quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: o ano em que o Botafogo começou empolgando a torcida e terminou numa completa decepção






Caros amigos alvinegros, estamos na contagem regressiva para o encerramento de mais um ano. É comum nessa época as pessoas e instituições fazerem um balanço de suas atividades avaliando o que foi feito com o intuito de corrigir rumos e planejar ações mais eficazes para o ano que se avizinha. Com a gente aqui do blog não poderia ser diferente.

O Blog do FelipaoBfr (http://felipaodf.blogspot.com.br/) não é uma uma empresa e nem tanto uma instituição que deva prestar contas aos seus associados ou investidores. Somos apenas um veículo de comunicação sem fins lucrativos, dirigido por um torcedor alvinegro que resolveu manifestar o seu botafoguismo escrevendo. E foi com esse propósito que criamos esse espaço onde acompanhamos, descrevemos e opinamos sobre os assuntos que envolvem o Glorioso, mantendo sempre o respeito à instituição e interagindo de forma responsável com os leitores.


Veja a nossa retrospectiva de 2017 e relembre o que foi destaque aqui no ano que se finda. Um ano em que, após a queda na fase de quartas de final da Libertadores para o Grêmio que acabou vencendo a competição e na semifinal da Copa do Brasil para o Flamengo, vice-campeão do Cruzeiro, o grande objetivo do Botafogo passou a ser a conquista de uma vaga para o torneio continental como havia ocorrido em 2016, o que acabou não acontecendo depois do time ter passado a maior parte do campeonato entre os seis primeiros colocados. Um descompasso na condução do grupo na reta final por parte da direção do clube e do comando técnico colocou tudo a perder.

O técnico Jair Ventura, aclamado pelo imprensa mas muito questionado pela torcida pela condução equivocada do grupo na reta final do Brasileirão, assim resumiu o nosso ano: "Resumo o ano em duas partes. Dez meses maravilhosos e um mês muito ruim. Nos primeiros dez meses passamos pela Pré-Libertadores, primeiro lugar na fase de grupos, oitavas de final e paramos nas quartas para o atual campeão da América. Não lembro de uma equipe que tenha feito jogo tão duro contra o Grêmio. Fomos até a semifinal da Copa do Brasil. Saímos por causa do drible do Berrío. Estudo muito os adversários, mas foi um drible que ninguém nunca tinha visto. Nos custou a vaga."

Pois bem, no ar desde 19.03.13, colecionamos mais de 753 posts publicados ao longo desse tempo. Só esse ano já foram 92 abordando o dia-a-dia do clube e propondo temas para discussão entre os torcedores. Já são mais de 395 mil visitas desde a primeira publicação o que dá bem a dimensão que o espaço tomou nesse espaço de pouco mais de quatro anos. São leitores de várias partes do mundo. Do Brasil com 214.260 acessos, Estados Unidos com 127.503, Eslováquia com 15.477, Rússia com 4.297, Alemanha com 4.215, Holanda com 3.549, França com 2.846, República Tcheca com 1.362, com Malásia 1.284, China com 845 entre os dez mais cotados. Agradeço a todos por isso.


Em homenagem aos leitores que acessaram o blog ao longo desse ano, resolvemos publicar o TOP 5 com as matérias mais acessados no ano, como fizemos no ano passado com sucesso:

1- A campeã delas, com 5.660 acessos, foi publicado em 12.05 e tratava da preparação do time para o a estreia no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio depois de ter enfrentado em 02.05 o Barcelona de Guayaquil pela fase de grupos da Libertadores e ser derrotado pelos equatorianos em pleno Nilton Santos. Na ocasião, os times disputavam a liderança do Grupo (1) e a consequente classificação antecipada para a próxima fase da competição. Clique no link e veja:

Botafogo ajusta time para a estreia no Brasileirão, domingo, contra o Grêmio


O Botafogo voltou a treinar ontem no campo anexo do Estádio Nilton Santos se preparando para a estreia no Campeonato Brasileiro em Porto Alegre, contra o Grêmio.

Com o fim da participação no Campeonato Carioca e sem compromissos pela Libertadores e Copa do Brasil, o Glorioso ganhou onze dias de "descanso" até a estreia na maior competição nacional. Esse longo tempo sem jogos foi utilizado para a recuperação dos lesionados (mesmo assim, ainda temos algumas baixas para domingo), aprimoramento técnico e recondicionamento físico do elenco visando o restante da temporada que se apresenta duríssima nas três disputas em que o clube está envolvido... mais »


2- O vice-campeão dos posts mais lidos foi publicado recentemente, em 08.12 e teve 5.115 acessos rapidamente. Tratava da dispensa inesperada de um jogador da base, mais especificamente do time Sub-17, que havia participado da campanha vitoriosa de 2017 como titular da lateral-esquerda. Clique no link e saiba os motivos.

Com surpresa, jogador da base é dispensado pelo clube


Pelo jeito, a restruturação do elenco principal do Botafogo para a próxima temporada, iniciada antes mesmo do último jogo pelo Campeonato Brasileiro, contagiou as categorias de base. O jogador Pedro Basseto do sub-17, que participou da campanha vitoriosa desse ano - Campeão da Taça Rio e Vice do Campeonato Carioca - foi dispensado pelo clube no começo da semana. Segundo informações, com a alegação de que haviam muitos jogadores no Sub-20 e que o clube não iria utiliza-lo.

Isso pode ser o prenuncio de uma reformulação mais profunda também nas categorias de base, refletindo o momento de mudanças estruturais pelo qual passa o clube nesses tempos de contingenciamento de recursos, lembrando que.... mais »


3- O 3o. colocado, com 3.200 acessos, foi publicado no primeiro semestre do ano, mais precisamente no dia 15.04. O tema era a disputa da partida final da Taça Rio contra o Vasco no Nilton Santos com uma equipe formada entre jogadores não relacionados para a viagem à Medelin/ Guayaquil e alguns que retornaram ao Rio após a vitória contra o Nacional, em Medelin, e retornariam para a partida contra o Barcelona em Guayaquil. Clique no link e veja os detalhes:

Botafogo traz jogadores de Medellín e arma time forte para a decisão da Taça Rio contra o Vasco


Mesmo com o foco voltado para a Copa Libertadores onde faz campanha exemplar (*) e lidera o Grupo1 com 6 pontos, o Botafogo abre espaço em seu planejamento para a disputa do título da Taça Rio contra o Vasco no domingo depois de bater o Fluminense por 3 a 1 na semifinal disputado no fim de semana passado. Por acordo, o jogo decisivo será disputado às 16h no Estádio Nilton Santos com o mando compartilhado entre as equipes.

Sendo assim, o Glorioso teve que elaborar um plano mirabolante para trazer de volta ao Rio o seu técnico e mais nove jogadores que estavam em Medellín onde enfrentaram e venceram o Atlético Nacional, por 2 a 0, na noite da última quinta-feira pela segunda rodada do Grupo 1 do torneio continental. Esses atletas se juntaram aos que aqui permaneceram e formam a base da equipe que enfrentará os cruzmaltinos no clássico decisivo de domingo... mais »


4- O 4o. post mais acessado foi publicado em 22.04 e foi consultado 2.895 vezes. Nele fazíamos um relato das condições do time às vésperas da partida contra o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, em Medelin, na Colômbia. Esse jogo antecedeu a partida decisiva contra o Vasco quando estaria em disputa a Taça Rio. Acesse o link e veja a manobra que a comissão técnica elaborou para atender os compromissos nas duas competições.

Com desfalques importantes, Botafogo se prepara para a batalha de Medellín


O Botafogo já está em Medellín onde enfrenta o Atlético Nacional na noite (21h45) desta quinta-feira (13) pela 2a. rodada da fase de grupos da Libertadores. Pelo mesmo grupo (1), o Barcelona de Guayaquil surpreendeu o Estudiantes na terça-feira vencendo os argentinos no Estádio Jorge Luis Hirschi por 2 a 0.

Na primeira rodada dessa fase, o Glorioso já havia vencido os argentinos por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos enquanto o Atlético Nacional foi derrotado pelo Barcelona pelo mesmo placar no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, casa dos equatorianos. Com duas vitórias em dois jogos, o Barcelona lidera o Grupo 1 com seis pontos. O Botafogo permanece em segundo com três enquanto colombianos e argentinos continuam sem pontuar.... mais »


5- Fechando o Top 5 dos posts mais acessados (2.794 acessos) temos a matéria publicada em 06.05 que tratava dos preparativos do Botafogo para a estreia no Brasileirão. Após a derrota inesperada para o Barcelona de Guayaquil no Nilton Santos, a frustração da torcida era grande assim como a sua presença no estádio. Cerca de 34 mil torcedores atenderam ao chamado do clube. No final, resignados com o mal dia da equipe, aplaudiram o time na saída de campo em reconhecimento a bela campanha que vem fazendo no torneio. Clica e veja os desdobramentos:



Fora da disputa das finais do Cariocão, fato comemorado por grande parte dos torcedores nas redes sociais em razão do acúmulo de compromissos do clube nas últimas semanas, e sem mais compromissos pelas outras duas competições desse início de temporada - Libertadores e Copa do Brasil - o Botafogo ganhou onze dias de "descanso" até a sua estreia no Campeonato Brasileiro contra o Grêmio de Renato Gaúcho, dia 14, lá no sul.

Esse longo período sem jogos está sendo utilizado pelo clube para a recuperação dos lesionados (que não são poucos), aprimoramento técnico e recondicionamento físico dos jogadores visando o restante da temporada que se mostra duríssima com jogos em sequência nas três disputas em que o clube está envolvido... mais »


Pois bem, de lambuja, resolvemos acrescentar mais duas publicações que tiveram uma quantidade de visitas significativas como as anteriores, acima dos 2.200 acessos, e que valem a pena a leitura. Cliquem nos links e vejam:

6- (Publicado em 01 de julho, com 2.623 acessos)

Desgastado, Botafogo vai a SP com a missão de bater o Líder do Brasileirão


Depois de uma batalha duríssima na quinta-feira contra o Galo em que foi derrotado por 1 a 0 no Independência pela Copa do Brasil, o Botafogo tenta, mesmo desgastado fisicamente, retomar o caminho das vitórias enfrentando o Corinthians em Itaquera, no domingo, pela 11a. rodada do Brasileirão.

Apesar de, historicamente (*), fazer bons jogos contra o adversário, a tarefa não será nada fácil dessa vez já que o time paulista está invicto, lidera o campeonato com folga (tem 26 pontos contra 22 do Grêmio, segundo colocado) e vem de duas vitórias seguidas. Para se ter uma dimensão da campanha do Corinthians, são oito vitórias e dois empates em dez jogos pelo Brasileirão. Já o Botafogo, patina na tabela e foi derrotado em casa pelo Avaí que, até estão, segurava a lanterna da competição. Mais de 22 mil torcedores assistiram o vexame do time alvinegro no Nilton Santos... mais »


7- (Publicado em 14 de abril, com 2.272 acessos)

Deu onda! Botafogo bate o Campeão da Liberta e a euforia toma conta do torcedor


O Botafogo cumpriu ontem, em Medellín, uma jornada épica de sua história recente. Bateu o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, por 2 a 0, no Estádio Atanasio Girardot, casa do adversário, em partida válida pela pela 2a. rodada da fase de grupos do torneio. O resultado - inesperado para a mídia especializada, contras e muitos alvinegros - quebrou tabus e é mais um ato de superação do time alvinegro na sequência de vitórias sobre adversários tradicionais.

Essa jornada pelo título inédito na competição começou no início de fevereiro com a disputa de vaga na segunda fase contra o Colo-Colo (campeão de 1991)... mais »



Pelo balanço das matérias ora apresentado, acreditamos ter feito um trabalho digno ao longo deste ano. Agradecemos o apoio de cada um dos mais de 105 mil visitantes do blog em 2017 e dos amigos que comentaram e compartilharam nossas matérias nas redes sociais. Isso nos incentiva a prosseguir no projeto que tem como principal objetivo exercer o nosso amor pelo Glorioso por meio das publicações a cada semana. De antemão, abro esse espaço para que outros torcedores possam expressar o mesmo amor pelo clube com textos próprios, publicando-os aqui.

Um grande Ano de 2018 a todos com votos de muita saúde e realizações. Que Deus ilumine nossos novos dirigentes, a nova comissão técnica e o grupo de jogadores para que conduzam nosso clube a um lugar de destaque no cenário nacional e internacional - quem sabe com a conquista de um título de expressão depois desses 22 anos de seca. E que, mesmo sem grandes perspectivas de investimentos, possam continuar recuperando a credibilidade da instituição tão aviltada nos últimos tempos.

Pessoalmente, depois de acompanhar a estreia do time na Libertadores desse ano contra o Colo-Colo- CHI, no Nilton Santos, espero poder retornar ao Rio com brevidade para acompanhar a estreia do time também na Sul-Americana, em alguns jogos do Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão. Te amo Fogo!


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @Felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!