sexta-feira, 24 de maio de 2013

GUIA DA RODADA #1: de favoritos a azarões, é hora de mostrar fôlego


Os jogos, o momento de cada clube, o histórico do confronto, o apito, as dicas cartoleiras: saiba como começa o Brasileirão 2013


Daqui a 38 rodadas, 380 jogos e 570 horas de futebol, ou talvez um pouco antes, você vai saber o nome do campeão brasileiro de 2013. E dos "libertados". E dos rebaixados. A mais equilibrada competição de futebol do planeta começa neste sábado - e nos acompanhará até o dia 8 de dezembro, quando terá sua última rodada. É maratona, é corrida de fundo e fôlego. Logo no início, tem pit-stop para a Copa das Confederações. Depois vem a famigerada janela... e seu temido êxodo. Mas o Brasileirão começa fascinante, recheado de craques e bons times.

Para ajudar o torcedor, o GLOBOESPORTE.COM vai preparar - a cada rodada - um guia com todas as partidas. O que esperar delas, quem vai apitá-las, quais serão os desfalques, quem vai transmitir etc. Este manual será publicado no início da tarde de sexta-feira (nas rodadas no fim de semana) ou na manhã de quarta-feira (nas rodadas de meio de semana). Com vocês, pois, o primeiro guia, a primeira rodada, nosso inicial pontapé:

Comentários do blog: Essa é a proposta do site da globo e a cada semana estaremos postando aqui apenas a análise relativa aos jogos do Botafogo, que é o que nos interessa. Caso você tenha interesses por outros jogos, dicas do cartola e outros mais poderá ir direto no site anunciado.

Se não vejamos:

CORINTHIANS X BOTAFOGO

SÁBADO, 21H - PACAEMBU




Sabe aquele papo de jogo de seis pontos - aquela conversa que tanto, tanto, tanto se repete lá no final do campeonato? Vá saber: é possível que, já na primeira rodada de 2013, seja o caso deste Corinthians x Botafogo. 

É dos duelos mais interessantes: o atual campeão da Libertadores, do Mundial e do Paulista contra aquele que venceu, com sobras, o Campeonato Carioca. Jogão. 

Em situações normais de clima, temperatura e pressão, a equipe de Tite é candidataça ao título. E não cogitar a turma de Oswaldo como campeã seria injustiça com um time tão sólido - mesmo que a história recente do Alvinegro no Brasileiro desaconselhe grandes empolgações. 

Paulinho e Pato, Seedorf e Lodeiro: é um jogo a ser assistido com atenção.

CARTOLA FC: Danilo, do Corinthians, custa apenas C$ 5. No entanto, é o jogador mais escalado da rodada de abertura. Se for bem, a maior parte dos cartoleiros leva pontos e cartoletas, mas se for mal e não estiver no seu time, é uma oportunidade de se diferenciar da maioria.

NA TV: Premiere FC, com Linhares Júnior e Wagner Vilaron.

ARBITRAGEM: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS), auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Dibert Pedrosa Moises (RJ). O árbitro apitou 19 jogos no Brasileirão 2012, com média de 36,2 faltas, 3,9 cartões amarelos e 0,21 vermelho. Tem 37 anos.

VOCÊ SABIA QUE... é o quinto ano seguido em que o Brasileirão começa para o Botafogo contra um time paulista? Já foi assim em 2009 (1 a 1 contra o Santo André), 2010 (3 a 3 com o Santos), 2011 (derrota de 1 a 0 para o Palmeiras) e 2012 (vitória de 4 a 2 sobre o São Paulo).

Comentários do blog: Pela escalação anunciada, o atacante Pato do Corinthians vai esperar no banco uma oportunidade de entrar no jogo. Para o Bota, isso não vai fazer muita diferença, já que o grau de dificuldade que nossa zaga terá para marcar os atacantes escalados, todos de alto nívelé praticamente o mesmo e não há como escolher nenhum deles. O lateral-direito Alessandro, que sofreu lesão muscular, cede a vaga a Edenilson que, para muitos, já deveria ser titular a muito tempo.

No Bota, quem volta ao time é o lateral-esquerdo Julio Cesar, recuperado de lesão na panturrilha. Já o zagueiro Antônio Carlos, que jogou e marcou gol contra o CRB na última quarta-feira pela Copa do Brasil, permanece no time em substituição a Dória que está a serviço da Seleção sub-20. Apesar de não ter treinado com o grupo no apronto de sexta-feira, o meia Seedorf está confirmado para a estreia. 

Os times deverão entrar em campo com:

CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo, Romarinho e Emerson Sheik; Guerrero. Técnico: Tite

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Boa sorte Fogão!

Matéria base: GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Brasileirão: Quem vai chegar na frente?


Qual time é o favorito pra levar esse Brasileirão? Candidatos não faltam


Com o início do Brasileirão programado para amanhã, o amigo EdRibeiro -  combativo botafoguense de Feira, publicou hoje no seu blog uma análise sobre as possibilidades de cada um dos times participantes na competição. 

Veja o post e faça sua própria análise: BLOG VISÃO ALVINEGRA: NA BUSCA DO TROFÉU.http://superfogo.blogspot.com.br/2013/05/na-busca-do-trofeu.html?spref=tw



Com propriedade, Ed dividiu os vinte participantes em grupos de possibilidades, tendo por base o desempenho apresentado por cada um deles nesse início de temporada (Estaduais, Libertadores e Copa do Brasil), ressalvando porém as intercorrências típicas desse tipo de competição, longa e acirrada, e que envolve, como todo bom produto, grandes interesses da TV e dos patrocinadores.  

Sendo assim, formou três grupos distintos: o primeiro, formado pelos oito que brigarão pelo título; o segundo, com os seis clubes que ficarão na posição intermediária da tabela e; o terceiro, com outros seis que brigarão até a última rodada para não cair. 

Primeiro grupo (8) - os que brigarão pelo título e vaga na Libertadores: Atlético Mineiro, Corinthians, Grêmio, Botafogo, São Paulo, Inter, Cruzeiro, Fluminense;

Segundo grupo (6) - os que brigarão por vaga na Sul-americana e mais nada: Santos, Flamengo, Coritiba, Goiás, Vitória, Atlético Paranaense;

Terceiro grupo (6) - que brigaram para não cair: Vasco, Ponte Preta, Bahia, Náutico, Criciúma, Portuguesa - com a ressalva sobre o time Cruzmaltino que, segundo suas palavras, "é gigante pela própria natureza, pode contratar 8 ou 10 jogadores na hora que quiser, ai muda tudo...".

Ao final da análise, o blogueiro incita a todos para que comentem as possibilidades por ele levantadas, ao que atendi me limitando a falar das possibilidades do Glorioso.


No momento em que somos "surpreendidos" pela nota dos jogadores sobre o atraso de salários e a não-concentração para o jogo de estreia do clube na competição, pelo menos nos moldes propostos pelo clube, fica a sensação de que os problemas extra-campo possam desandar a receita colocada em prática no Carioca, com sucesso, quando a união e maturidade do grupo foi decisiva para superar os obstáculos colocados no caminho, dentro e fora do campo, até à conquista final. 

Parece que a paciência dos jogadores e Comissão Técnica chegou ao limite, principalmente pelo grupo não enxergar um interlocutor de confiança na Diretoria pra conversar sobre o assunto e firmar compromissos. 

Teremos uma sequência de jogos dura pela frente, enfrentando grandes times e campeões estaduais, com viagens e desgastes que poderiam ser minimizados com o liberação imediata do Engenhão. 

Se os jogadores permanecerem unidos e alheios aos problemas extra-campo nesse começo de campeonato como fizeram na campanha do Estadual, acredito que podemos, pela técnica e entrosamento, acumular pontos que nos dê alento para a campanha pós Copa das Confederações, quando tudo pode mudar com a abertura das janelas de transferência e tudo mais. 

Essa parada para a Copa pode ser a chance derradeira da Diretoria se virar junto aos bancos e arrumar a grana necessária para saldar os compromissos, fazer uma programação de amistosos (Brasília, Norte, Nordeste) e faturar em cima do astro Seedorf (que não foi ao jogo em Maceió), eliminando assim, o problema com os jogadores. 

Estou pessimista com esse começo... de novo!

Veja o que já escrevi sobre o tema: A trajetória do Fogão no Brasileirão 2013: Veja o caminho que o Botafogo terá que trilhar se quiser chegar ao título http://felipaodf.blogspot.com.br/2013/05/a-trajetoria-do-fogao-no-brasileirao.html



quinta-feira, 23 de maio de 2013

Jefferson quer fazer história no Bota com o título do Brasileirão


No vídeo de hoje quem fala com a gente é o Jefferson, goleiro do Fogão e da Seleção Brasileira 



O goleirão Jefferson do Botafogo e da Seleção Brasileira, que voltou a fechar o gol ontem contra o CRB ajudando o clube a passar de fase na Copa do Brasil, quer consolidar sua história no Alvinegro com o título do Brasileirão. 

No vídeo promocional do campeonato (PFC), o goleiro fala de seus sonhos de conquista e exalta outro grande goleiro do Bota.

Para Jefferson, esse será um campeonato muito competitivo, encorpado e valorizado em razão da qualidade das equipes que se reforçaram com jogadores vindos da Europa que, invertendo o fluxo, ultimamente tem chegado ao Brasil. Isso tudo faz prever uma disputa muito acirrada pelo título, esperando que o Botafogo esteja entre os candidatos e chegue lá na frente.

O goleiro falou de seu amor pelo clube e diz que hoje é um autêntico botafoguense. Disse que, mesmo após encerrar a carreira, vai continuar a torcer pelo Fogão tal é a identificação que estabeleceu com o clube. Está orgulhoso por vestir a Camisa no.1 do Bota e seu sonho é voltar depois de 10, 15 anos e ver sua foto na galeria de ídolos alvinegros.

Fala de outros goleiros que marcaram época em seus clubes e no Bota, exalta a história de Wagner, Campeão Brasileiro de 95. O Wagner é um cara que merece todo o respeito dos torcedores e do clube por ter se doado envergando a camisa alvinegra, afirmou. Jefferson quer repetir a história do ex-goleiro e levantar a Taça de Campeão Brasileiro, como ele. 

Essa é a sua inspiração: repetir o goleiro que vestiu a Camisa Gloriosa com paixão.

Veja o vídeo:




Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Eu quero a Copa do Brasil, e você? (Atualizado)


Projeto Botafogo Copa do Brasil - Um Pouco Mais 



Está disponível no You Tube o vídeo do projeto idealizado por torcedores do Botafogo para motivar o elenco na campanha pela conquista da Copa do Brasil 2013, um título nacional de prestígio que ainda nos falta.

Publicado no último dia 23 de abril, o vídeo tem como proposta criar um ambiente de motivação extra para os jogadores, mostrando a força da torcida alvinegra e sua intenção de interferir nesse processo de conquista, prestando apoio incondicional ao grupo na campanha pelo título.

A mensagem dos produtores pede à torcida que esqueça antigas mágoas vividas nessa competição em prol de uma causa maior - a conquista da Copa. Convoca todos à prestigiarem o time da maneira que tão bem sabem fazer: cantando e incentivando o time em campo, em tempo integral!

A pretensão inicial era de levar a mensagem até o grupo de jogadores e diretoria (o que foi feito antes do jogo contra o Sobradinho-DF, no Rio) como forma de criar uma espécie de pacto pela vitória, da maneira que a torcida idealiza e espera: com mais garra, mais raça e vontade de vencer, nos moldes do que ocorreu nas conquistas da Taça Guanabara, Taça Rio e por conseguinte, o Campeonato Carioca.

O Bota já despachou o Sobradinho-DF e encara o CRB no jogo de volta, nessa quarta-feira, em Volta Redonda, precisando de uma vitória simples para passar de fase.

*Atualizando a trajetória: E passamos. Vencemos o CRB em Volta Redonda por 3 a 0. O adversário da 3a. fase foi o Figueirense. Jogando em Volta Redonda vencemos pelo placar de 1 a 0 e no jogo de volta, em Florianópolis, fomos derrotados pelo mesmo placar. Na disputa de pênaltis, novamente o Paredão Jefferson fez a diferença (5 a 4) e saímos vencedores, nos classificando para as Oitavas-de-final da competição. O sorteio apontou o Galo como adversário e a luta pela vaga começa nessa quinta-feira (22), às 21:50, no Maracanã.

"Uma gota de suor a mais será reconhecida pelos jogadores, retribuída pela torcida e respeitada pelos adversários", conforme propõe os produtores do vídeo: squadra62.com @squadra62 @bronksey @omauriciobf

Veja o vídeo:

 

Como torcedores, só nos resta parabenizar a equipe de produção pela ideia e realização do projeto, nos juntando a ele e colaborando na sua divulgação.

Eu também quero a Copa do Brasil!

Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Parabéns Fogão, Bicampeão da Spax Cup


Parabéns! o Botafogo FR é o vencedor da Spax Cup 2013


Os juniores do Botafogo entraram em campo hoje pela manhã para defenderem o título de Campeões do torneio Spax Cup disputado na Alemanha e venceram a partida final contra o FC Kölm (Colônia), por 1 a 0.

Bem postado em campo e driblando o desgaste das partidas anteriores, o time Alvinegro usou a tática de esperar o adversário em seu próprio campo e tentar uma bola nos contra-ataques.

A estratégia deu certo. Apesar de muito pressionado pelos alemães no início da partida, o atacante botafoguense Paulo Ricardo conseguiu concluir em gol, uma bola recebida na entrada da área. Eram 21 minutos do primeiro tempo (as partidas são disputadas em 2 tempos de 25 minutos) e esse placar foi mantido até o final da partida dando o título de bicampeão ao Fogão. Ao final da partida, o atacante alvinegro ainda recebeu o troféu de artilheiro do torneio, com 4 gols.

Segundo o site oficial, esse feito dos garotos do Botafogo aconteceu poucas vezes na longa história do Spax Cup e por isso parabenizam o clube Bicampeão. Elogiam também a fibra do time vice-campeão pela busca incessante de um melhor resultado até o minuto final da partida. 

O Schalke 04, vice do ano passado, venceu Olympiakos na preliminar e ficou com o terceiro lugar. O Borussia Dortmund decepcionou e não passou do quinto lugar ao vencer o modesto Twente Enschede, nos pênaltis.



Veja as colocações dos times:

1. Botafogo
2. Köln
3. Schalke 04
4. Olympiakos
5. Borussia Dortmund
6. Twente Enschede
7. Besiktas Istambul
8. TuS Ennepetal

A premiação individual dos jogadores:

O melhor jogador:
Meyer máximo (10, Schalke 04)

O melhor goleiro:
Mertcan Tunca (1, Besiktas Istambul)

O artilheiro:
Paulo (17, Botafogo)


Parabéns à garotada alvinegra pela conquista de mais uma taça em terras estrangeiras e parabéns Botafogo Oficial pelo apoio sistemático à nossa base. Os frutos dessa política começam a aparecer...

Saudações a todos!


Por @Felipaodf / Botafogodeprimeira.com

Fogão está na final do torneio de Spax Cup



Botafogo vence o Olympiakos nos pênaltis e vai disputar a final do torneio defendendo o título de campeão de 2012


Data: 20.05.2013



O terceiro e último dia de disputa do torneio internacional Spax Cup, em Ennemptal, Alemanha, começou com  chuva. Hoje estavam programadas as duas partidas semifinais entre o Botafogo x Olimpiakos  e FC Koln x Schalke 04.

No primeiro duelo, o Botafogo empatou em 1 a 1 com a equipe grega do Olympiakos, no tempo normal e a partida teve que ser decidida em cobrança de penalidades máximas.

O Botafogo, com melhor controle emocional, saiu com a vitória por 6 a 4  e faz a final contra o FC Koln vencedor da outra semifinal, defendendo o título. O Olympiakos disputa o terceiro lugar do torneio com o Schalke 04.

A partida final está programada para às 10h00, segunda-feira e será transmitida ao vivo por nosso blog num serviço especial do Livestream.

Se ligue aí e acompanhe!



JOGO AO VIVO (DECISÃO): BOTAFOGO X FC KÖLN (TORNEIO DE SPAX CUP)


Acompanhe agora, ao vivo, o Botafogo defendendo o título do Torneio Spax Cup, na cidade de Ennepetal, Alemanha.  No ano passado o Fogão venceu o time alemão do Schalke 04 por 1 a 0 e foi campeão.




Agora: BOTAFOGO X FC KÖLN (Final do Torneio de Spax Cup)





Por Por @Felipaodf / Botafogodeprimeira.com

domingo, 19 de maio de 2013

Botafogo vence nos pênaltis e joga a semifinal do Spax Cup


Botafogo empata com o FC Koln, leva nos pênaltis e se classifica para as semifinais do torneio Spax Cup, na Alemanha




O Botafogo está classificado para as semifinais do torneio Spax Cub disputado na cidade de Ennepetal, Alemanha, com uma vitória dramática sobre o FC Koln por 4 a 3, nos pênaltis. O jogo terminou 3 a 3 no tempo normal, com o adversário igualando o placar no último minuto da partida.

O site oficial do evento registrou que este Botafogo e FC Köln, com o placar dilatado (3 a 3) e mais a disputa de pênaltis (4 a 3), foi o jogo mais emocionante do dia, justamente no encerramento da programação.

Levamos o primeiro gol, buscamos o empate e, em seguida, a virada de 2 a 1, resultado que nos daria a classificação direta. Porém, os adversários empataram novamente. Voltamos a comandar o placar em 3 a 2 e tomamos o empate já no finalzinho, prorrogando o drama na partida.

Como primeiro colocado do Grupo 1, o Bota volta ao campo às 9h30 (horário local) para enfrentar o Olympiakos Piräus, segundo colocado do Grupo 2. A outra semifinal será disputada às 10h35 (horário local) pelo FC Schalke 04 e FC Köln. Os vencedores dos confrontos de amanhã fazem a final.



O time sub-20 estreou na competição, no sábado, contra o Borussia Dortmund empatando por 1 a 1 com os alemães, gol marcado pelo atacante Paulo Ricardo. Com os resultados de hoje: vitória de 1 a 0 sobre o Besiktas e empate de 3 a 3 contra o Köln (vitória nos pênaltis), passamos de fase.

O Alvinegro carioca defende o título conquistado no ano passado, quando derrotou o Schalke 04 que disputa uma das semifinais.


Veja imagens da conquista de 2012:


 


Estaremos ligados acompanhando o resultado dos jogos de amanhã que definem os finalistas do torneio. 


Botafogo ao vivo Spax Cup

Bota vence o Besiktas e segue firme no Spax Cup


Com gol de Jefferson contra o Besiktas, time sub-20 consegue a primeira vitória no torneio e encaminha classificação para as semifinais




Os juniores do Glorioso entraram em campo neste domingo, pela manhã (às 6h30, horário de Brasília), para a disputa da primeira das duas partidas programadas para hoje pelo torneio Spax Cup, na cidade Ennepetal, Alemanha.

O Botafogo venceu o Besiktas de Istambul, por 1 a 0. Jefferson (9) marcou o único gol da partida aos 45 minutos. Com o resultado o Alvinegro já é líder do Grupo 1.

Além do Besiktas que, com a segunda derrota não tem mais chance de se classificar para as semifinais, estão no grupo ainda o Borussia Dortmund e FC Koln, próximo adversário nessa fase de classificação, em jogo programado para às 11hs .

O Grupo 2 é formado por Olympiakos, FC Twente, Schalke 04 e TuS Ennepetal.






O Botafogo busca o bicampeonato da Spax Cup. O time sub-20 estreou na competição no sábado, contra o Borussia Dortmund, quando empatou por 1 a 1 com os alemães, gol marcado pelo atacante Paulo Ricardo.

Veja imagens da conquista de 2012:





Estaremos ligados acompanhando o resultado desse próximo jogo contra o FC Koln.