sexta-feira, 17 de maio de 2019

Botafogo deixa o conforto do Rio com três vitórias e inicia maratona de jogos encarando o Goiás




Domingo é dia de FOGÃO no Brasileirão! Uma nova decisão 
em nossa temporada em que lutaremos por mais uma vitória!
 #VamosFOGO ⭐️ (Botafogo de Futebol e Regatas)
O Botafogo deixa o conforto do Rio após uma sequência de três partidas na cidade e inicia uma pequena maratora de jogos visitando o Goiás pelo Campeonato Brasileiro. O jogo é  válido pela 5a. rodada da competição que tem início neste sábado com Fluminense e Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo, Palmeiras e Santos.

Com três vitórias na bagagem e nove pontos na tabela, o Glorioso tenta engatar a quarta no campeonato e a primeira do time fora de casa - o Botafogo foi derrotado pelo São Paulo na estreia (2 a 0).

O jogo em Goiânia está marcado para às 16h de domingo (19) no Serra Dourada. O estádio deve receber um grande público já que a torcida local está muito empolgada com a última vitória do Esmeraldino e o Botafogo tem grande contigente de torcedores no Centro-Oeste. Só de Brasília deve partir uma grande leva de torcedores tal o movimento de pré-jogo na Capital. A torcida alvinegra terá direito a 3.800 ingressos de uma carga total de 33.040. Os preços para visitante são: Cadeira inteira – R$ 80,00 | Meia R$ 40,00.


VITÓRIA GLORIOSA! Com gol de Alex Santanna, Botafogo 
vence o Fluminense no Clássico Vovô! (@FoxSportsBrasil)
O grupo já está na capital goiana onde fez um treino de ajustes hoje no CT do Atlético-GO. O time que entra em campo deve ter a mesma base daquele que venceu o Fluminense domingo no Maracanã. 

Depois de estrear com derrota para o São Paulo, o Bota aproveitou bem os três jogos no Rio. Venceu o Bahia por 3 a 2 e Fortaleza por 1 a 0 no Nilton Santos e bateu o Fluminense por 1 a 0 como visitante no Maracanã - o quarto adversário tricolor nas quatro primeiras rodadas do campeonato.

Dessa vez os comandados de Barroca não conseguiram sustentar a premissa do trabalho do treinador de buscar maior posse de bola do que o adversário, sabidamente um concorrente de respeito no quesito.

Não se pode brigar com os números. O time comandado por Fernando Diniz teve quase o triplo de finalizações a mais no jogo (21 x 8), mais chances reais de gol (6 x 2), quatro vezes mais bolas levantadas (24 x 6), mais que o dobro de escanteios (8 x 3), um índice invejável de  passes certos (383 x 164), mas parou na falta de objetividade dos seus atacantes e na atuação destacada do arqueiro alvinegro. 

Quando conseguiram vencer as linhas defendidas por Gatito, teve o gol de Matheus Ferraz anulado pelo VAR. O atacante Pedro estava impedido ao participar do lance no início da jogada. O Glorioso foi paciente para aguentar a pressão tricolor enquanto foi preciso e cirúrgico no gol único da partida marcado por Alex Santana.

Como abriam a rodada no sábado, o Botafogo dormiu provisoriamente para 2a. posição enquanto o adversário amargou a terceira derrota no campeonato se posicionando na 14a. posição até o desfecho da rodada. 

Muito vulnerável pela direita no primeiro tempo - Fernando começou o jogo muito inseguro -, o Fluminense tratou de concentrar a maioria das investidas ao ataque em cima do lateral. Voltando do intervalo, Barroca acertou a cabertura do setor e isso equilibrou o jogo. Tanto que aos 26 minutos Alex Santana apareceu livre na área para marcar o gol único da partida após longa troca de passes entre alvinegros. Na conclusão, Jonathan cruzou livre da esquerda para a cabeçada certeira do volante-artilheiro.

O jogo esquentou de vez... Logo em seguida, o mesmo Alex iria perder uma oportunidade de ouro para ampliar. Driblou o goleiro Rodolfo com facilidade e fez o mais difícil ao chutar para fora na conclusão. Diego Souza também perdeu gol feito ao isolar uma bola que recebeu na área numa sobra de um escanteio. 


No post de pré-jogo falávamos do duelo anunciado pela posse de bola entre os pupilos de Barroca e Diniz e da busca insensante dos dois times pela vitória: "Pensando em manter sequência de vitórias no Rio, Botafogo encara o Fluminense no Maracanã". Clica no link e veja:  http://bit.ly/2VbL1Uk


TABELA ATUALIZADA! A classificação do Campeonato 
Brasileiro ficou dessa forma após os jogos da 4ª rodada. 

Como está a situação do seu time? (@FoxSportsBrasil)
Com o fechamento da quarta rodada, o Botafogo que estava na 6a. posição pulou para a 5a. com nove pontos ganhos (3v,1d), se posicionando na área de classificação para a Libertadores.

O atual líder é o Palmeiras de Felipão com 10 pontos seguido por Santos (2o.) e São Paulo (3o.) com a mesma pontuação. O Atlético-MG vem em 4o. com os mesmos 9 pontos do Botafogo que continua sendo o Carioca mais bem colocado na competição. 

Já o temível Z-4 está formado pelo CSA com 3 pontos, Grêmio e Avaí com 2 e Vasco da Gama que segura a lanterna com 1 ponto ganho até agora.


O técnico Barroca finalizou a preparação da equipe na sexta-feira no Nilton Santos, deu entrevista à imprensa e não fez mistério quanto a escalação para o jogo. O meia João Paulo que havia sido poupado no clássico do último fim de semana foi liberado, treinou com desenvoltura e garantiu uma vaga entre os titulares.

Alex Santana, autor do gol da vitória contra o Flu que voltou à equipe justamente na vaga de J. Paulo, foi confirmado por Barroca no time principal e integra o quarteto de meio campo com Gustavo Bochecha e Cícero. Dessa forma, quem deixa a equipe é o atacante Pimpão que não vem rendendo tudo que pode nos últimos jogos e fica como opção no banco de reservas.


Calendário de jogos do Botafogo no Brasilirão.
Nos dias 22 e 29 o time ainda enfrenta o Sol de
 América-PAR pela Copa Sul-Americana, 
primeira em Assunção. (App do Botafogo)



Gatito está confirmada no gol alvinegro assim como Fernando Costanza na lateral direita. Carli e Gabriel formam a dupla de zaga e Jonathan, que foi bem no clássico e deu a assistência para o gol de Alex, está confirmado na esquerda.

Na frente, Erik faz dupla com Diego Souza. O meia-atacante que vem tendo boas participações atuando como pivô, vive a expectativa de marcar o seu primeiro gol no campeonato. D. Souza marcou apenas uma vez desde que chegou ao clube. Foi dele o gol de abertura da goleada de 4 a 1 sobre a Portuguesa no Campeonato Carioca.  

É com essa formação que Barroca tentará a quarta vitória seguida no campeonato e a primeira do time longe de casa.

Em caso de vitória contra os Esmeraldinos, o Glorioso se posicionará com destaque na tabela e confirmará o segundo melhor começo de campeonato na era dos pontos corridos.


Como dizíamos no jogo anterior, os três pontos são perfeitamente possíveis mesmo jogando na casa do adversário que contará com grande apoio de sua torcida. O Goiás faz uma boa campanha com 6 pontos ganhos e ocupa a 10a. posição na tabela . Vem de uma vitória por 2 a 1 sobre o Ceará no Serra Dourada e quer repetir a dose contra o Fogão.


Vamos torcer para que as coisas aconteçam favoravelmente. A torcida alvinegra no centro-oeste merece muito.





FICHA TÉCNICA
GOIÁS X BOTAFOGO


Data/Hora: Domingo, 19 de Maio de 2019 - 16h
Local: Serra Dourada - Goiânia - GO 

Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Árbitro de Vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

GOIÁS: Tadeu; Daniel Guedes, David Duarte, Yago e Jefferson; Geovane, Léo Sena (Yago Felipe) e Giovanni Augusto; Michael, Leandro Barcia e Júnior Brandão.

 Técnico: Claudinei Oliveira

BOTAFOGO: Gatito; Fernando, Carli, Gabriel e Jonathan; Bochecha, Alex Santana, Cícero, João Paulo; Erik e Diego Souza.

Técnico: Eduardo Barroca



Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar!




Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Barroca confirma formação com João Paulo no meio e sem Rodrigo Pimpão


Treino do Botafogo contou com uma mudança relevante na atividade desta sexta-feira, pouco antes da delegação embarcar para Goiânia 




Barroca comanda o treino do Botafogo, sexto colocado do Brasileiro (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


No treino desta sexta-feira, realizado no campo anexo do Estádio Nilton Santos, Eduardo Barroca promoveu uma alteração na equipe titular: João Paulo, recuperado de um desconforto no adutor da perna esquerda, entrou na vaga de Rodrigo Pimpão para a atividade principal. 


O técnico do Botafogo comandou um treino de titulares contra reservas já visando a partida deste domingo, contra o Goiás, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada. A formação, com quatro meio-campistas, foi composta por: Gatito, Fernando, Carli, Gabriel, Jonathan; Bochecha, Cícero, João Paulo e Alex Santana; Erik e Diego Souza.



João Paulo ficou de fora da última rodada, quando o Botafogo venceu o Fluminense, no Maracanã (Foto: Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Inicialmente, a formação dos reservas, por sua vez, contou com Diego Cavalieri; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Helerson e Gilson; Rickson, Jean, Leo Valencia; Luiz Fernando, Rodrigo Pimpão e Igor Cássio. Aos poucos, o comandante fez diversas alterações e paralisou para dar orientações, como de praxe.


Em entrevista coletiva concedida após o treino, Barroca confirmou a escalação com quatro meio-campistas.


- A ideia de quatro meio-campistas é ter mais equilíbrio. Pimpão é muito importante pra gente. Vamos ver o que o jogo traz pra gente de problemas, para resolvermos durante a partida.


Neste momento, o Botafogo ocupa a sexta posição do Brasileirão, com nove pontos conquistados em 12 possíveis, e viaja para Goiânia ainda nesta sexta-feira. Mandante, o Goiás está em 10º lugar.


Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Primeira vez: agora no Botafogo, Erik reencontra o Goiás e o Serra Dourada após quase quatro anos


Desde o fim de 2015, atacante passou ainda por Palmeiras e Atlético-MG sem enfrentar o clube que o revelou: "A vida seguiu. Espero que o Botafogo seja feliz nessa partida"


André Durão



Categorias de base, primeiro jogo como profissional, estreia nas principais competições do país. Erik e Goiás têm uma relação especial, que será relembrada às 16h deste domingo, no Serra Dourada. Quase quatro anos depois de deixar Goiânia, o atacante enfrentará o ex-time pela primeira vez, agora com a camisa do Botafogo, clube com o qual também se identifica muito.


- Fiz todo o processo para me tornar um profissional no Goiás, cheguei no profissional, fiquei três anos, vivi um momento muito especial da minha carreira, que foi ter sido revelação do Campeonato Brasileiro, realizei o sonho de jogar a Série A, Copa do Brasil e Sul-Americana.


"Não escondo que sou muito grato por tudo que fizeram por mim, pelo o que vivi ali. E a vida seguiu, agora um reencontro depois de muitos anos. Espero que o Botafogo seja feliz nessa partida", disse Erik ao GloboEsporte.com.



Erik reencontrará Goiás pela primeira vez neste domingo — Foto: Wildes Barbosa/O Popular


Erik fez seu primeiro jogo como profissional em 2014, contra o Anapolina, pelo estadual. No mesmo ano foi eleito atleta revelação do Campeonato Brasileiro. O bom desempenho com a camisa esmeraldina despertou os interesses de outros clubes, e ele acabou deixando a capital goiana após a temporada 2015. Passou por Palmeiras e Atlético-MG até chegar ao Botafogo e ainda não enfrentou o Goiás.



Erik chegou no Goiás ainda criança — Foto: Divulgação


O atacante não nega o carinho que nutre pelo time que o revelou e por Goiânia, onde viveu por muitos anos.


- São quase 40 gols que fiz pelo clube, a maioria no Serra Dourada. Momento especial retornar a um lugar que conheço, onde joguei muitas partidas como profissional. A primeira como profissional e a última pelo Goiás foram lá. Lugar que conheço muito bem.



Pelo Goiás, Erik foi a revelação do Brasileirão — Foto: Marcos Riboli


Esse conhecimento de Erik sobre o Goiás e o Serra Dourada será útil a Barroca para o jogo do próximo domingo, quando o Botafogo tentará emplacar a quarta vitória seguida no Brasileirão. Para buscar os primeiros três pontos longe do Rio, Erik garante que vai dar dicas aos companheiros.



- É sempre importante ter uma semana para trabalhar. O professor Barroca vem fazendo um lindo trabalho no dia a dia. Goiânia é um lugar que conheço muito bem, o Serra Dourada mais ainda. Vou procurar ajudar os colegas com o máximo de dicas que eu puder dar, mas o maior segredo vai estar na nossa dedicação. É fazer tudo o que o professor pedir, deixar sempre raça e o nosso melhor dentro de campo, que tenho certeza que o Botafogo ganhará com isso.



Com oito gols, Erik é o artilheiro do Botafogo no ano — Foto: Andre Durão


Depois que deixou o Goiás, Erik atuou na capital goiana em apenas uma oportunidade. Em outubro de 2017, entrou no segundo tempo da vitória do Palmeiras por 3 a 1 contra o Atlético-GO, mas a partida foi realizada no Estádio Olímpico e não no Serra Dourada. Para este domingo, no reencontro com o ex-clube e com o estádio onde foi feliz, o atacante aguarda uma mistura de emoções, mas já deixou avisado: o foco estará no Botafogo.


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Boas ideias, posse, intensidade e resultados: o primeiro mês de Eduardo Barroca no Botafogo


Apresentado no dia 16 de abril, jovem treinador de 37 anos muda a cara do Alvinegro, cai nas graças da torcida e cumpre meta de resultados a curto prazo




Barroca mudou a cara do Botafogo com desempenho e resultados a curto prazo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Apresentado dia 16 de abril, Eduardo Barroca completa um mês no comando do Botafogo nesta quinta-feira. Parece pouco tempo, mas muita coisa mudou no Alvinegro desde então. Principalmente em desempenho e resultado. Eliminado precocemente do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil, a equipe ganhou outra cara sob o comandado do jovem treinador e venceu três dos quatro primeiros jogos do Campeonato Brasileiro. É o melhor início desde 2007.


- Foi um primeiro mês muito agradável, principalmente em termos de resultados. O Barroca tem umas ideias de jogo muito legais, diferente do que acontece no futebol.


''Ele tem o grupo na mão, executa muito bem o trabalho. O que ele pede a gente tem conseguido, que é intensidade sem a bola, posse, saber o momento certo de atacar'', resumiu o zagueiro Gabriel.


Em sua apresentação, o treinador repetiu diversas vezes as palavras coragem e protagonismo. E vem demonstrando isso dentro de campo. Desacreditado no início da competição, o Botafogo ocupa a quinta posição com nove pontos em 12 possíveis, alcançando um dos objetivos citados por Barroca: resultados a curto prazo. Tem ainda o jogador com mais passes certos (Gabriel), com mais desarmes (Bochecha) e é o quarto time com mais posse de bola na média (53%).


Confira o efeito Barroca:


Estilo de jogo

O Botafogo em campo é outro com Barroca. A escalação não mudou tanto, mas o estilo de jogo é outro. O treinador se baseia em fatores posse de bola, controle da partida, troca de passes e intensidade. Foi o suficiente para transformar um time desacreditado naquele que empolga a torcida.


- Eu entendo que tentar ter o controle do jogo é uma ferramenta para ter mais chances para sua equipe e menos para o rival. Mas não acho que a posse da bola tem uma importância tão grande como as pessoas falam, é apenas uma ferramenta dentro do jogo - opinou Barroca recentemente.

Contra o Fortaleza, o gol da vitória saiu após uma troca de 19 passes. Diante do Flu, roteiro parecido: 18 passes e gol de Alex Santana. Dois lances (reveja abaixo) que resumem bem o estilo Barroca.



 Botafogo F.R. ✔@Botafogo

O Fogão trocou 19 passes até a conclusão de Alex Santana, que fez o gol da vitória alvinegra na ultima rodada. Paciência para valorizar a posse e encontrar espaços! Seguimos trabalhando forte para evoluir! #VamosFOGO



 Botafogo F.R. ✔@Botafogo

Calma pra sair da pressão, paciência para circular a posse e precisão para concluir em gol! Fogão tocou 18 vezes na bola até a cabeçada de Alex Santana! Seguimos trabalhando para evoluir! #VamosFOGO


Peças

A escalação do Botafogo com Barroca não é muito diferente daquela que era utilizada por Zé Ricardo. A principal alteração foi a entrada de Gustavo Bochecha, que se destacou na base com o atual treinador, na função de primeiro homem à frente da defesa. Pimpão também reapareceu entre os titulares, assim como Carli voltou a ser titular após lesão. Na direita, Fernando ganhou a posição de Marcinho. O esquema, sim, é diferente: agora o Alvinegro atua no 4-1-4-1.



O Botafogo de Barroca até agora — Foto: GloboEsporte.com



Resultados

O desempenho melhorou e os resultados apareceram. Na única derrota, diante do São Paulo, o Botafogo ainda assim jogou bem e chegou a ter mais posse de bola do que o rival. Em seguida, três vitórias. Contra o Bahia, a melhor atuação - principalmente no primeiro tempo. Diante do Fortaleza, paciência e organização para superar um jogo equilibrado. Já no clássico contra o Fluminense, o rival foi superior. Mas ainda assim o Botafogo soube sofrer e venceu por 1 a 0.


Os nove pontos em 12 possíveis fizeram o Botafogo alcançar o seu melhor início de Brasileirão desde 2007.


''O Barroca conseguiu encontrar um padrão de jogo, deu confiança a quem precisava e fez um jogo bem jogado. O torcedor hoje está feliz com o que tem visto em campo. Time com personalidade com a bola, consegue envolver os adversários e os resultados tem aparecido''.


- Uma sequência de três vitórias no Brasileiro é algo maravilhoso, todo o mérito para ele por ter conseguido reestruturar o time e fazer ele jogar o que está jogando - frisou Diego Souza.



Botafogo F.R. ✔@Botafogo Professor Barroca apontou o caminho! Vamos juntos por mais um triunfo! #VamosFOGO



Fonte: GE/ Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro