sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Botafogo encara o Coxa na Arena tentando engatar a sexta vitória seguida no Brasileirão





Chamada para o jogo: Arena Vai Pegar Fogo! 
(Arte do @Heroi_Alvinegro publicada no twitter) 
Com um trabalho coletivo na Arena da Ilha o Botafogo encerrou, na última sexta-feira, a semana inteira de treinamentos que teve após a vitória sobre o Santa Cruz, em Recife, pela 32a. rodada do Brasileirão.

Depois de um folga merecida no último fim de semana que serviu para que jogadores com sinais de fadiga, como Camilo, recuperassem o fôlego nesta reta final do campeonato, Jair Ventura e equipe pegaram firme no condicionamento do grupo para o compromisso contra o Coritiba, às 18h30 deste sábado, na Arena Botafogo, pela 33a. rodada da competição.

Com mais de 13 mil ingressos vendidos antecipadamente, espera-se uma Arena repleta de botafoguenses empurrando o time para mais uma vitória no Caldeirão da Ilha. Seria a sexta vitória do time nas últimas seis rodadas e a quarta seguida jogando em casa - vencemos o Corinthians (2a0), o Inter (1a0) e o Galo (3a2).


Botafogo fará homenagem a Carlos Alberto Torres
 (Foto: Reprodução/Twitter/Botafogo)


O clube vai aproveitar o jogo para prestar homenagens ao jogador, técnico e torcedor alvinegro Carlos Alberto Torres, campeão da Copa Conmebol de 93 como técnico do Botafogo. O Capita, como ficou conhecido após o tricampeonato da Seleção Brasileira de 70 no México, morreu aos 72 anos no começo da semana, vítima de infarto.

Veja como foi a semana de treinamentos e os detalhes da última vitória alvinegra, contra o Santinha, na nossa resenha de meio de semana: Blog do FelipaoBfr: Sem Airton, Jair pode lançar três atacantes no sáb...


A última vez em que os dois adversários se toparam foi no dia 9 de julho, em Curitiba, pela 14a. rodada do campeonato e não saíram do 0 a 0. As equipes perderam muitas oportunidades durante o jogo e Sidão foi o destaque do time alvinegro. Com o resultado, o Botafogo começava a se afastar da degola enquanto o Coritiba, com 15 pontos, terminaria a rodada na zona de rebaixamento. Hoje, a situação é bem mais favorável ao Alvinegro que, na quinta posição com 53 pontos, briga por uma vaga na Libertadores enquanto o Coxa, na 15a. posição com 38 pontos, ainda corre perigo de voltar Z4 nestas seis rodadas que faltam para o final.

Para esse jogo, o Botafogo deve ter a mesma base do time que enfrentou e venceu o Santa Cruz por 1 a 0, em Recife. Airton, que desfalcou o time na última rodada, treinou com o grupo na segunda-feira, voltou a sentir a coxa e só deve voltar contra o Flamengo no próximo fim de semana assim como Diogo Barbosa que, em fase final de transição, trabalha duro para ganhar condições de jogo.

Jair aproveitou a ausência de Airton e de seu substituto natural nas últimas partidas - Dudu Cearense não treinou com o grupo nos últimos dois dias -, para trabalhar o time com três atacantes em vez da formação clássica com os três volantes. Ele tem lançado mão desse artifício no decorrer das últimas partidas e obtido bons resultados com gols e vitórias nos minutos finais, mas nunca iniciou um jogo com essa formação. Dessa forma, Neilton, Sassá e Pimpão podem pintar como alternativa mais ousada para o começo do jogo. Porém, a lógica aponta para uma equipe mais cautelosa com Dudu entrando ao lado de Lindoso e Bruno Silva pelo meio.


Tabela atualizada com os jogos de abertura da 33a.
rodada. Botafogo permanece na 5a. posição (SporTV)
Com a vitória na última rodada, o Glorioso fincou pé no G5 e deixou o Santinha à perigo na zona de rebaixamento. Com 53 pontos, colocamos frente de quatro pontos sobre o Corinthians (6o.) e ficamos a cinco do Santos (4o.) e a seis do Atlético-MG (3o.) que ocupa a última posição do G3 que dá vagas diretas à fase de grupos da Libertadores.

Com uma arrancada espetacular desde que Jair Ventura assumiu o time, o Bota tem a defesa menos vazada e a segunda melhor campanha do returno, abaixo apenas do Palmeiras que lidera a competição. Com 30 pontos somados nessa fase, o aproveitamento chegou a 76,9% com 10 vitórias e 3 derrotas em 13 jogos. Se tomarmos por base todos os 32 jogos disputados até aqui, esse aproveitamento passa para 55% com 16 vitórias, 5 empates e 11 derrotas.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Gráfico com as chances de Libertadores
(SporTV)
Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras com 100% e Flamengo, Atlético-MG e Santos com 99%, já tem seus lugares assegurados na disputa.

Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para 88% após a vitória em Recife e se coloca bem à frente de Corinthians (39%), Atlético-PR (30%), Grêmio (25%) e Fluminense (16% antes do empate com o Vitória ontem), seus concorrentes diretos na disputa.

É com esse espírito e o apoio incondicional da torcida que vamos pra cima do Coxa neste sábado atrás da sexta vitória consecutiva que pode nos deixar em posição privilegia na luta pela vaga na Libertadores. O Coxa jogou no meio de semana pela Copa Sulamericana e vem pro jogo supostamente cansado e com desfalques importante, mas deve ser presa fácil para o Botafogo. É esperar e ver.

FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO x CORITIBA

Local: Arena Botafogo (RJ)
Data: 29 de outubro de 2016, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Herman Brumel Vani (SP)

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Joel Carli, Emerson Santos e Víctor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense e Camilo; Rodrigo Pimpão (Sassá) e Neilton
Técnico: Jair Ventura

CORITIBA: Wilson; Dodô, Walisson Maia, Juninho e César Benítez; João Paulo (Amaral), César González e Juan (Ruy); Leandro, Iago e Kazim
Técnico: Paulo César Carpegiani

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Sem Airton, Jair pode lançar três atacantes no sábado




 Cerca de 12 mil ingressos vendidos para 
Botafogo e Coritiba. #VaiPegarFogo!
O Botafogo encerra nesta sexta-feira a semana inteira de treinamentos que teve após a vitória sobre o Santa Cruz, em Recife, pela 32a. rodada do Brasileirão.

Depois de um folga merecida no último fim de semana, os jogadores se apresentaram na segunda-feira em Genaral Severiano, treinaram terça e quarta na Arena, voltaram a General na quinta e encerram amanhã, no mesmo local, a preparação para o compromisso contra o Coritiba marcado para às 18h30 de sábado, na Arena Botafogo, pela 33a. rodada da competição, quando teremos homenagens do clube e torcida ao alvinegro Carlos Alberto Torres, técnico campeão da Copa Conmebol de 93 pelo Botafogo, que nos deixou no começo da semana aos 72 anos.

Com uma venda antecipada de 12 mil ingressos e com a manutenção do acordo de meia entrada para as TO, espera-se uma Arena lotada a exemplo do que ocorreu no jogo contra o Galo, quando mais de 15 mil botafoguenses compareceram ao estádio e empurraram o time para mais uma vitória no Caldeirão da Ilha.

Na última vez que esteve em campo, o time venceu o Santinha por 1 a 0 mesmo sem jogar bem. Rodrigo Pimpão marcou o gol único da partida aos 41' da etapa complementar em mais uma vitória com gols acontecendo nos finais das partidas - no caso, a quarta em cinco vitórias seguidas nas últimas cinco rodadas.

Para saber detalhes do jogo e como começou a semana de treinamentos, leia: Blog do FelipaoBfr: Depois do descanso no fim de semana Botafogo volta...


Tabela atualizada após a 32a. rodada. Botafogo
permanece na 5a. posição com 53 pontos (SporTV)
Com mais essa vitória, o Alvinegro fincou pé no G5 e deixou o Santinha à perigo na zona de rebaixamento. Com 53 pontos somados, colocamos frente de quatro pontos sobre o Corinthians (6o.) - nosso principal perseguidor -, e ficamos a cinco do Santos (4o.) e a seis do Atlético-MG (3o.) que ocupa a última posição do G3 que dá vagas diretas à fase de grupos da Libertadores.

Com uma arrancada espetacular no segundo turno, o Glorioso tem a defesa menos vazada e a segunda melhor campanha dessa fase, abaixo apenas do Palmeiras que lidera a competição. Com 30 pontos somados no returno, o aproveitamento chegou a 76,9% com 10 vitórias e 3 derrotas em 13 jogos (sem empates). Se tomarmos por base todos os 32 jogos disputados ao longo da competição, esse aproveitamento passa para 55%, com 16 vitórias, 5 empates e 11 derrotas.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Gráfico com as chances de Libertadores
(SporTV))
Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras com 100% e Flamengo, Atlético-MG e Santos com 99%, já tem seus lugares assegurados.

Já o Botafogo teve suas chances ampliadas para expressivos 88% após a vitória em Recife, bem à frente de Corinthians (39%), Atlético-PR (30%), Grêmio (25%) e Fluminense (16%), seus concorrentes diretos na disputa.

Voltando aos treinamentos, durante a semana os jogadores alternaram atividades físicas específicas com trabalhos técnicos e táticos coletivos, alguns deles sem registros da imprensa. A novidade ficou por conta da participação de jogadores da base que passaram a integrar o grupo de profissionais, antecipando etapas do planejamento de 2017. Marcinho, Marcelo, Bochecha, Matheus Fernandes,Yuri, Pachu e Renan Gorne estão agora sob o comando direto de Jair Ventura.

Em relação ao time que enfrenta o Coxa na Arena, deve ter a mesma base daquele que venceu o Santa em Recife. Depois de desfalcar o time na última rodada, Airton treinou com o grupo na segunda-feira mas voltou a sentir um desconforto na coxa. Na terça, ficou na academia fazendo trabalhos à parte do grupo e segue como dúvida para sábado.

Em fase final de transição, o lateral Diogo Barbosa apareceu em campo mas não participou das atividades realizadas pelo grupo. Fez trabalhos específicos com a equipe de preparação física e não deve ser utilizado.

Em entrevista nesta quinta após o treino, Jair Ventura deixou no ar a possibilidade de utilizar três atacantes em vez da formação com os três volantes. Ele tem lançado mão desse artifício no decorrer das últimas partidas e obtido bons resultados. Com isso, Pimpão, Neilton e Sassá podem começar o jogo com Dudu Cearense, substituto natural de Airton, ficando como opção no banco para o segundo tempo. Dessa forma teríamos uma formação mais ofensiva aos moldes daquela que utiliza Diogo Barbosa como falço meia, mais próximo de Camilo: Sidão; Alemão, Carli, Emerson e Vitor Luis; Lindoso, Bruno Silva e Camilo; Pimpão, Sassá e Neilton. É aguradar e ver!

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Depois do descanso no fim de semana Botafogo volta à trabalhar duro de olho no Coritiba




Infográfico com as cinco vitórias consecutivas do
Botafogo dentro e fora de casa (Imagem da internet)
Depois de um folga merecida no último fim de semana, os jogadores alvinegros se apresentaram na tarde desta segunda-feira em General Severiano, dando início à semana completa de treinamentos. O próximo compromisso da equipe será contra o Coritiba na Arena Botafogo, no sábado (29), às 18h30, pela 33a. rodada do Brasileirão.

Com uma venda antecipada de 5 mil ingressos já no primeiro dia de comercialização, espera-se um bom público na Arena a exemplo do que ocorreu no jogo contra o Galo, quando mais de 15 mil botafoguenses compareceram ao estádio e empurraram o time para mais uma vitória em casa.

Já na quarta-feira, fomos à Recife encarar o Santa Cruz em jogo isolado pela 32a. rodada, antecipado a pedido da TV. Mesmo sem jogar bem, vencemos por 1 a 0 com gol de Rodrigo Pimpão nos minutos finais (41'). Essa foi a quarta das cinco vitórias consecutivas do Botafogo na competição com gols acontecendo após os 40 minutos.

Nenhum dos times se sobressaiu na primeira etapa mas o jogo ganhou intensidade e emoção no segundo tempo com lances de perigo para os dois lados. Com substituições ousadas dos teinadores, o jogo ficou mais aberto e as equipes partiram para tentar a vitória a qualquer custo. O Botafogo sofreu muito com as investidas de Keno mas acabou levando a melhor com Pimpão escorando de cabeça um cruzamento pelo alto do lateral Alemão.


Tabela atualizada após a 32a. rodada. Botafogo
permanece na 5a. posição com 53 pontos (SporTV)
Com o resultado, o Alvinegro fincou pé no G5 e deixou o Santinha em péssimas condições na zona de rebaixamento. Com 53 pontos, botamos frente de quatro pontos sobre o Corinthians (49), nosso principal perseguidor, e ficamos a cinco pontos do Santos (58), que está imediatamente à nossa frente, e a seis do Atlético-MG (59) que integra o G3 que dá vagas diretas na Libertadores.


A nossa expectativa, revelada na resenha de pré-jogo (veja: Blog do FelipaoBfr: Botafogo enfrenta o Santa no Recife tentando se fi...) era que, mesmo com o cansaço demonstrado no segundo tempo contra o Galo, o Glorioso conseguisse engatar a quinta vitória seguida mesmo jogando fora de seus domínios. E foi isso que aconteceu...


Agora, o Bota tem a defesa menos vazada e a segunda melhor campanha do returno, abaixo apenas do Palmeiras. Isso equivale a um aproveitamento de 76,9% nessa fase. São 10 vitórias e 3 derrotas em 13 jogos - 30 pontos - sem ter empatado uma única vez. Já, considerando-se os 32 jogos disputados nos dois turnos, esse aproveitamento passa para 55% com 16 vitórias, 5 empates e 11 derrotas.


Clique e veja a tabela de classificação completa e os próximos jogos do Botafogo pelo Brasileirão: http://felipaodf.blogspot.com.br/p/classificacao-carregando.html


Gráfico com as chances de
Libertadores (InfoBola)
Com relação as vagas para a Libertadores, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos já tem seus lugares assegurados com 100% e 99% de chances de classificação. Com a vitória sobre o Santinha, o Botafogo passou de 62% para expressivos 85% nessa briga, bem à frente do Atlético-PR (39%) - antes do jogo contra o América-MG -, Corinthians (35%), Grêmio (23%) e Fluminense (16%) seus concorrentes na disputa.

Voltando aos treinamentos, a segunda-feira foi de muito trabalho para o grupo. Os jogadores tiveram uma tarde dura de trabalhos físicos com a participação de jogadores da base que passam a integrar o grupo depois de ficarem de fora da Copa do Brasil Sub-20. Marcinho, Marcelo, Bochecha, Matheus Fernandes e Yuri estão agora sob à supervisão de Jair Ventura.

A boa nova da reapresentação ficou por conta da presença de Airton que desfalcou o time na última rodada mas, recuperado de dores na coxa, deve integrar a equipe que enfrenta o Coxa na Arena.

Em fase final de recuperação, o lateral Diogo Barbosa também apareceu no campo mas não participou das atividades realizadas pelo grupo. Fez trabalhos específicos com a equipe de preparação física e não deve ser utilizado no próximo jogo.

Amanhã, pela manhã, o grupo se apresenta na Arena da Ilha para mais um dia de treinamento, dessa vez com trabalhos coletivos visando a formação da equipe que enfrenta o Coxa.

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com