sábado, 15 de outubro de 2016

Botafogo recebe o Galo na Arena tentando consolidar seu lugar no G6





Duelo alvinegro na Arena Botafogo. Quem leva a
melhor? #BrasileiraoPremiere 
A Arena Botafogo será palco neste domingo de mais um duelo de titãs. Estarão frente a frente, duas das mais tradicionais equipes do futebol brasileiro que buscam, cada uma ao seu estilo, as primeiras colocações do Brasileirão. De um lado o Botafogo, dono da casa, quinto colocado na tabela com 47 pontos e com a terceira melhor campanha do segundo turno da competição e do outro, o Atlético-MG, terceiro colocado com 56 pontos, dono de um dos melhores elencos do futebol brasileiro que briga para chegar mais perto de Flamengo (60) e Palmeiras (61), segundo e primeiro colocados, e manter vivo o sonho do título.

Foram vendidos mais de 10 mil ingressos antecipadamente o que garante casa cheia na Arena. Com isso, a festa da Torcida Alvinegra está garantida, tanto na recepção ao time na chegada ao estádio como nas arquibancadas apoiando do começo ao fim do jogo como já fez em outras oportunidades e mais efusivamente na quarta-feira passada quando o Botafogo bateu o Inter por 1 a 0 e garantiu a permanência na Série A com oito rodadas de antecedência, queimando a língua dos contras, corneteiros e arautos da desgraça alheia num exercício mal sucedido de futurologia.


Infográfico com o desempenho do Botafogo em 
30 rodadas no Brasileirão (Gazeta Esportiva)
Apesar de ter chegado a 72,7% de aproveitamento e ostentar a terceira melhor campanha do segundo turno da competição com 24 pontos, esse índice passa para 52% considerando-se os 30 jogos disputados até aqui. São 14 vitórias, 5 empates e 11 derrotas.

Ao atingir os sonhados 47 pontos, o Bota conquistou o principal objetivo traçado pelo grupo para esse ano - a permanência na primeira divisão - e os comandados de Jair já podem sonhar com uma das seis vagas na Libertadores disponibilizadas pela Conmebol. Com relação as vagas, o matemático Tristão Garcia praticamente dá como definida a classificação de Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos e põe como favoritos para as duas restantes o Botafogo (55%), Fluminense (40%), Grêmio (37%), Atlético-PR (33%) e Corinthians (29%) conforme matéria do repórter Silvio Barsetti do Portal Terra.

O Bota fez treinos leves nos dias que antecederam ao jogo e o maior desafio de Jair Ventura continua sendo a escolha do substituto do zagueiro Joel Carli que não enfrenta o Galo por ter levado o terceiro cartão amarelo por reclamação. Os candidatos naturais à vaga são Renan Fonseca, primeiro reserva da posição, e Emerson Silva que pode jogar pelo lado esquerdo e fazer dupla com o seu xará que seria deslocado para a direita.

Veja como foram os treinos da equipe para o jogo de domingo e os detalhes da segunda vitória contra os colorados na competição no jogo de meio de semana : Blog do FelipaoBfr: Sassá vence duelo contra Vitinho e aguarda Robinho para mais um duelo na Arena...


Sem muito tempo para ajustes e recuperação dos jogadores com a volta dos jogos de meio de semana, Jair deve repetir contra o Galo a mesma estratégia utilizada na vitória contra o Inter: um jogo menos agressivo do que aquele do primeiro tempo contra o Corinthians, porém mais dinâmico do que aquele contra o Figueirense - ambos com vitórias.

Historicamente, o Atlético mineiro é um daqueles fregueses de caderno contra o qual, geralmente, fazemos boas partidas. Segundo dados divulgados pelo repórter Wellington Arruda, da Rádio Botafogo Oficial, na sua conta no twitter (@wellbfr_arruda), o Botafogo tem ampla vantagem nos confrontos contra Galo. Em 96 jogos, foram 44 vitórias, 24 empates e 28 derrotas. Marcamos 186 gols e sofremos 153.

A última vez que os rivais se cruzaram foi no dia 30 de junho, no Mineirão, pela 12a. rodada do Brasileirão. Vivíamos uma espécie de encantamento com a estreia magistral de Camilo na vitória por 3 a 2 sobre o Inter em pleno Beira-Rio e com a recuperação de Neilton que voltou a ser decisivo como havia sido no final da temporada de 2015. Com esse astral, fomos encarar o Galo de peito aberto num Mineirão lotado com mais de 36 mil torcedores.

O time se houve bem na maior parte do tempo mas cometeu erros fatais que acabaram por determinar a derrota acachapante por 5 a 3. As falhas de marcação na defesa somadas à atuação desastrosa do trio de arbitragem, que deixou de dar pênaltis claros e marcou impedimentos inexistentes que travaram o nosso ataque, foram fatais para as nossas pretensões. Veja o que escrevemos sobre o tema, na resenha de pré-jogo contra o Coxa, na ocasião: Blog do FelipaoBfr: Botafogo enfrenta o Coxa neste sábado, num confronto direto por posições...

Na minha modesta opinião, ninguém venceria o time mineiro naquela noite com o endiabrado Cazares partindo pra cima da nossa defesa, marcando gols e dando assistências magistrais para os seus companheiros.


Tabela atualizada após a 30a. rodada. Botafogo
permanece na 5a. posição com 47 pontos
 (SporTV)
Voltando à 30a. rodada, com a vitória sobre o Inter o Bota pulou da sétima pra quinta posição. Com 47 pontos, ultrapassou Atlético-PR (45), Fluminense (46) e depois o Grêmio (46), que venceu o CAP no complemento da rodada e se juntou ao grupo das equipes que brigam pelo G6.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


O Botafogo calou muita gente. Agora recebe o 
Atlético-MG no Domingo #BrasileiraoPremiere
Após cumprir suspensão na rodada passada, o volante Bruno Silva volta ao time no lugar de Dudu Cearense que o substituiu contra o Inter, formando o trio de meias de contenção com Airton e Lindoso. Essa é a tendência já que foi o esquema utilizado nas vitórias contra o Figueirense, fora, e o Inter, na Arena.

Uma vez escolhido o substituto de Carli, o restante do time deve ser o mesmo que iniciou a partida de domingo com grandes possibilidades de Sassá, já mais estabilizado no aspecto físico, ocupar a vaga de Vinícius Tanque que não foi bem na última oportunidade.

Quanto ao Galo, que está bem vivo na briga pelo título, nem precisamos falar muita coisa. Ressaltamos a qualidade do seu elenco e a dificuldade que teremos ao enfrentá-lo mesmo jogando diante da nossa torcida. O time mineiro tem um dos melhores elencos dentre os times brasileiros formado por jogadores de altíssimo nível técnico, a começar pelo goleiro, passando pelo meio e desembocando lá na frente com Fred, Pratto e Robinho - concorrente direto de Sassá na briga pela artilharia -, além de Luan que volta de contusão e aguarda uma oportunidade no banco. Vamos precisar de um jogo perfeito, em estratégia e vontade, para voltarmos a vencer em nossa casa. O apoio incondicional da torcida pode ser um fator de desiquilíbrio à nosso favor. Vamos torcer para que assim seja!


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO x ATLÉTICO-MG

Local: Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador (RJ)
Data-hora: 15/10/2016 - às 17h (de Brasília)

Árbitro: Wagner Reway - MT
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz - MS (FIFA) e Fabio Rodrigo Rubinho - MT (ASP-FIFA)

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Emerson Silva (Renan Fonseca) Emerson, Victor Luís; Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Camilo; Neilton e Sassá (Tanque) - Técnico: Jair Ventura.

ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César, Leonardo Silva, Erazo, Fábio Santos, Rafael Carioca, Junior Urso, Otero (Leandro Donizete), Clayton, Robinho e Fred - Técnico: Marcelo Oliveira.

Desfalques do Botafogo: Carli (suspenso), e Diogo Barbosa, Jefferson, Luis Ricardo e Saulo (machucados).
Desfalques do Atlético-MG: Maicosuel (machucado).


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Sassá vence duelo contra Vitinho e aguarda Robinho para mais um desafio na Arena




É artilheiro! Será que a torcida do fogão gosta do 
Sassálotelli? :Fogão agora tem jogo duro contra


Um dia após a importante vitória sobre o Inter por 1 a 0 na Arena Botafogo, os jogadores alvinegros se apresentaram em General Severiano na tarde da quinta-feira para o primeiro dia de treinos visando o difícil compromisso contra o Atlético-MG no domingo, na Ilha.

Enquanto os titulares permaneceram na academia fazendo um trabalho regenerativo, o reservas foram a campo para atividades técnicas. Na sexta, o grupo volta a trabalhar no local e Jair pode dar pistas, nos trabalhos coletivos, sobre a escalação para domingo.

O desafio pra Jair Ventura é escolher o substituto do zagueiro Joel Carli que não joga contra o Galo por ter levado o terceiro cartão amarelo por reclamação. Os candidatos naturais à vaga são Renan Fonseca, primeiro reserva da posição, e Emerson Silva que pode ser deslocado para a direita fazendo dupla com o seu xará.

O curto intervalo de tempo entre as partidas com a volta dos jogos de meio de semana tem influenciado as estratégias propostas por Jair a cada confronto. Sem tempo para ajustes e recuperação dos jogadores, Jair deve repetir contra o Galo a mesma estratégia utilizada na vitória contra o Inter. O treinador deve optar por um jogo menos agressivo do que aquele praticado no primeiro tempo contra o Corinthians a quem vencemos em casa, porém mais dinâmico do que aquele praticado contra o Figueirense fora, quando a vitória veio com a perseverança e paciência dos jogadores. Foi com essas estratégias diferenciadas que o Botafogo conseguiu 100% de efetividade nos últimos três jogos. Somou nove pontos e atingiu, com antecedência de oito rodadas, o objetivo de permanecer na elite em 2017 e se credenciar a uma das seis vagas na Libertadores.

Conforme previsto no post de pré-jogo (veja: Blog do FelipaoBfr: O Botafogo de Sassá encara o Inter de Vitinho. Que...), o Botafogo pressionou o adversário no começo mas esbarrou na postura defensiva armada por Roth e na pouca inspiração de seus atacantes: o inexperiente Vinícius Tanque por falta de categoria - o atacante teve perto de ser expulso ao segurar acintosamente um adversário rasgando-lhe a camisa quando já tinha um amarelo -, e Neilton por ser muito bem marcado jogando aberto pela esquerda. O atacante teve uma excelente oportunidade de abrir o placar justamente quando apareceu como elemento surpresa pela direita e levou vantagem sobre o marcador num lance em que chutou quase sem angulo e a bola raspou a trave direita do goleiro colorado.

No segundo tempo, Jair colocou as cartas na mesa e apostou alto pra vencer a partida. Abriu o time com as entradas de Sassá e Pimpão nas vagas de Tanque e Dudu Cearense e foi pro confronto e trocação. Com Pimpão fechando pela esquerda, Neilton na direita e Sassá centralizado, o Botafogo cresceu na partida, mais na base do entusiasmo do que na organização tática. Deu campo ao adversário, passou apuros com Vitinho, mas no fim Sassá decidiu o jogo. O atacante sofreu carga faltosa do zagueiro adversário na área e o juiz, sem muita convicção, apontou para a marca do pênalti sinalizando que o zagueiro havia tocado com a mão na bola ao cair no gramado. Tranquilo, Sassá converteu a penalidade e saiu pro abraço comemorando o seu 11o. gol na competição. O jogador alvinegro se igualou a Jesus do Palmeiras e a Robinho e Fred do Galo na artilharia do Brasileiro, com 11 gols. Com isso, domingo teremos um duelo dos artilheiros na Arena, com presença maciça da Torcida alvinegra. Na quarta fomos mais de dez mil presentes no Caldeirão.


Tabela atualizada após a 30a. rodada. Botafogo
permanece na 5a. posição com 47 pontos
 (SporTV)
Com mais essa vitória, o Bota subiu duas posições na tabela, da sétima pra quinta, com 47 pontos. No fechamento da rodada, ultrapassou Atlético-PR (45), Fluminense (46) e agora o Grêmio (46) que venceu e se juntou ao grupo dos que brigam pelo G6.

Jogando na Arena sob o comando de Jair, em seis jogos vencemos cinco. Adversários como o líder Palmeiras e concorrentes diretos por vaga na Liberta como Grêmio, Fluminense e Corinthians sucumbiram na Ilha. Quarta foi a vez do desesperado Internacional que, com mais essa derrota, permanece na zona de rebaixamento com os 33 pontos.


Infográfico com o desempenho do Botafogo em 
30 rodadas no Brasileirão (Gazeta Esportiva)
Apesar de ter chegado a 72,7% de aproveitamento (rendimento de campeão) e ostentar a terceira melhor campanha do segundo turno (24 pontos), esse índice cai para 52% considerando-se os 30 jogos disputados até aqui. Veja no gráfico: 14v, 5e, 11d.

Com os 47 pontos conquistados fica superada, com sobras e oito rodadas de antecedência, a primeira meta do time na competição: garantir a permanência na primeira divisão. Agora os comandados de Jair já podem sonhar mais alto e lutarem por uma vaga na Libertadores do próximo ano. Com relação as seis vagas da Libertadores, Tristão Garcia praticamente dá como definida a classificação de Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos e põe como favoritos para as duas restantes o Botafogo (55%), Fluminense (40%), Grêmio (37%), Atlético-PR (33%) e Corinthians (29%) (Silvio Barsetti - Correspondente no Rio de Janeiro (RJ) do portal Terra)

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html

Para o jogo de domingo o volante Bruno Silva, que cumpriu suspensão, deve voltar ao time no lugar de Dudu Cearense que o substituiu contra o Inter. Deste jeito, a tendência é que o treinador mantenha o esquema com três volantes utilizado contra o Figueira e Inter. Uma vez escolhido o substituto de Carli, o restante do time deve ser o mesmo que iniciou a partida de domingo com grandes possibilidades de Sassá ocupar a vaga de Vinícius Tanque que, de novo, não foi bem. Sendo assim, poderemos ver em campo a seguinte formação: Sidão; Alemão, Renan Fonseca (Emerson Silva), Emerson Santos e Víctor Luís; Aírton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Neilton e Sassá (Vinícius Tanque).

Vamos aguardar os treinos de quinta e sábado para saber a tendência de Jair que, mais uma vez, só deve divulgar a escalação momentos antes da partida.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O Botafogo de Sassá encara o Inter de Vitinho. Quem vai se dar bem?




O Fogão segue rumo a Libertadores e dessa
 vez o jogo é contra o Inter na Arena. 
#VaiPegarFogo (@ArenaBotafogo)
Com dois dias de treinos após a vitória sobre o Figueirense em Floripa, o Botafogo se preparou pra encarar o Internacional nesta quarta-feira na Arena da Ilha, em jogo válido pela 30a. rodada do Brasileirão.

Apesar do horário impróprio à maioria dos torcedores (21h45), a Arena deve receber um bom número de alvinegros - a prévia bateu os 6 mil ingressos vendidos. Antes do jogo, a Torcida promete fazer uma grande festa na chegada do time ao estádio em retribuição à boa campanha do grupo na competição.

O curto intervalo de tempo entre as partidas contra o Figueira e Inter certamente vai influenciar a estratégia de jogo proposta pelo Jair. Sem tempo para ajustes táticos e a recuperação plena dos jogadores, o treinador deve optar, mesmo jogando em casa, por um jogo menos agressivo do que aquele contra o Corinthians quando vencemos o adversário com supremacia técnica e física no primeiro tempo e mais dinâmico do que aquele contra o Figueirense fora, quando a paciência e perseverança foram fundamentais para a conquistar dos três pontos.

Registrávamos na resenha de pré-jogo (clique e veja: Blog do FelipaoBfr: Domingo é contra o Figueira: Pra cima deles Fogão!... ) que os resultados do início da rodada na quarta-feira nos obrigava a vencer o jogo no domingo pra nos mantermos à frente dos concorrentes diretos pelo G-6 e foi isso que aconteceu... 


Tabela atualizada após o encerramento da 29a. rodada. 
O Botafogo em 7o., ganhou duas posições (SporTV)
Com mais essa vitória, o Bota subiu duas posições na tabela. Superou Corinthians (42) e Grêmio (43) e atingiu a sétima posição com 44 pontos - um ponto a menos do que o CAP, sexto colocado.

Sob o comando de Jair Ventura, jogando na casa dos adversários, o Botafogo já venceu o São Paulo no Morumbi, o Cruzeiro no Mineirão, o Vitória no Barradão e agora, o Figueirense em Florianópolis num jogo difícil com direito a gol improvável de Bruno Silva nos acréscimos (46'). Agora chegou a hora de voltar a vencer na Ilha diante de nossa torcida até porque nas duas últimas partidas em casa, perdemos uma para o Santos (1 a 0) e vencemos a outra, contra o Corinthians (2 a 0). Mas o saldo é muito bom. Em seis jogos no nosso Caldeirão, vencemos quatro. Adversários como o líder Palmeiras, e concorrentes que buscam o G6 como Grêmio, Fluminense e Corinthians sucumbiram na Ilha.


Infográfico com o desempenho do Botafogo em 
29 rodadas no Brasileirão (Gazeta Esportiva)
Apesar de ter chegado a 70% de aproveitamento (rendimento de campeão) e ostentar a terceira melhor campanha do segundo turno (21 pontos), esse índice cai para 50% considerando-se os 29 jogos disputados até aqui. Veja no gráfico: 13v, 5e, 11d.

Com os 44 pontos conquistados até aqui ficam faltando dois em 27 possíveis para garantirmos a permanência na elite, objetivo proclamado por Jair como o mais importante do ano mas desprezado pela torcida diante das reais possibilidades (47%) de alcançarmos uma vaga na Libertadores. 

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


A última vez que os adversários se cruzaram foi no dia 26 de junho pela 11a. rodada do Brasileirão. O Alvinegro, treinado por Ricardo Gomes, obteve uma vitória expressiva sobre o Inter em peno Beira-Rio, por 3 a 2, diante de mais 25 mil colorados, na estreia de Camilo. O novo camisa 10 alvinegro foi o destaque da partida enquanto esteve em campo e passou o bastão ao goleiro Sidão que, com defesas espetaculares no terço final do jogo, ajudou o time a segurar o importante resultado. Veja o que escrevemos na oportunidade: Blog do FelipaoBfr: Depois de vencer o Inter no sul, o Bota vai à BH e...



Para o jogo desta quarta, o curto tempo entre as partidas não permitiu a recuperação do lateral Diogo Barbosa para o difícil compromisso diante do Inter. O time colorado ocupa a 17a. posição com 33 pontos, vem de duas vitórias seguidas em casa mas ainda luta pra deixar a zona de rebaixamento. O ala, que vinha sendo um dos maiores destaques da equipe jogando improvisado pelo meio mais próximo de Camilo, fica de fora por tempo indeterminado já que a lesão no tornozelo esquerdo do atleta é mais grave do que parecia na primeira avaliação.

Bruno Silva também não joga. Levou o terceiro cartão amarelo da segunda série e fica de fora do jogo. Com isso, a tendência é que o treinador promova a entrada de Dudu Cearense na posição e mantenha o esquema com três volantes utilizado contra o Figueira. O restante do time deve ser o mesmo que iniciou o jogo de domingo, com grandes possibilidades de Sassá ocupar a vaga de Vinícius Tanque.

Esse é o panorama para a partida com perspectivas reais de mais uma vitória alvinegra em casa mesmo que o Inter venha animado com Vitinho voltando a ser o matador colorado ao marcar os gols das últimas duas vitória dos gaúchos na competição.


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ X INTERNACIONAL-RS


Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de outubro de 2016, na quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)

Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA-SC) e Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG)

BOTAFOGO:
 Sidão; Alemão, Joel Carli, Emerson Santos e Víctor Luís; Aírton, Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense e Camilo; Neilton e Sassá.
Técnico: Jair Ventura

INTERNACIONAL:
 Danilo Fernandes; William, Paulão, Eduardo e Ceará; Rodrigo Dourado, Anselmo, Valdívia, Alex e Gustavo Ferrareis; Vitinho.
Técnico: Celso Roth


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


terça-feira, 11 de outubro de 2016

Depois de bater o Figueira fora, Bota treina visando o jogo contra o Inter na Ilha




O Fogão segue rumo a Libertadores e dessa vez o
 é contra o Inter. Vai pegar Fogo (@ArenaBotafogo)
O Botafogo se reapresentou ontem em General Severiano após a importante vitória sobre o Figueirense no Orlando Scarpelli-SC por 1 a 0. O resultado colocou o Glorioso na porta do G6, com 44 pontos. Os jogadores que iniciaram a partida em Florianópolis fizeram atividades regenerativas na academia enquanto os reservas, reforçados de Sassá, Pimpão e Dudu Cearense, participaram de um treino técnico sob comando de Jair Ventura.

Hoje o time voltou à General para o último treino antes do confronto com o Internacional, amanhã, às 21h45, na Arena Botafogo que deve receber um bom número de alvinegros. A Torcida programou uma grande festa para a chegada do time ao estádio em retribuição à boa campanha do grupo na competição.

A molezinha de só jogar nos fins de semana acabou pelo menos nas três próximas rodadas. O período maior entre as partidas permitiu a recuperação física de jogadores e aprimoramento dos fundamentos que se refletiram em vitórias importantes da equipe - na supremacia física e técnica contra o Corinthians e na paciência e perseverança contra o Figueirense.

Registrávamos na resenha de pré-jogo (clique e veja: Blog do FelipaoBfr: Domingo é contra o Figueira: Pra cima deles Fogão!... ) que os resultados da 29a. rodada iniciada na quarta-feira nos obrigava a vencer o jogo no domingo pra nos mantermos vivos na briga e à frente dos concorrentes diretos pelo G-6 e foi isso que aconteceu... 


Tabela atualizada após o fechamento da 29a. rodada. 
O Botafogo em 9o., perdeu uma posição (SporTV)
Com mais essa vitória, o Bota subiu duas posições na tabela. Superou Corinthians (42) e Grêmio (43) e atingiu a sétima posição com 44 pontos - um ponto a menos do que o CAP, sexto colocado.

Sob o comando de Jair Ventura, como visitante o Botafogo já venceu o São Paulo no Morumbi, o Cruzeiro no Mineirão, o Vitória no Barradão e agora, o Figueira em Florianópolis num jogo feio e difícil com direito a gol improvável de Bruno Silva nos acréscimos (46') - o mais criticado pela torcida nas redes sociais. Para se ter uma ideia do feito, essa foi apenas a segunda derrota dos catarinenses jogando em casa. Agora, chegou a hora de voltarmos a vencer na Ilha, diante de nossa torcida. Nas duas últimas partidas lá, perdemos para o Santos por 1 a 0 e vencemos o Corinthians por 2 a 0.


Infográfico com as melhores campanhas do 2o. 
turno. O Botafogo está em 3o. atrás apenas
 dos líderes do campeonato (SporTV)
Apesar de ter chegado a 70% de aproveitamento (rendimento de campeão) e ostentar a terceira melhor campanha nas dez primeiras partidas do segundo turno (21 pontos), esse índice cai para 50% considerando-se os 29 jogos disputados até aqui (13v, 5e, 11d).

Com os 44 pontos conquistados ficam faltando dois para garantirmos a permanência na elite, objetivo proclamado por Jair como o mais importante no ano e colocado em segundo plano pela torcida diante das reais possibilidades de alcançarmos uma vaga na Libertadores. 

Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


O curto tempo entre a última e a próxima partida não permitiu a recuperação do lateral Diogo Barbosa para o difícil compromisso desta quarta diante do Inter que ocupa a 17a. posição com 33 pontos, vem de duas vitórias seguidas em casa mas ainda luta pra deixar a zona de rebaixamento. O ala, que vinha sendo um dos maiores destaques da equipe jogando improvisado pelo meio, mais próximo de Camilo, fica de fora por tempo indeterminado já que a lesão no tornozelo esquerdo do atleta é mais grave do que parecia a primeira vista.

Bruno Silva também não joga. Levou o terceiro cartão amarelo da segunda série e fica de fora do jogo. Com isso, a tendência é que o treinador promova a entrada de Dudu Cearense na posição e mantenha o esquema com três volantes utilizado contra o Figueira. O restante do time deve ser o mesmo que iniciou o jogo contra o Fogueira, com grandes possibilidades de Sassá ocupar a vaga de Vinícius: Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor; Airton, Lindoso, Dudu Cearense e Camilo; Neilton e Sassá (Vinícius Tanque).

Esse é o panorama um dia antes da partida com perspectivas reais de vitória em casa mesmo que o Inter venha animado com Vitinho voltando a ser o matador colorado.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.