terça-feira, 24 de novembro de 2015

Botafogo se despede de 2015 contra o Coelho no Nilton Santos




Montagem do Botafogo Oficial para
 promover o jogo
Jogando na noite da última sexta-feira em Brasília, o Botafogo venceu o ABC por 2 a 1 no estádio Mané Garrincha e lacrou o campeonato ao sagrou-se campeão antecipado da competição, como havia sido previsto pelos especialistas desde a primeira rodada, depois de ter conseguido o acesso contra o Luverdense com três rodadas de antecedência.
Tudo isso diante de uma torcida um tanto quanto desconfiada desde da tragédia do rebaixamento no fim de 2014.


Com a vitória sobre o ABC, acabou de vez a agonia que foi disputar essa Série B. A conquista foi muito comemorado por todos no clube pois a prioridade agora passa a ser o panejamento da próxima temporada que se apresenta mais difícil e desafiadora do que a desse ano.


Depois de alcançar os dois principais objetivos da temporada antes mesmo de fechar a disputa contra América-MG no Nilton Santos, o clube tem pela frente o grande desafio de fazer uma campanha convincente na Série A em 2016 e se fortalecer cada vez mais, afastando o risco de descer novamente. A situação financeira do clube, que era caótica no começo da gestão do presidente CEP, continua crítica mas deve melhorar um pouco com a perspectiva de se encontrar um patrocinador master para 2016 (a falta de um patrocinador forte foi decisiva na montagem de um time modesto nesse ano que, felizmente, deu certo em campo). Paralelo a isso, há previsão de aumento das cotas da TV com uma maior exposição da marca Botafogo na TV aberta, coisa que não aconteceu nessa competição.


Com a maioria dos seus jogos marcados para as terças e sextas-feiras à noite, O Botafogo não teve nenhum jogo transmitido pela principal patrocinadora do futebol brasileiro (Globo), ficando as poucas exibições entregues às redes de menor penetração como a Rede TV e no finalzinho, a TV Brasil, assim mesmo nos poucos jogos marcados para as tardes de sábado. Como vender um produto que foi "estrategicamente" retirado da prateleira?


Até isso foi preciso vencer com uma nova modalidade de patrocínios, agora temporais e de ocasião, que deram resultados para os anunciantes mas que, por outro lado, macularam a nossa camisa de jogo com anúncios de produtos como se fosse um panfleto de ofertas de fim de semana. Mas bola pra frente. Quem somos nós pra criticar uma iniciativa que visou arrecadar dinheiro para pagar compromissos com credores, na maioria das vezes desconhecidos da atual administração e que batiam à porta do clube a cada dia, quase sempre anunciados com um estardalhaço maquiavélico pela imprensa.


Na verdade, eu queria escrever sobre o jogo que valeu o título, que por ter sido marcado para o Mané Garrincha pelo ABC (mandante do jogo), facilitou para a galera de Brasília que não pode estar ao Rio a cada semana de jogo. Facilitou em termos, já que o preço exorbitante cobrado pelos ingressos afastou uma grande parcela de alvinegros menos favorecidos que, pela ganância dos promotores do jogo, foram impedidos de ver o Botafogo em campo.


Calculo que uns 15 mil torcedores foram punidos pela situação. Esses, somados aos pouco mais de 8 mil presentes mesmo numa noite de chuva na cidade, formariam um contingente de 20 a 25 mil torcedores no estádio caso os preços do espetáculo fossem os mesmos praticados nos jogos do Rio. Para se ter uma ideia, para a partida final contra o Coelho, os preços serão: R$ 40,00 a inteira, com R$ 20,00 a meia entrada, que são valores mais do que justos.



Alô presidente CEP, a galera de Brasília espera esse presente em 2016: um jogo na cidade valendo ponto com mando do Botafogo, para prestigiar o grande contingente de alvinegros da Capital e entorno, tanto os avulsos como os sócio-torcedores que pouco usufruem do plano mas continuam fiéis ao clube pagando as prestações a cada mês, honrando seus compromissos. Estamos carentes nesse sentido: Brasília é viável nessas condições e já provou isso em outras oportunidades.

Veja o que escrevemos sobre o assunto Blog do Felipaodf: Mesmo com preços salgados, torcida basiliense está... quando prevíamos o afastamento de uma quantidade enorme de torcedores em razão dos altos preços cobrados pelo promotor que comprou o espetáculo.


O que falar de um jogo em que o título parecia certo, como foi, antes mesmo da bola rolar em campo. Sai de casa cedo rumo ao estádio pra festejar, antes de tudo, a oportunidade de rever Jefferson e seus companheiros, dessa vez com a possibilidade da conquista de um título nacional no estádio que 
homenageia um dos maiores ídolos alvinegros: Mané Garrincha, a alegria do povo. 



E festejei, começando do lado de fora, de barraca em barraca, buscando onde a cerveja estivesse mais barata e mais gelada já que a lá de dentro, além de mais cara, é zero álcool. Tudo debaixo de uma chuva insistente que em nada diminuiu o entusiasmo dos torcedores. Celebramos o momento: eu, os meus e outros tantos que foram se juntando ao grupo - cantando forte o orgulho de ser alvinegro -, e estavam ali pelo mesmo motivo.


Resultado de tudo isso: entramos no Mané já depois do aquecimento dos jogadores e eu tuitando tudo que via pela frente para os nobres seguidores de fora de Brasília, tanto que, com a bola rolando, não vi nenhum dos 3 gols no momento em que aconteceram. Os dois do Botafogo, porquê estava no gol contrário (longe de onde eles saíram) onde todos estavam pulando feito malucos, justamente onde estava Jefferson e a Loucos de Brasília; e o do esforçado ABC (perto de mim), porque estava desaguando a cerveja processada no banheiro minutos antes.


Roger Carvalho, aos 8min, abriu o placar para o Botafogo; William Arão, aos 32min, ampliou para 2 a 0 naquele que acabou sendo o gol do título; e Erivélton, aos 22min, para o ABC, todos marcados no primeiro tempo. Com o placar favorável, resolvi abandonar o nosso Capitão e ficar no mesmo lugar para acompanhar o ataque alvinegro, na esperança de ver um gol de bicicleta de Navarro ou um de letra de Neilton, mas faltou avisar pra eles.


Depois de pressionar o adversário em seu próprio campo, fazer o placar que lhe servia e controlar o jogo a maior parte do tempo, o Botafogo veio para o segundo tempo com o intuito de manter a vantagem e conseguiu levando o resultado até o apito final do árbitro que foi saudado com o grito de campeão pelos torcedores nas arquibancadas e pelos jogadores em campo. Eles bateram a meta e merecem nosso reconhecimento pela dedicação. Muitos estavam ali comemorando um título pela primeira vez na carreira e isso foi o Glorioso que lhes proporcionou.


Classificação dos dez primeiros colocados
 faltando uma rodada para o final
O Botafogo chega a última rodada com expressivos 71 pontos, cinco a mais do que o Vitória, 2o. colocado e sete para Santa Cruz e América-MG, 3o. e 4o. colocados com 64 pontos. Os quatro clubes estão classificados para a Série A do ano que vem e só há disputa por vaga no Z-4. Macaé e Oeste, com 43 pontos, e o Ceará, com 42, lutam para não se juntarem a ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim, já rebaixados para a Série C.


Bragantino e Náutico chegaram perto do acesso mas vão ter que amargar a Segundona novamente em 2016, assim como Paysandu, Sampaio e Bahia que frequentaram o G-4 ao longo da competição mas perderam força no final.


Nessa campanha vitoriosa, o Botafogo sobrou em relação aos seus adversários mesmo tendo montado um time modesto para a disputa da Série B. Apesar de alguns tropeços inexplicáveis diante de adversários menos categorizados ao longo da disputa, principalmente jogando em casa, no geral, o time foi bem na competição cumprindo os objetivos para o qual foi preparado - acesso e título, conseguidos de modo antecipando.


Veja o quadro do programa Bem-Amigos do SporTV abaixo com os números da campanha faltando um jogo para o final.

Montagem do Programa Bem Amigos onde o goleiro Jefferson esteve como convidado, com o resumo da campanha do Botafogo 

Foram 37 jogos com 21 vitórias, 8 empates e 8 derrotas o que dá um aproveitamento de 64%. Temos o ataque mais positivo da competição com 60 gols marcados e a defesa menos vazada com 30 gols sofridos o que dá um saldo de 30. Com essa campanha, o Botafogo passou 29 rodadas na liderança nas 37 já disputadas e será computada mais uma (30) com a última rodada já que não poderá mais ser alcançado. São números absolutos de um campeão incontestável.


O Botafogo é o time mais tradicional da competição, o mais eficiente em todos os parâmetros e tinha a obrigação de vence-la. Uma conquista conseguida nas quatro linhas como deve ser, sem nada armado em outras instâncias que pudesse manchar o título.


Havia entre os torcedores quem não quisesse comemorar o título para não dar moral às torcidas rivais. É um ponto de vista aceitável mas não podemos esquecer que a bonificação dos jogadores pela conquista vem do prêmio em dinheiro da CBF para o campeão, e isso deve ser levado em conta. Para os jogadores, muitos desconhecidos e carentes de projeção, foi uma conquista que lhes dará uma visibilidade que não tinham, o que já é uma espécie de compensação pelo dever cumprido mesmo que não continuem no clube na próxima temporada.


Saudações a todos e fiquem a vontade para comentar!


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com