sexta-feira, 12 de julho de 2019

Botafogo enfrenta o Cruzeiro neste domingo na volta dos times ao Brasileirão




Treinamos forte e amanhã vamos para a batalha.
 Deus nos abençoe! #VamosFOGO 


O Botafogo já está em Belo Horizonte onde enfrenta o Cruzeiro neste domingo, na volta dos dois times ao Brasileirão.

Desde a parada da competição para a disputa da Copa América entre 14 de junho a 7 de julho no Brasil, o elenco alvinegro ganhou 11 dias de folga e só voltou aos trabalhos no último dia 24.


Desde então, alternou atividades físicas com treinos técnicos e táticos no complexo do Estádio Nilton Santos. Alguns desses dias, em dois períodos mas não fez, a pedido do técnico Barroca, nenhum jogo-treino ou amistoso para testar o conjunto.


O grupo trabalhou forte para manter o bom aproveitamento do início do Brasileiro e seguir em frente Sul-Americana, as duas competições que lhes restam na temporada.


Os próximos compromissos pela competição nacional serão contra o Cruzeiro de Mano Menezes, às 16h, domingo (14), no Mineirão e o Santos de Jorge Sampaoli, às 11h, domingo (21), no Nilton Santos. Na sequência, o time ainda encara os dois jogos contra o Atlético-MG pelas oitavas de final da Sula-Americana marcados para os dias 24, no Rio, e 31 de julho, em Belo Horizonte.


A preparação seguiu tranquila até que o clima esquentou no final da semana passada e contaminou o ambiente. Em condição financeira delicada, o clube completou dois meses de salários atrasados enquanto premiações e direitos de imagem continuam em aberto. Com isso os jogadores resolveram fazer um movimento de protesto diante da falta de perspectivas de normalização. Capitaneados pelos líderes do elenco, resolveram não dar entrevistas à imprensa e nem participarem de ações de marketing do clube. A situação perdura até hoje, vésperas do jogo de retomada do Brasileirão.


Na quinta-feira fomos brindados com declarações polêmicas do ex-presidente Montenegro ("o pior mês do Botafogo será sempre o próximo") dando a real dimensão do nosso problema. Para aumentar o estresse do torcedor alvinegro, ao fim do dia houve a confirmação de que Valencia e Biro Biro não foram inscritos a tempo na Sul-Americana e estão impedidos de enfrentar o Galo pela competição.


O período é tão negro que uma enxurrada de notícias ruins invadiu o noticiário alvinegro nas Redações. Com problemas crônicos no fluxo de caixa, deixaram cortar a luz da sede de General Severiano, não conseguem fechar um patrocínio master desde que a Caixa deixou o clube em fevereiro, as CNDs continuam vencidas impedindo o recebimento da última parcela do contrato de patrocínio e seguidas penhoras na Justiça.





Com gol de Jean Pyerre, Grêmio bate Botafogo, no Nilton 
Santos! (@FoxSports)
E como prenúncio dessa fase, a última vez que o Botafogo entrou em campo, amargou uma derrota em casa para o Grêmio por 1 a 0, decepcionando sua torcida. Com poucas chances criadas de lado a lado, a partida foi decidida numa cobrança de falta aos 38 minutos do segundo tempo. Jean Pyerre cobrou com capricho quase na linha da área e não deu chances para Diego Cavalieri. Há quem diga que o goleiro falhou no lance. 

Com o resultado, o Grêmio se afastou do Z-4 na parada para a Copa América enquanto o Botafogo foi desalojado do G-4.

O Botafogo soma 15 pontos e ocupa a sétima posição no Brasileiro com 55% de aproveitamento. Já o adversário mineiro está na 18ª colocação com oito somados e isso preocupa já que os comandados de Mano Menezes vem com tudo para recuperar posições depois da exibição de gala de quinta-feira quando derrotou o rival de Minas por 3 a 0 na primeira partida pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Na sexta-feira o Alvinegro fez seu último treino no Rio de Janeiro e neste sábado seguiu viagem para Belo Horizonte onde descansa até a hora do jogo.




Tabela do Brasileirão #SérieA atualizada, após a decisão do 
STJD! (@FoxSports)
Cumpridas nove rodadas do Brasileiro, o time de Barroca não coleciona nenhum empate. Cravou cinco vitórias, quatro delas no Rio e a última em Maceió. Por outro lado, acumula três derrotas em três jogos disputados fora da cidade e essa última, contra o Grêmio, diante da torcida.

Venceu Bahia, Fortaleza e Vasco no Nilton Santos; bateu o Fluminense no Maracanã com mando de campo do adversário e; venceu o CSA, no Rei Pelé, no primeiro triunfo longe de casa.


Em contrapartida, foi derrotado no Morumbi na estreia contra o São Paulo; pelo Goiás no Serra Dourada; pelo Palmeiras no Mané Garrincha em partida cujo mando foi exercido em Brasília e; pelo Grêmio jogando em nossa casa.


Para o jogo contra o Cruzeiro, o meia Cícero está vetado e deve ser substituído por Gustavo Bochecha. O meia sentiu um desconforto na coxa no início da semana e desde então não treina com o grupo. Por outro lado, Marcinho deve reassumir a posição de titular na lateral direita enquanto os atacantes Victor Rangel e Biro Biro devem ser opção no banco.


Gatito Fernandez voltou a treinar na semana passada e está confirmado no gol alvinegro após se destacar na seleção paraguaia que disputou a Copa América. O restante do time que atuou na derrota para o Grêmio deve ser mantido para o jogo em BH.


A Raposa, que vem de derrota de 2 a 1 para o Fortaleza, não ganha há seis partidas pelo Brasileiro e figura na zona de rebaixamento com oito pontos.


Para a partida diante do Alvinegro, o técnico Mano Menezes ainda não definiu se vai preservar os titulares para o duelo contra o Atlético ou se vai com força total.


FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X BOTAFOGO


Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data: 14 de julho de 2019 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)

CRUZEIRO: Fábio, Weverton, Léo, Dedé, Egídio, Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Thiago Neves, Marquinhos Gabriel e Pedro Rocha.

Técnico: Mano Menezes

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Gustavo Bochecha, Alex Santana, João Paulo; Erik, Diego Souza e Luiz Fernando;

Técnico: Eduardo Barroca


* Nossa homenagem ao Mendonça, ex-meia e ídolo alvinegro que faleceu no último dia 5, aos 63 anos. O jogador estava internado em estado grave há cerca de dois meses no CTI do Hospital Albert Schweitzer após cair de uma escada na estação de trem Guilherme da Silveira, em Bangu.



Produção: MAIS UMA ESTRELA NO CÉU! ☆ HERÓI ALVINEGRO (@Heroi_Alvinegro)




Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!