quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Após vitória sobre o Sport, Botafogo vai ao sul encarar o Grêmio na Arena




Semana cheia para trabalhar até enfrentar Grêmio, fora 
de casa, pelo Brasileirão! Foco no próximo desafio! 
#VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)
Finalmente uma vitória. Depois de passar cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Botafogo bateu o Sport por 2 a 0 no Nilton Santos, pela 21a. rodada da competição.

Era um jogo dito de seis pontos que nos valeu os três a mais na tabela ao tempo em que impediu a subida de um concorrente direto na briga para se manter afastado da zona da degola.

O Glorioso soma agora 25 pontos. Estava na 11a. posição após encerramento da rodada mas perdeu uma posição (12a.) ao ser ultrapassado pelo Bahia que venceu o Ceará no meio de semana em jogo adiado da 15a. rodada.

Por enquanto a nossa briga é no meio da tabela. Além do Bahia (25), o América-MG (26) e Fluminense (26) continuam na nossa frente enquanto outros concorrentes encostaram ou permanecem na nossa cola. É o caso do Santos e do Vasco que somam 24 pontos e ainda tem jogos adiados à cumprir. Já o Sport (20), que não pontua há quatro e não vence há onze jogos, despencou para a 18a. posição mergulhando fundo na zona do rebaixamento.


O GLORIOSO DESPERTOU! Carli faz de cabeça, Aguirre 
finalmente desencanta, e Botafogo derrota o Sport 

no Nilton Santos! (@FoxSportsBrasil)

No confronto de sábado, o Bota conseguiu a esperada vitória com dois gols marcados no segundo tempo. O primeiro de Carli aos 16' e o segundo, de Aguirre aos 38'. O gol do uruguaio foi o primeiro dele com a camisa alvinegra.

Com a estreia do atacante Erik que veio por empréstimo do Palmeiras, o Glorioso pressionou os pernambucanos desde o início da partida. Criou algumas boas chances mas não conseguiu furar a meta rubro-negra. Numa delas, Rabello, diante de Magrão, cabeceou sozinho pra fora e em duas outras, o goleiro interceptou um cruzamento de Gilson para Brenner em boas condições e Carli desperdiçou um rebote de frente para o goleiro. Por sua vez, o Leão pouco incomodou o goleiro Diego do sub-20 que fazia a sua estreia no time principal.


No segundo tempo, o Bota voltou mais aceso, com vontade de decidir o jogo. Tanto que aos 13 minutos Luiz Fernando recebeu de Valencia pela esquerda, se livrou da marcação e cruzou no meio da área onde Carli escorou de cabeça para o fundo do gol. Era o primeiro do Fogão. O Sport tentou sair para o embate mas o segundo gol parecia questão de tempo. Era só acertar o último passe e confirmar a vitória. Mais à vontade, Erik subiu de produção e passou a buscar espaços que não teve no primeiro tempo. Brenner, muito mal na partida, perdeu a chance de ampliar e deixou a missão para Aguirre. O uruguaio, que entrou no final do jogo, marcou o segundo logo após perder chance clara diante de Magrão. Tabelou com Jean pelo meio, rompeu a área adversária e tocou com categoria na saída do goleiro. Era o primeiro gol do atacante com a camisa alvinegro depois de 15 jogos, e o gringo comemorou muito com os companheiros. 


Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Sem vencer há cinco jogos, Botafogo recebe o Sport num duelo de seis pontos...


O Imortal e o Glorioso estão empatados no retrospecto... 
Quem vai desequilibrar esses números? (Canal Premiere)
O Botafogo já está em Porto Alegre para onde embarcou na tarde de sexta-feira após o treino-apronto no campo anexo do Niltão. Hoje, às 16h, o Alvinegro vai para o confronto com o Grêmio na Arena, abrindo a 22a. rodada do Brasileirão.

O adversário, além de seguir firme na Libertadores, soma 37 pontos e defende a quinta posição no campeonato com uma campanha de destaque. Conseguiu dez vitórias e sete empates e foi derrotado apenas quatro vezes com a aproveitamento de 58%.

No histórico dos confrontos pelo Brasileirão, foram disputadas 54 partidas com absoluta igualdade entres as equipes. O Botafogo venceu 19 vezes, ocorreram 16 empates e o Grêmio venceu outras 19. O Tricolor gaúcho marcou 71 gols contra 64 do Alvinegro carioca.

No primeiro turno, jogando no Nilton Santos, o Bota venceu por 2 a 1 com um golaço de Gilson no final. Era a nossa primeira vitória na competição. O lateral acertou um chute raro aos 46 minutos quando tudo caminhava para um empate. O Grêmio, que veio ao Rio com um time reserva reforçado por Luan, quase conseguiu o intento de voltar com um ponto para o sul. O placar começou a ser construído ainda no primeiro tempo com Brenner marcando aos 35' para o Alvinegro e Michel descontando no minuto seguinte para o Tricolor.


Com dois jogos atrasados realizados ontem, assim ficou a 
classificação do Brasileirão! (@FoxSportsBrasil)
Com uma campanha bem abaixo do esperado após a Copa o Bota dá mostras de que pode reagir sob o comando de Zé Ricardo caso o técnico possa contar com a volta dos encostados no DM. A vinda de reforços é improvável e o ciclo parece ter se encerrada com a chegada do atacante Erik.

O time faz uma campanha bem razoável jogando em casa mas não consegue repetir a performance quando joga fora.

Dos trinta e três pontos disputados como visitante, conquistou apenas seis. Empatou com o Sport, Bahia e Paraná e venceu o Vasco em São Januário. O aproveitamento pífio de 18,18% é muito abaixo do aceitável e precisa urgentemente ser melhorado sob pena de corrermos riscos desnecessários no final.

Já em casa, dos trinta pontos disputados como mandante, conquistamos dezenove. Vencemos Grêmio, Fluminense, CAP, Chape e Sport; empatamos com Palmeiras, Vitória, Ceará e Santos e fomos derrotados pelo Galo. Nesse caso, o aproveitamento que era de 59,25% subiu para 63,33%.

No cômputo geral dos dois turnos, o aproveitamento que era de 36,7% subiu para 39,7% com a vitória sobre o Sport. Em 21 jogos o time conseguiu seis vitórias, sete empates e foi derrotado oito vezes. De mesma forma, a média de gols continua muito baixa. Marcamos 20 vezes enquanto nossa defesa foi vazada 27 vezes. O saldo negativo é de 7 gols.

Ainda sem poder contar com Jefferson, Gatito, João Paulo, Leandrinho, Marcos Vinícius, Igor Cássio, Lindoso, Renatinho e Kieza entregues ao DM ou em fase de transição, resta a Zé Ricardo armar a equipe com dois desenhos táticos bem distintos. Aquele utilizado contra o Palmeiras (fora) jogando com três volantes, um meia e dois atacantes ou utilizar dois volantes, um meia e três atacantes como fez  contra o Sport (casa). Pelas notícias chegadas após o treino desta sexta, Zé optou por manter o time com os três atacantes.

Com a volta de Saulo, Diego, goleiro do Sub-20 que fez a sua estreia contra o Sport, volta ao banco como a única opção possível no momento. O zagueiro Yago herda a vaga deixada por Rabello que cumpre suspensão e Moisés volta à lateral-esquerda no lugar de Gilson. Do meio para frente o time deve ser mantido, com Jean e Matheus formando a dupla de volantes com Valencia flutuando logo  à frente. O ataque segue com Erik pela direita, Luis Fernando pela esquerda, com Brenner e Aguirre brigando pela posição de 9.

Após a vitória contra o Sport no sábado, o Botafogo teve uma semana inteira de treinamento enquanto o adversário vem de um embate duríssimo pela Libertadores, contra o Estudientes, quando se classificou para as quartas de final da competição.

Zé Ricardo realizou treinos específicos na tentativa de corrigir erros de posicionamento e finalização que o grupo vem cometendo seguidamente na competição enquanto Renato teve pouco tempo para recuperar o time. Especulava-se que, em razão das circunstâncias, o Grêmio poderia entrar em campo com um time misto mas pelo que se tem notícia, virá para o jogo com todos os titulares disponíveis.

Aguardemos pois, as decisões dos nobres treinadores.


FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X BOTAFOGO


Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1º de setembro de 2018 (sábado)
Horário: 16h(de Brasília)

Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos(Fifa-BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA).

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Kannemann e Cortez; Maicon, Cícero, Alisson e Luan; Everton e Jael.
Técnico: Renato Portaluppi

BOTAFOGO: Saulo, Marcinhoi, Joel Carli, Yago e Moisés; Jean, Matheus Fernandes e Leo Valencia; Erik, Luiz Fernando e Brenner (Aguirre)
Técnico: Zé Ricardo