pra empatar ao receber lançamento primoroso de Airton. Livre e absoluto no lance, de novo tremeu diante de Ceni e chutou nas mãos do goleiro. Haja paciência!

Com um jogador a menos e a desvantagem no placar, as coisas ficaram mais fáceis para o SP que passou a tocar a bola e conseguiu ampliar. Pato marcou aos 36', dando números definitivo ao placar (4 a 2). 

VEJA OS MELHORES MOMENTOS



O ocorrido na partida contra o Galo se repetiu contra o São Paulo. Apesar de muito desfalcado e com jogadores improvisados, o Botafogo conseguiu jogar de igual para igual contra os adversários na base da vontade e disciplina tática até ocorrerem as expulsões. O destempero de Dankler e Airton minaram as chances do time buscar melhores resultados nos dois jogos. Só aí foram seis pontos jogados fora que certamente farão falta na briga para se afastar do Z-4. 

Montagem de BotafogoOficial (internet)
O adversário de domingo vem num viés de baixa na competição mas ainda integra o G-4. O Colorado é o 4o. colocado, com 34 pontos. Nos últimos cinco jogos, conseguiu apenas uma vitória e amargou quatro derrotas. Vem mordido pra cima do Bota, tentando estancar a sangria que fez o time ser eliminado da Copa do Brasil e Sul-Americana em pouco tempo com maus resultados dentro de casa. A pressão da torcida é grande sobre o técnico Abel e jogadores.

Já o Bota, não contará com o argentino Bolatti, que pertence ao Colorado e nem com Daniel, Bruno Correa, Marcelo Mattos, Carlos Alberto e Fabiano, entregues ao DM. Airton, cumpre suspensão e Sheik e Edison permanecem vetados. A boa notícia é a volta do capitão Jefferson que foi, disparado, a ausência mais lamentada pela torcida nesse período. Ramírez também está liberado depois de cumprir suspensão. 

Enquanto aguardamos a divulgação do time que vai ao sul tentar reverter essa maré de baixa, vamos continuar torcendo pela recuperação do Glorioso, se possível, com uma vitória sobre a gauchada. E você amigo torcedor, acredita na vitória e na reação?

Por @Felipaodf/
Botafogodeprimeira.com


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Reage Fogão: por um returno melhor




Depois da derrota sofrida para o Galo no Independência por 1 a 0, no último domingo, o Botafogo volta a campo nesta quarta para encarar o São Paulo, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasilia, abrindo o 2o. turno do Campeonato Brasileiro.

Com o revés em Minas, o Alvinegro permaneceu com os mesmos 22 pontos conseguidos em 19 rodadas e perdeu uma posição, caindo para 14o. na tabela. Dessa forma, interrompeu uma boa sequência de vitórias contra Chape, Santos e Ceará - as duas primeiras pela Brasileirão.
Essa posição incômoda, muito próxima da zona da degola, se deve, principalmente, ao péssimo rendimento do time nos jogos fora de casa. Como visitante foram oito derrotas, um empate e apenas uma vitória - contra o Palmeiras, no longínquo mês de maio, válido pela 8a. rodada.

Veja o panorama do Botafogo após o jogo de estreia no campeonato, contra o mesmo São Paulo, que bem pode explicar a situação do time na atualidade: 
http://felipaodf.blogspot.com.br/2014/04/uma-crise-sem-data-para-acabar.html

No encerramento do 1o. turno, com o time muito desfalcado - Jefferson, Edilson, Airton, Daniel, Sheik, Bruno Correa e ainda com o zagueiro Dankler improvisado - o Botafogo vinha fazendo um jogo equilibrado contra o Galo também muito desfalcado, mesmo jogando no terreiro adversário.

Apesar da falta de ritmo de Zeballos que jogou numa posição estranha, flutuando no ataque, as presenças de Rogério pela direita e Wallyson pela esquerda davam suporte à marcação.

Tudo ia muito bem até que aos 13 minutos Rogério teve que ser substituído. O atacante ficou grogue ao bater com o rosto no chão depois de um choque de cabeça violento com o zagueiro Edcarlos, sendo substituído por Yuri Mamute. Rogério ficou em observação e não precisou ser hospitalizado mas está fora do confronto contra o São Paulo. Com poucas chances de gol para os dois lados no 1o. tempo, o placar não saiu do 0 a 0.



No comecinho da etapa complementar aconteceu o fato que mudaria o destino do jogo. O zagueirão Dankler, que atuava improvisado na lateral foi expulso depois e levar o 2o. amarelo numa decisão muito rigorosa do árbitro da partida. 

Em desvantagem numérica o Botafogo cedeu terreno ao Galo, que insistindo na jogada característica pelo alto, abriu o placar aos 24 minutos, com Leonardo Silva escorando de cabeça uma cobrança de escanteio que deixou o goleiro Andrey sem reação. Ficou a impressão de que se tivéssemos Jefferson no gol, a defesa seria perfeitamente possível de ser realizada.

O Atlético se aproveitou bem da ausência de Dankler que era o homem escolhido por Mancini pra marcar essa jogada. Fato é que o gol saiu um minuto antes do árbitro ignorar uma falta clara do lateral atleticano sobre Mamute que invadia a área com perigo na frente do bandeirinha e do "auxiliar" de linha que nada assinalaram e mandaram seguir o jogo.



Com menos um jogador e o placar adverso, Mancini deslocou o volante Gabriel para a lateral e fez entrar Rodrigo Souto no lugar do apagado Zeballos pra tentar a reação. Com o jogo mais aberto, o atacante Wallyson apareceu bem no final e quase empata num chute forte de frente para gol que saiu rente ao travessão de Vitor.


O Galo teve chances de ampliar mas Andrey apareceu bem e impediu, se redimindo das últimas atuações quando deixou a desejar. O goleiro mostrou arrojo ao sair do gol para interceptar um passe e na sequência do lance, salvou um chute de letra dado por Jô, mostrando evolução.

VÍDEO Com menos um, Botafogo não consegue segurar o Atlético-MG






O adversário dessa quarta vem muito bem na competição com quatro vitórias e um empate nos últimos cinco jogos. Ocupa a vice-liderança com 36 pontos, sete a menos do que o líder Cruzeiro. Deve vir pra cima com tudo comandado por Kaká, Ganço, Kardec e Pato, tentando manter a posição.

Já o Bota não contará com Bolatti e Ramírez que cumprem suspensão, além de Dankler que fica de fora pela expulsão. Em compensação, Edilson, Sheik e possivelmente Airton voltam ao time o que pode equilibrar a situação.

Até ontem, cerca de 9,5 mil ingressos haviam side vendidos apesar dos preços exorbitantes cobrados pela empresa que comprou o jogo para um jogo marcado para às 22h de uma quarta - um lugar na arquibancada inferior custa R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia). 

Apesar de tudo, Eu estarei no Mané Garrincha torcendo muito por um bom começo de returno com a vitória do Fogão. E você amigo torcedor, acredita na vitória e na reação? Segundo os matemáticos, precisamos de, no mínimo, mais 23 pontos para começarmos 2015 na 1a. divisão!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com