sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Botafogo está pronto pra encarar o Timbu depois de tropeçar feio contra o Vozão




Típico torcedor alvinegro
(imagem da internet)
Depois de tropeçar feio contra o Ceará na última terça-feira no Nilton Santos, o Botafogo já está em Recife para defender a liderança isolada do campeonato contra o Náutico, 6o. colocado.  O jogo será disputado na tarde desse sábado (17h30), na Arena Pernambuco.

Depois do vexame em casa, quando o time cedeu campo ao adversário, foi dominado e punido com um gol de pênalti mal marcado pelo árbitro da partida (mais um), a ordem no Fogão é reagir já nesse sábado buscando uma vitória fora de casa pra compensar a derrota inesperada por 1 a 0 contra o Vozão.

O desastre aconteceu depois do time fazer uma partida convincente contra o Bragantino que briga por vaga no G-4 e aplicar uma goleada expressiva de 4 a 0. Não dá pra entender tamanha queda de produção num intervalo tão curto de tempo entre as duas partidas (3 dias), ainda mais diante de um time permanentemente pressionado pelo rebaixamento como o Ceará. Sábado é um bom dia para sabermos com qual o Botafogo estamos lidando: o que goleou o Braga sem dificuldades ou o que foi derrotado facilmente pelo time cearense, resultado que deixou o torcedor alvinegro com cara de poucos amigos.

Na verdade, o Botafogo deu mole e tomou conforme registramos no post publicado após o jogo. Veja: Blog do Felipaodf: Deu mole, tomou: Análise da 31a. rodada após a der


Montagem do Botafogo Oficial
Insatisfeito com a produção do time, com o oba oba de classificação antecipada que desconcentrou o grupo e incomodado com as vaias que levou da torcida na terça, o técnico Ricardo Gomes sinaliza que fará mudanças na estrutura do time.

Com o baixo rendimento dos meias Tomas e Octávio nos últimos dois jogos, a dupla que emergiu do longo período de treinamentos deve ser desfeita já nesse jogo. Com a confirmação antecipada de Daniel Carvalho como principal armador, sobra uma vaga no meio que pode ser preenchida por Giaretta ou mesmo por Tomas que permaneceria no time apesar do fraco desempenho contra o Ceará.

Como é sabido, Neilton está suspenso e não viajou, e seu substituto ainda é mistério para a imprensa. Sassá e Lulinha brigam pela vaga já que Ronaldo é o substituto natural de Navarro e não deve entrar nessa briga, ficando como opção no banco caso tenha condições físicas de ir pro jogo.

Gomes resolveu levar essas dúvidas para Recife dificultando as coisas para o técnico do alvirrubro pernambucano. O restante do time é o mesmo de sempre e não tem mais segredo.

Dessa forma, o Botafogo deve ter a seguinte formação: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Daniel Carvalho e Tomas (Diego Giaretta); Lulinha (Sassá) e Navarro.

A verdade é que, mesmo com os desfalques anunciados, teremos um choque de titãs na Arena. O Botafogo é o time a ser batido nessa série B e o Náutico é, e sempre foi um adversário à altura do Alvinegro independente da competição em que se dê o embate. Puxe pela memória e você vai lembrar de belos confrontos entre os dois - até cartão amarelo pra juiz, já demos.


Tabela atualizada após iniciada a 32a. rodada
Analisando a tabela onde aparecem os dez primeiros colocados, vemos que esse duelo válido pela 32a. rodada, promete apesar dos dez pontos de diferença entre eles.

O Botafogo segue líder isolado da competição, com 59 pontos, mesmo com o revés na rodada passada enquanto o Náutico ocupa a 6a. posição, com 49 pontos e briga bravamente por uma vaga no G-4.

O Bahia abriu a rodada na terça-feira passada vencendo o Criciúma por 1 a 0. Somou 54 pontos e garantiu a 3a. posição provisória na tabela. Agora, o tricolor baiano, que será o nosso adversário no próximo sábado no Rio, assiste de camarote o complemento da rodada que prossegue hoje com Macaé x Mogi e América-MG x Oeste. Amanhã a rodada se completa com mais sete jogos, entre eles, o Botafogo e Náutico.

No confronto do primeiro turno (18/07) a partida valia a disputa direta pela liderança do campeonato e o Botafogo venceu por 1 a 0 com gol de Lulinha que acabara de entrar no lugar de Pimpão que deixara o jogo machucado quando era o melhor jogador em campo. Foi o primeiro jogo do treinador interino Jair Ventura no comando da equipe depois da demissão de René Simões após a derrota vergonhosa para o Figueirense pela Copa do Brasil. Aquela foi a semana mais conturbado do clube em toda a temporada e foi preciso muita reza para as coisas voltarem ao eixo. 

Veja os detalhes daquele jogo e a preparação para o confronto com o Bahia no 1o. turno - uma sequência de bons resultados: Blog do Felipaodf: Botafogo arma ferrolho para enfrentar o Bahia em S...

Com o atual cenário, precisaremos chegar a 67 ou 68 pontos para anteciparmos o objetivo de voltar à elite em 2016. Com 64 pontos (5 pontos ou 2v), garantiremos a subida independente de outros resultados. Se tivéssemos vencido o último jogo, poderíamos encarar o adversário desse sábado com outro espírito e acabar com essa agonia de série B mais cedo pra nunca mais voltar. Mas parece que os jogadores alvinegros gostam de emoções fortes e estão retardando as coisas.

O aproveitamento atual do Glorioso é de 63,4%, índice mais do que suficiente para o retorno sem sustos. Como mandante, o aproveitamento é de 75,5%, o 4o. melhor da competição, com 34 pontos em 16 jogos. Como visitante temos a melhor campanha dentro todos os concorrentes com 55,5% de aproveitamento e precisamos mantê-la amanhã. Somamos 25 pontos em 15 jogos disputados na casa dos adversários;


Confira a tabela completa e os próximos jogos do Botafogo e de todos os concorrentes em>http://felipaodf.blogspot.com.br/p/carregando-tabela-do-brasileirao_21.html


Mesmo sem marcar na última rodada, o ataque alvinegro continua sendo o melhor da competição com 52 gols. Temos também a defesa menos vazada com 24 gols sofridos, o que dá um saldo expressivo de 28 gols, nove a mais do que o Vitória, segundo colocado no quesito e na competição.

O Timbu está invicto em casa e, diante de sua torcida, é um adversário fortíssimo. Dessa forma, não vai entregar a vitória tão fácil como querem alguns, ainda mais precisando desesperadamente do resultado pra se aproximar definitivamente do G-4. O time vem de uma vitória expressiva sobre o rival Santa Cruz, por 3 a 1, no clássico pernambucano, a quarta deles nas últimas cinco rodadas. O momento é muito bom e as dificuldades aumentam proporcionalmente para o Fogão.

Certeza, só uma: se liga no porquê vai dar jogão.


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!