sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Rafael Marques vai fazer falta



No começo da semana, Rafael Marques acertou sua saída do Botafogo sem que tenha feito um jogo sequer com a nossa camisa nessa temporada (2014). O jogador está se transferindo para o clube chinês Henan Jianye (é isso mesmo?) depois de defender o alvinegro por 18 meses. O contrato é de três anos e antes disso, torcedor botafoguense, não adianta pedir a sua volta.

Como o clube não detém a parte maior do passe da maioria de seus atletas (que geralmente pertencem a empresários e investidores do mercado), no final das contas a grana sempre fala mais alto. Foi assim nos casos de Herrera, Elkeson, Fellype Gabriel, Andrezinho, Jadson e Vitinho cujas vendas atenderam a interesses adversos ao clube que sofreu muito tecnicamente com as perdas. Quanto ao dinheiro dessas transações, só quem vive o dia-a-dia do clube sabe exatamente o que foi feito com ele.



O Botafogo e o agente de R. Marques tinham cada um, 50% dos direitos econômicos do jogador o que significa um aporte financeiro significativo de R$ 7 milhões nos cofres do clube que, no pensar do torcedor, deveria ser investido integralmente na aquisição de reforços para a campanha da Liberta, principalmente nessa posição onde ficamos carentes. Mas  não é isso que vem acontecendo até agora.


Rafael Marques, de 30 anos, foi muito hostilizado pela torcida por ter chegado ao clube após a conturbada saída do atacante Loco Abreu que gozava de grande prestígio com a galera.

Depois de um começo difícil que quase o fez desistir de tudo ao passar longo tempo sem marcar gols, conseguiu dar a volta por cima e, atuando em sua posição de origem, se destacou no ano passado marcando gols importantes, inclusive contra os rivais cariocas o que lhe valeu o apelido carinhoso de Homem-clássico. Nos momentos de seca, foi o alvo de gozações nas redes sociais e, via de regra, saía vaiado de campo pela impaciente torcida.

O jogador deixa o clube após disputar 73 partidas e marcar 19 gols.


Reveja os melhores momentos de Rafael Marques no Botafogo



Só nos resta desejar boa sorte ao jogador nesse novo desafio e agradecer sua dedicação ao clube. Que seja feliz com a grana que vai embolsar por lá.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O peso da Camisa 10!



O fato de Renato ter jogado com a camisa 10, sábado, na estreia do Botafogo no Campeonato Carioca "comandando" um time de garotos dos quais apenas o zagueiro Dória e o volante Gabriel eram titulares do time principal abriu uma questão sobre quem deve vestir essa camisa na temporada 2014, com a atual realidade do grupo.

O então volante Renato entrou em campo orientado por Hungaro pra jogar mais adiantado fazendo a armação das jogadas, supostamente desempenhando a função que cabia a Seedorf no esquema de meias flutuantes implantada por Oswaldo que, no geral, funcionou bem com Rafael Marques e Lodeiro na temporada passada. O jogador não brilhou nessa função mas assinalou o gol único do time no empate de 1 a 1 contra o Resende.

Renato terminou 2013 na reserva e admitiu hoje que, apesar de se sentir honrado em vestir a 10, prefere continuar com a camisa 8 que recebeu das mãos de Gérson - o canhotinha de ouro, quando o volante chegou ao Botafogo no meio da temporada de 2011, com status de craque.

Ainda acho que merecíamos uma reposição para a posição à altura da categoria de Seedorf, o último craque a envergar a nossa camisa 10. Jorge Wagner, o possível herdeiro da camisa e função que o holandês exercia no time vai precisar de tempo pra se ajustar ao modo do Botafogo jogar e se readaptar ao futebol brasileiro, comparável ao que sofreu R. Marques quando chegou do Japão.

Diante dos fatos e a menos de dez dias da estreia na Libertadores, estamos preocupados com a inércia da diretoria em preencher a enorme lacuna que se abriu com a saída de Seedorf e perguntamos: Onde está o nosso 10? A torcida terá paciência pra esperar J. Wagner engrenar nessa função?

Palavra aberta aos torcedores e, principalmente, à Diretoria, responsável direta pela decisão.