quinta-feira, 13 de junho de 2013

#DigaNãoAoDesmanche


Na 5a. e última rodada do Brasileirão antes da parada para a Copa das Confederações, o Botafogo venceu a Ponte (2 a 0), em Campinas, somou 10 pontos na tabela e dormiu na liderança do campeonato. O complemento ficou pra domingo, e na quarta, os 3 jogos adiados de rodadas anteriores tiveram resultados favoráveis ao Fogão.

Com o número de jogos ajustado e  até a retomada da disputa em julho (7), o Bota permanece no G4 ocupando o 3o. lugar, logo após ao líder Coritiba (11) e Vitória (10), como foi planejado pelos jogadores e o treinador.

Julho marca também a abertura da "janela de transferências", período que se tornou o grande tormento do Bota na temporada passada. Foi nessa época que o clube negociou de uma só vez jogadores como Maicossuel, Herrera, Alex, Caio e El Loco deixando o time sem forças pra chegar. Sem atacantes e sem reposição, o trabalho foi comprometido e mais uma vez ficamos a ver navios fora da elite que disputaria a Libertadores.

Por ter recuperado a condição de clube revelador de jogadores e estando fragilizado pela falta de recursos, estamos novamente vulneráveis a mercê do mercado. A desmontagem do elenco a essa altura, além de enfraquecer o time que tem como ponto forte, o conjunto, pode gerar descontentamento no grupo e estremecer as relações entre comissão técnica e dirigentes por colocar o trabalho pela "vaga", a perder novamente.

Depois que o furacão (janela) passar, saberemos o que restou do nosso elenco e de nossos concorrentes também. Apesar dos alicerces de nossa edificação serem comparáveis a de uma frágil palafita fincada na beira do rio, sujeita a todos os tipos de intempéries e até de ações de despejo, nunca se sabe quem ficará de pé ou quem, uma vez atingido, terá condições de se reerguer. Quem está hoje na ponta da tabela poderá, ao fim da disputa, estar brigando na Zona para não cair e vice versa.

Iniciamos o campeonato sem Jefferson, Dória e depois Lodeiro, cada um servindo às suas respectivas seleções. Fomos bem de resultados, mas o time sentiu as ausências. Louvo o esforço de Renan e A. Carlos pra substituírem os titulares, mas é sabido que estão num patamar inferior. Somamos 10 pontos enfrentando adversários de ponta (Corínthians, Cruzeiro e Santos) mas o time deu sinais que não conseguirá reeditar as boas atuações do Estadual se sofrer baixas a cada jogo.

A esperança de hoje é a de que o goleirão Jefferson retorne ao clube no final de seu compromisso com a seleção para o restante da temporada, assim como  Dória e Lodeiro também. Os dois primeiros estão no Top5 dos especulados do Fogão, o que preocupa a torcida. Os outros três da lista são Fellype Gabriel, Vitinho e Gabriel. Todos os dias a imprensa descompromissada vende alguns deles.

Semana passada foi a vez de Dória e essa é a de F. Gabriel. Liberado pela diretoria para negociar com os árabes, dava-se como certa a finalização do negócio pra ontem, mas o assunto vem se arrastando e não se concretizou. A venda do capitão Dória, que segue nas vitrines da Europa com a Seleção Sub-20 e foi campeão do torneio de Toulon, é anunciada todos os dias.

Com o silêncio da diretoria do clube não sabemos em quem acreditar. Precisamos gritar #DigaNãoAoDesmanche, nos moldes do que foi feito ano passado porém, antes que ele se estabeleça. Os jovens, fora e cogitação, mas um jogador mais experiente tem direito de capitalizar o sucesso que alcançou na carreira com uma boa transferência, principalmente depois de boas temporadas - é um processo natural, mas muitos e de uma só vez, chega, né?

Saudações!

Por @Felipaodf / Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 11 de junho de 2013

Oposição do Bota corre atrás do prejuízo


Deu na coluna De Prima 



Segundo a coluna De Prima (Lancenet), o grupo de oposição Mais Botafogo se reúne hoje para discutir os problemas causados pela interdição do Engenhão. Um especialista ligado ao grupo estará presente com a incumbência de calcular as perdas de receitas, como camarotes e restaurantes, e aumento de despesas como as de viagem do time para jogos como mandante geradas pelo fechamento do estádio. Só não consta como esse estudo será utilizado pelo grupo.

Se não bastasse a interdição do estádio pra jogos, até mesmo o campo de treinamento anexo ficou indisponível ao clube já que foi cedido à seleção italiana que se prepara para a Copa das Confederações. Com isso, teremos que buscar alternativas fora da cidade para o período de recondicionamento - possivelmente Pinheiral-RJ - após o retorno do recesso de uma semana dada ao grupo. Os deslocamentos aumentam os transtornos e geram mais despesas não previstas no planejamento inicial.

Essa iniciativa do grupo de oposição vai de encontro ao anseio de grande parte da torcida alvinegra que vem se manifestando nas redes sociais para que o clube se manifeste sobre o assunto e, principalmente, corra atrás dos prejuízos que a interdição do estádio acarretou.

Estamos aguardando o pronunciamento do presidente Maurício para que ele esclareça a todos o que pensa sobre o tema e os rumos que o clube pretende tomar nos próximos ano e meio de interdição. Essa tomada de posição vem sendo sistematicamente adiada pelo dirigente - que tem demonstrado uma paciência excessiva com a decisão do Prefeito Eduardo Paes pela interdição - e nem mesmo a movimentação da torcida pela reabertura do estádio do último sábado mereceu qualquer comentário oficial.

Alô Presidente, o Botafogo - o maior prejudicado com a interdição - vai continuar sem voz nesse processo?


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 10 de junho de 2013

No "Mestrado" do Brasileirão, Botafogo segue defendendo sua tese



No encerramento do primeiro semestre dos clubes na "Universidade Futebol do Brasil", o Botafogo passou de fase com louvor. Começou o ano tirando boas notas na matéria "Estadual" gabaritando quase todas as provas intermediárias a que se submeteu na disputa da Taça Guanabara e Taça Rio. O aproveitamento foi tão bom  que nem precisou prestar o exame final. Passou direto e ganhou férias antecipadas, como convém a um verdadeiro CDF do futebol.

Obteve nota 8,9 na primeira prova (TGb) - dos nove testes propostos, só perdeu um. Na segunda (TRio) - mais nove testes e gabaritou todos obtendo um 10 com louvor - o que significou a melhor média nesta matéria dos últimos tempos. Recebeu menção honrosa e o título de Campeão Carioca de 2013.  Seus alunos, competentes e dedicados, foram condecorados na festa de encerramento como destaques da seleção final.

Concomitante ao Carioca, prestou provas pela Copa do Brasil - uma competição de nível nacional com porte de Especialização na qual o vencedor recebe as láureas de disputar vaga no Doutorado continental pomposamente denominado Libertadores da Américas. Na Copa, já enfrentou duas eliminatórias - contra Sobradinho-DF e CRB-PB - com dois testes cada, passando de fase sem grandes preocupações. Atualmente, aguarda a confirmação das datas da nova prova - contra o Figueirense-SC - em mais dois testes que o fará seguir em frente.

Encerrado o Carioca, teve início o Mestrado do Brasileirão - disputa acirrada entre vinte convidados em que apenas os quatro melhores colocados terão a chance de tentar o Doutorado. Para se obter o cobiçado título, estão programados 38 exaustivos testes para cada concorrente disputados em sistema de ida e volta até que se apure, ao final, quem obteve a maior pontuação. Ao primeiro colocado, o título de Mestre do Brasileirão ou Campeão Brasileiro de 2013 e ainda, a tão sonhada vaga na Libertadores. Ao vice e os dois mais bem colocados, as vagas restantes.

Nesse (con) curso específico, ora interrompido pelo recesso que se estenderá até o dia 7 de julho, o Bota vem mantendo o bom rendimento e a base de princípios que o fez conquistar o Estadual. No primeiro teste enfrentou o Timão - atual campeão da Liberta, do Paulista e um candidato natural à vaga - na casa deles e empatou (1 a 1). Recebeu o Peixe, no Rio - fragilizado após o fim da era Neymar - e venceu (2 a 1), somando quatro pontos dos seis possíveis até então. No terceiro teste recebemos a Raposa - um bom elenco que está se transformando num bom time - e vencemos também (2 a 1). O negócio parecia engrenado - com a lição na ponta da língua - mas pintou o primeiro escorregão. Deixamos de somar três pontos contra o Baêa (1 a 2), numa prova marcada para a distante Aracaju. Não conseguimos aplicar o que sabíamos e voltamos derrotados.

O Bota jogou pro alto uma sequência 19 provas sem uma única nota baixa. Isso demonstra o quão é difícil manter a média nessa maratona de seguidos testes disputados em múltiplas arenas ao longo dessa sabatina que só termina no final do ano.

Avaliado os motivos do repentino e inesperado fracasso, retomamos o rumo das vitórias. No teste de despedida antes do recesso, quem pagou o pato foi a Macaca. Passamos de passagem pela Ponte (2 a 0), em Campinas, no último sábado, e encontramos do outro lado o G4. Acordamos líderes da corrida, com 10 pontos, aguardando o complemento da rodada no domingo.

Saudações a todos e bom recesso, de preferência, permanecendo no G4.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com