sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Com um falso ferrolho armado por Gomes, Bota vai em busca da sua 5a. vitória já pensando no clássico contra o Flu




Montagem do Botafogo Oficial 
O Botafogo volta à São Januário na tarde deste domingo (17hs), para defender a liderança do Grupo B do Carioca diante da Cabofriense de Eduardo Húngaro e Andreazzi, 6a. colocada no Grupo A. 


Com preços promocionais a partir de R$ 10,00, a diretoria espera uma boa presença de público para incentivar o time na busca da 5a. vitória consecutiva na competição, o que encaminharia a classificação antecipada do clube à próxima fase.


Pelo regulamento, apenas os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase e seguem na luta pelo título. Os demais, brigam entre si para se livrarem do fantasma do rebaixamento.


O Alvinegro vem de quatro vitórias seguidas mas o futebol apresentado ainda não convenceu a sua torcida. No jogo de estreia contra o Bangu, o time até que foi bem e não encontrou dificuldades para vencer por 2 a 0. De certa forma, a organização mostrada em campo surpreendeu os torcedores que continuam desconfiados desde a derrota contra a Desportiva-ES no jogo amistoso de encerramento da pré-temporada por 2 a 1.


Leia o post do jogo passado: Botafogo vai atrás da sua 4a. vitória no Carioca c...



Tabela atualizada do Grupo B do Carioca


Já no segundo jogo, contra a Portuguesa, o time não se houve bem. Voltou a apresentar os erros do amistoso contra a Desportiva-ES e tomou o gol de empate em cruzamento sobre a área, depois de ter saído na frente do placar com um gol de Gegê. 


Com uma sonolência irritante na maior parte do tempo, o Bota só confirmou a vitória de 2 a 1 no finalzinho do jogo com um gol do estreante Lizio que veio do banco. 




Montagem do PFC (Internet)
Após o carnaval, tivemos uma noite de cinzas em Los Larios com mais uma péssima exibição, dessa vez contra o Macaé, time que ainda não havia pontuado na competição. 


Fomos muito mal, principalmente do 2o. tempo, mostrando uma evidente involução nos fundamentos de jogo. Justamente quando se esperava um futebol mais convincente depois de três jogos disputados na competição. No final, tivemos que contar com a habilidade de Jefferson pra garantir o resultado. O Capitão, em dia de Paredão, fez pelo menos três intervenções de alto nível repetindo o desempenho de jornadas memoráveis na Segundona do ano passado. 


Mesmo com a vitória magra por 1 a 0 - gol de Gervasio Nuñez convertendo pênalti sofrido por Gegê aos 3' de jogo -, o sentimento de desconfiança da torcida em relação à capacidade do grupo aumentou. Ainda mais agora, com a proximidade dos clássicos contra Flu e Vasco. Reclamando do forte calor, os gringos saíram pro intervalo com a língua de fora. Lizio, o mais debilitado, nem voltou pro segundo tempo. 


Na semana passada, mesmo vencendo o time do Resende em Volta Redonda, a história se repetiu. O gol único da partida saiu ainda no 1o. tempo (12'), com uma cabeçada de Luis Henrique. O jovem atacante desencantou depois de ficar três meses sem marcar. Bem posicionado dentro da área, LH9 recebeu um cruzamento de Luis Ricardo da direita, disputou a bola pelo alto com o goleiro, tocou de cabeça pro fundo das redes e correu pro abraço lembrando as comemorações de Rodrigo Pimpão na temporada passada.


Como em outras ocasiões nesse Carioca, o Botafogo não manteve o ritmo de jogo após sair na frente no placar e permitiu ao Resende crescer na partida. Dessa vez, além de Jefferson tivemos que contar com as traves pra segurar o resultado até o final.



Infográfico da Gazeta Esportiva
Com 100% de aproveitamento na competição - quatro vitórias em quatro jogos -, o Bota lidera o seu Grupo com 12 pontos conforme mostra o infográfico ao lado. 


Para o jogo contra a Cabofriense
, é certo que Ricardo Gomes vai promover os retornos de Aírton, já recuperado de entorse no tornozelo direito, e de Renan Fonseca, preservado no duelo passado. Se mantiver a tendência observada nos treinos da semana, Gomes deve montar um falso ferrolho em frente a zaga se valendo de um tripé de volantes formado por Airton como 1o. homem e Lindoso e Bruno Silva um pouco mais avançados. Isso, não por receio da esforçada Cabofriense, mas para dar mais consistência ao sistema de marcação visando os clássicos contra os rivais - Fluminense na próxima quarta e Vasco no domingo que vem -, sabidamente mais bem estruturados do que o Botafogo nesse começo de temporada. Com isso, quem deixa o time é o meia Lizio que, ao lado de Gervásio, formou uma dupla de meias que pouco marcava. O pequetito Lizio teve baixo rendimento técnico nos últimos dois jogos e carece de um melhor preparo físico para reassumir a posição.



A escalação, porém, não foi revelada pelo treinador mas é certo que Neilton vai pro jogo, devendo ser aproveitado apenas no segundo tempo. Se assim for, a volta do atacante deve ser saudada pelos botafoguenses já que esse é o setor mais carente da equipe até o momento. O zagueiro Joel Carli foi bem na sua estreia contra o Resende, está na briga pela posição de titular ao lado de Renan Fonseca, mas deve começar no banco com o jovem Emerson voltando ao time. O restante da equipe deve ser o mesmo que começou o jogo contra o Macaé.


FICHA TÉCNICA DO JOGO:


BOTAFOGO X CABOFRIENSE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de fevereiro de 2016 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Daniel de Sousa Macedo (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Diego Luiz Couto Barcelos (RJ)

BOTAFOGO: Jéfferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Gegê; Gervasio Núñez e Luis Henrique
Técnico: Ricardo Gomes

CABOFRIENSE: Andrey, Júlio Lopes, Raphael Andrade, Leandro Euzébio e Leandro; Juliano, Gilson, Franco e Pedro (Keninha); Carlinhos e Wendel
Técnico: Eduardo Húngaro

VEJA O JOGO COM A GENTE: