sábado, 24 de março de 2018

Com méritos, Botafogo e Fluminense decidem a Taça Rio no Maraca. Vamos com tudo pra cima deles...




É FOGO! Domingo tem decisão da Taça Rio no Maraca!
#VamosGanharFogo ⭐️ (Botafogo de Futebol e Regatas
Quarta-feira passada, no Nilton Santos, o Botafogo abriu as semifinais da Taça Rio com uma vitória empolgante contra o Vasco (3 a 2) de virada. Com o resultado, o Glorioso se classificou para a final devolvendo o placar do último jogo - partida em que o atleta João Paulo foi vítima de entrada desleal do jogador Rildo  que foi advertido com o cartão amarelo quando deveria ser expulso sumariamente pela arbitragem. Para maiores detalhes sobre os fatos e a partida, veja o nosso post: De olho na Taça Rio, Botafogo e Vasco duelam novamente no Nilton Santos...


Já na quinta-feira, assistimos o embate entre Fluminense e Flamengo de camarote. Era a outra semifinal. Daí sairia o nosso adversário de domingo. Os adversários não passaram de um empate em 1 a 1 e o time de Abel ficou a vaga já que tinha a vantagem do empate por ter passado em primeiro no Grupo B.

A final da Taça Rio, marcada para hoje, às 16h, no Maracanã, além de consagrar o campeão do turno, definirá confrontos e vantagens (jogar pelo empate) entre os quatro classificados para a fase decisiva do campeonato conforme aponta o confuso regulamento.



Veja as possibilidades ao lado, lembrando que na decisão entre Botafogo e Fluminense de hoje, não há qualquer tipo de vantagem (se houver empate no tempo normal, o campeão sairá em disputa de pênaltis):

- se o campeão da Taça Rio for o Botafogo, as semifinais do campeonato ficariam no seguinte formato: Flamengo x Vasco na próxima quarta-feira e Botafogo x Fluminense na quinta, com os dois jogos sendo disputados no Maracanã e vantagens para os dois primeiros (Fla e Bota);

Infográficos do SporTV
- caso o Fluminense seja o campeão, as semifinais apontariam os seguintes confrontos: Flamengo x Botafogo na quarta-feira e Fluminense e Vasco na quinta, também no Maracanã, com vantagens para os dois primeiros (Fla e Flu).

Percebe-se dessa forma, o quão é importante vencermos a Taça Rio. Além de levantar o caneco, iríamos para a semifinal geral do campeonato com a vantagem do empate, isso contra o mesmo adversário - o Fluminense.

A julgar pelo que vimos dos confrontos semifinais, teremos um Clássico Vovô de grandes emoções. Abrindo os confrontos, Botafogo e Vasco fizeram um jogo de pouca técnica mas eletrizante, digno mesmo de suas tradições. Talvez o melhor jogo do campeonato que vi até agora. Os times sofreram muitos com as bolas altas mas compensaram as deficiências com vontade e perseverança na busca da vitória.

Na dinâmica do placar, os torcedores perdiam a fôlego a cada minuto. Foram duas viradas, a última do Bota no final do jogo. O Alvinegro abriu o placar aos 12' com Brenner escorando de cabeça uma assistência perfeita de Leo Valencia pelo alto. O time de Zé Ricardo marcou duas vezes na sequência em cobranças de escanteios de Paulinho. Erazo empatou de cabeça aos 18' subindo mais do que a nossa zaga e Riasco decretou a virada vascaína, também de cabeça, aos 29'. Mas não demorou muito para que o Botafogo igualasse o placar em 2 a 2. Luiz Fernando marcou o seu primeiro gol com a camisa alvinegra em chute forte de dentro da área depois de receber um passe primoroso de Igor Rabello, da intermediária. Assim terminou o 1o. tempo disputado palmo a palmo e dentro da lealdade. Que eu me lembre, foi a melhor arbitragem dos últimos tempos em jogos do Botafogo.

No etapa derradeira, o panorama não se alterou com as duas equipes procurando a vitória a cada momento - cada um com suas armas. No final o Botafogo desencantou. Igor Rabello, depois de ser vaiado no gol do Vasco e dar assistência decisiva para o gol de empate de L. Fernando, se transformou no personagem da partida. Marcou de cabeça o gol da vitória alvinegra colocando o time na final da Taça Rio. Para comemorar, colocou a "touca" e foi pra galera homenagear João Paulo. Foi a primeira vitória em clássicos do time de Alberto Valentim que vibrou muito com o resultado e com o desempenho da equipe. Como disse o amigo Alípio França em sua conta no twitter (@alipiojr): No dia em que a arbitragem não foi protagonista, vencemos o clássico. Simples assim. Somos o @BotafogoOficial. Parabéns a todos os jogadores, parabéns ao Valentim.

Já no clássico de quinta feira, igualmente movimentado, o Flu saiu na frente no primeiro tempo e cedeu o empate ao Fla no fim do jogo. O zagueiro Gum marcou para os tricolores em cobrança de bola parada e Everton empatou para os rubro-negros com um belo chute de fora da área. O Flu ainda teve um gol legítimo anulado pela arbitragem. Seria o 2 a 0 e caixão para o rubro-negro.


Infográfico do Diário do Torcedor (@tweettorcidas)
O estilo "kamikase" de jogo adotado por Valentim, que cria muitas chances lá na frente mas deixa espaços perigosos pelo meio, foi notada novamente no clássico contra o Vasco. Os nossos zagueiros ficam muito expostos ao ataque adversário e vem sofrendo sistematicamente com as bolas alçadas sobre a área. Quando o ataque não coloca a bola na rede, a coisa fica complicada.

Sem João Paulo (que se desdobrava para equilibrar essas linhas) e sem outra alternativa no momento, o técnico teve que lançar mão de Marcelo à frente da zaga adiantando Lindoso para uma zona mais adiante onde tem a incumbência de fazer a transição. Essa formação está longe da ideal já que o volante recém-chegado ao elenco ainda está desentrosado e longe da forma física ideal. Mas é o que temos pro momento e o time precisa compensar essas carências na base da vontade.

Não sabemos se Valentim vai mexer nas peças ou mudar seus conceitos nesses jogos decisivos. A torcida pede a volta de Carli ao time para aumentar a altura da zaga e trazer força e liderança ao setor, mas por enquanto o técnico não se mostra sensível ao pleito. O certo é que Jefferson volta ao time (Gatito está à serviço da seleção paraguaia) e a zaga deve ser mantida mesmo com o baixo rendimento defensivo de Marcinho. Do meio pra frente, não devemos ter mudanças. Marcelo e Lindoso devem seguir como titulares assim como M. Vinicius apesar da apatia com que disputou o clássico. Com isso, Leo Valencia segue atuando deslocado para a esquerda.

No ataque, Luiz Fernando parece ter conquistado a confiança do treinador. Se movimentou bem nos dois últimos jogos em que saiu jogando, apareceu na área para concluir jogadas e marcou o gol de empate no clássico contra o Vasco. Com isso, deve ser confirmado pela direita. Já no comando de ataque, Brenner vem dando conta do recado. Marcou em todos os jogos desde que voltou ao time e já é o artilheiro alvinegro na temporada. Recuperando-se de um desconforto na coxa desde o treino da semana passada, Kieza ainda não está pronto e segue de fora. Já o meia Renatinho, se recuperou e foi relacionado para o banco depois de ficar ausente por todo a 2o. turno. O mesmo acontece com Pimpão e Ezequiel que já foram titulares e perderam as vagas por baixa produtividade.

Ontem teve treino apronto no campo anexo do Nilton Santos mas a equipe que entra em campo hoje só deve ser conhecida momentos antes da partida. Do jeito que vier, temos que torcer por essa vitória. Ela nos daria, além da Taça, vantagens e ânimo extra para as finais. Uma vitória valendo Taça, premiaria o trabalho de Alberto Valentim e esse grupo de jovens que, mesmo sem grande técnica, joga com vontade e entusiasmo à imagem de seu treinador.


FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X BOTAFOGO


Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de março de 2018 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Corrêa Farinha (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

FLUMINENSE: Júlio César, Renato Chaves, Gum e Ibañez; Gilberto, Jádson, Richard, Ayrton Lucas e Junior Sornoza; Marcos Júnior e Pedro
Técnico: Abel Braga

BOTAFOGO:
Jefferson, Marcinho, Igor Rabello, Marcelo Benevenuto e Moisés; Marcelo, Rodrigo Lindoso, Luiz Fernando, Leonardo Valencia e Marcos Vinícius; Brenner
Técnico: Alberto Valentim


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

terça-feira, 20 de março de 2018

De olho na Taça Rio, Botafogo e Vasco duelam novamente no Nilton Santos




É decisão! Vamos fortes! (Botafogo de Futebol e Regatas)
Domingo o Botafogo enfrentou o Vasco pela última rodada da Taça Rio e foi derrotado por 3 a 2.

Mesmo com o resultado adverso, o Alvinegro se credenciou à fazer uma das semifinais deste 2o. Turno, justamente contra o Vasco que ficou em primeiro no Grupo B. A outra semifinal será disputada entre Fluminense e Flamengo, respectivamente, primeiro do Grupo C e segundo do B. Vasco e Fluminense jogam com a vantagem do empate para chegarem à final.

Os dois jogos decisivos estão marcados para o Estádio Nilton Santos. Bota x Vasco na quarta-feira, às 21h45 com transmissão pela TV aberta e o Fla x Flu para quinta, no mesmo horário.

Um componente emocional de grandes proporções e dramaticidade deve influenciar a dinâmica da partida de hoje, disputada três dias depois da primeira. Inegavelmente, o lance que tirou o meia João Paulo daquele jogo aos dois minutos do primeiro tempo e dos gramados por, pelo menos, seis meses estará vivo na memória dos jogadores.

A perda é irreparável para o Glorioso por ser João Paulo o principal jogador do elenco nesse começo de temporada e o maior destaque do time de Valentim até aqui. O jogador Rildo do oponente entrou de sola (uma jogada condenada pelos boleiros e pela regra do jogo) na jogada, supostamente "dividindo" a bola, e provocou a fratura da tíbia e fíbula da perna direita do atleta alvinegro. E pelo conjunto da obra, foi advertido com cartão amarelo por complacência do juiz quando deveria ter sido expulso mesmo que o resultado não fosse tão trágico como foi, tal a "imprudência" e "excesso de vontade" do cruzmaltino.


Todos juntos por você, capitão!  #ForçaJoãoPaulo 
(Botafogo de Futebol e Regatas)
Sob comoção generalizada, João Paulo saiu de campo direto para um hospital onde passou por cirurgia para a estabilização das fraturas enquanto o infrator deixou o jogo posteriormente após sofrer uma luxação no ombro em disputa de bola com o lateral alvinegro.

Na terça-feira o Botafogo conseguir reverter a decisão da FERJ de não punir o árbitro que se omitiu no lance. O mesmo foi suspenso por tempo indeterminado enquanto o jogador que causou a fratura foi denunciado pela Procuradoria do TJD-RJ. O jogador do Vasco foi enquadrado no artigo 254, artigo II, do CBJD por 'praticar agressão física durante a partida'. A pena varia de 4 a 12 jogos.

Veja a manifestação do jogador após a cirurgia: https://www.facebook.com/BotafogoOficial/photos/a.116611105085823.23414.111137502299850/1685555124858072/?type=3&theater


Para a partida de hoje, além de João Paulo, Valentim não poderá contar com Kieza que sentiu a coxa antes do jogo de domingo e não se recuperou a tempo de voltar ao time. Como Renatinho e Matheus Fernandes continuam numa transição interminável, o técnico deverá repetir a base que jogou domingo. Isso implica na manutenção do volante Marcelo na vaga de JP com Lindoso atuando mais adiantado - foi dele o primeiro gol do Botafogo em cobrança de pênalti sofrida por Marcos Vinícius. Por sua vez, o meia deve permanecer no time com Leo Valencia jogando mais deslocado pela esquerda onde parece render mais para o time.

No ataque, Brenner - que marcou de cabeça o segundo gol contra o Vasco em excelente cruzamento de Marcinho pela direita - está confirmado como o camisa 9, restando uma briga entre Ezequiel ou Luis Fernando que entrou bem no jogo pela vaga na direita.

Com os defeitos crônicos do time que se evidenciaram em maiores proporções após o lance trágico com João Paulo (meio de campo escancarado, falta de proteção aos zagueiros e marcação deficiente pela direita), Valentim pode tentar minimizar os problemas com pequenas variações no esquema. A entrada de mais um zagueiro (no caso Carli) seria uma possibilidade assim como a entrada de mais um volante (Bochecha parece ser a única opção disponível no momento). Com isso, um atacante teria que deixar o time: ou Ezequil, que não tem sido eficiente nas partidas ou Valencia que tem oscilado em todos os jogos.

No domingo o Botafogo levou dois gols no fim do primeiro tempo (Riascos aos 36' e Ríos aos 46'), e entregou uma vantagem enorme ao adversário em razão de uma marcação frouxa sobre os atacantes vascaínos. Voltou mais equilibrado pro segundo tempo emocionalmente e conseguiu o empate de forma heroica numa demonstração de que estava com vontade de buscar o resultado. Mas o time mostrou as carências conhecidas - parece mais afoito do que as condições técnicas permitiriam. Deixou espaços imensos na intermediária do que se aproveitou o rápido ataque cruzmaltino. Paulinho deitou e rolou em cima de Marcinho que parecia exausto e perdido na marcação. Tanto foram as vezes que levou perigo ao gol de Gatito que numa delas deu resultado. O atacante vascaíno foi premiado com o gol da vitória quando o Botafogo buscava a virada de maneira atabalhoada. Teve a oportunidade com Pimpão e Brenner mas de novo esbarrou na falta de capricho (ou categoria) de seus atacantes.

Nossa média de gols é muito baixa. Em 13 jogos na temporada (seis pela TGB incluindo a semifinal, um pela CdoB e sete pela TRIO), o ataque alvinegro marcou apenas 14 vezes, índice bem abaixo dos três rivais do Rio. Já havíamos alertado, no post anterior, o estilo "kamikase" de jogo adotado pelo técnico que cria muitas chances mas deixa espaços perigosos pelo meio. Com isso os zagueiros ficam expostos mais do que o aceitável. Veja no post da semana passado: Por vaga na semifinal da Taça Rio, Botafogo e Vasco duelam no Nilton Santos...  


Sem levar em conta as circunstâncias nebulosas que envolveram dois desses jogos, a verdade é que não vencemos nenhum clássico disputado esse ano e hoje temos nova oportunidade. Levamos sete gols em quatro jogos (derrotas por 3x1 e 1x0 para o Flamengo, revés de 3x2 para o Vasco e um empate sem gols contra o Flu) e marcamos apenas três vezes.

Quem sabe o problema se resolva em definitivo com a chegada do uruguaio Rodrigo Aguirre que ontem treinou pela primeira vez no campo após a assinatura de contrato. Ele retornou do Uruguai após conseguir o visto de trabalho e agora aguarda a regularização para estrear no Brasileiro, em abril. O atacante não está inscrito no Carioca e terá que cumprir três jogos de suspensão nos torneios da Commebol. Dessa forma, está fora dos dois jogos contra o Audax Italiano pela Sul-Americana (12/04 e 09/05) e do primeiro da próxima fase caso ultrapasse o time chileno.

Vida que segue... Hoje é contra o Vasco e só a vitória interessa. A classificação para o jogo final da Taça Rio seria importante para levantar o astral do grupo com um "título" e aliviar o caixa alvinegro com as premiações já que precisamos repor a perda temporária do João Paulo.


FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de março de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueirense Corrêa (RJ) e Michael Correia (RJ)

VASCO: Gabriel Félix; Yago Pikachu, Paulão, Erazo e Henrique; Wellington, Leandro Desábato e Evander; Paulinho, Andrés Rios e Riascos
Técnico: Zé Ricardo

BOTAFOGO:
 Gatito Fernández; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Moisés; Marcelo, Rodrigo Lindoso e Marcos Vinícius; Leo Valencia, Ezequiel (Luis Fernando ou Pimpão) e Brenner
Técnico: Alberto Valentim


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar




 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com