sexta-feira, 30 de março de 2018

Com defesa arrumada, Botafogo despacha o Flamengo e vai forte para o embate contra o Vasco




Agora é decisão! Ingressos à venda para BOTAFOGO x Vasco, 
jogo de domingo, às 16h, no Estádio Nilton Santos! 
Depois de vencer o Flamengo por 1 a 0 na quarta-feira, numa noite gloriosa no Maraca, o Botafogo conheceu na quinta, o seu adversário na busca pelo título de Campeão Carioca.

Também no Maracanã, o Vasco bateu o Fluminense por 3 a 2 e definindo a classificação no último minuto da partida (50'). O empate beneficiava os tricolores.

Botafogo e Vasco fazem uma final inusitada já que deixaram no caminho os eleitos pela mídia: Flamengo, campeão da Taça Guanabara e Fluminense, campeão da Taça Rio.

A primeira partida da decisão está marcada para às 16h de domingo (01) no Estádio Nilton Santos, enquanto a segunda será disputada no Maracanã, no domingo seguinte (08), sem vantagens para nenhum dos postulantes ao título. Sócios Sou Botafogo terão benefícios como check-in e desconto.
Vamos jogar juntos! Acesse: www.botafogo.com.br


Sobre o campeonato

Marcado pela baixa presença de público, baixo nível das arbitragens e pelo regulamento estapafúrdio, o Estadual 2018, que se arrasta desde a metade de janeiro, teve nos clássicos finais a sua redenção. Vimos jogos emocionantes, cheios de alternativas táticas e com placares altos que animaram as torcidas. Só na Taça Rio tivemos um 3 a 2 do Vasco sobre o Botafogo (fase de grupos), um 3 a 2 do Bota devolvendo placar (semifinal) e o 3 a 0 do Fluminense contra o próprio Botafogo na final do turno. Na quinta-feira, dessa vez pela semifinal do Campeonato, mais 3 a 2 do Vasco sobre o Fluminense, resultado que classificou o time cruzmaltino pra final.

Pelo lado do Botafogo, vamos ao confronto de fim de semana revigorados pela vitória cristalina sobre o rival rubro-negro favoritíssimo à conquista, diziam eles!. Chegar a uma final é bom, mas com vitória sobre eles é melhor ainda. Apesar de não admitirem, a rivalidade é tanta que uma simples derrota de 1 a 0, numa semifinal de Carioca, foi capaz de derrubar a comissão técnica inteira, além do Gerente de futebol. E o tsunami no mar da Gávea continua já que até jogadores, antes reconhecidos como importantes, vem sendo dispensados... Mas isso é problema de desclassificados! Voltemos ao Fogão...


NOITE GLORIOSA! Aos 38 minutos do primeiro tempo, 
Luiz Fernando faz o gol que leva o Botafogo à decisão 
do Campeonato Carioca! (@FoxSportsBrasil)
Cedendo aos reclamos da torcida, Alberto Valentim reconduziu o zagueiro Carli à condição de titular da equipe. Com a mexida e alguns ajustes, acertou o posicionamento do sistema defensivo que havia se tornado um pesadelo tal o número de gols tomados na competição. Muito em decorrência de uma marcação frouxa dos zagueiros  e da deficiência no posicionamento nas bolas altas sobre a área. Basta lembrar o último confronto contra o Vasco quando levamos dois gols de bola parada no intervalo de 10 minutos, ou contra o próprio Fluminense quando a defesa foi envolvida facilmente pelo adversário.

Para o técnico, o jogo valendo vaga contra o Flamengo seria o mais importante de sua carreira, e vencemos. Vencemos porque fomos mais eficientes, com uma postura defensiva sólida, uma razoável articulação pelo meio com Renatinho e precisos nas poucas chances de gol que apareceram.

Com zagueiros e laterais ajustados na engrenagem defensiva, levamos ampla vantagem no embate direto contra o ataque rubro-negro formado pelo artilheiro do BR17 e pelos garotos tidos como craques fora de série pela mídia. A organização das linhas e a postura tática nesse jogo é o modelo a ser seguido daqui pra frente. Um esquema próximo ao 4-5-1.

Escrevíamos nos posts anteriores (veja: Com méritos, Botafogo e Fluminense decidem a Taça Rio no Maraca...) que o estilo de jogo "kamikase" anteriormente adotado por Valentim, que criava muitas chances (quase nunca convertidas) lá na frente mas deixava espaços generosos pelo meio, foi abandonado pelo técnico. Pelo menos, contra os rubro-negros foi assim e deu muito resultado. E essa deve ser a tendência para os compromissos que temos pela frente, tanto nos confrontos decisivos pelo Carioca como no início da Sul-Americana e no longo Campeonato Brasileiro. 


Sobre o time 

Apesar de ainda mostrar insegurança em alguns lances, Jefferson apareceu bem no jogo exercendo sua liderança dentro e fora do gramado. Motivou os companheiros na entrada em campo e fez defesas importantes que garantiram a vantagem conquistada no primeiro tempo. Parece motivado com a conquista e preparado pra vencer.

Na defesa, o lateral Marcinho se recuperou das últimas atuações Foi eficiente na marcação e preciso no apoio ao ataque. Foi dele o cruzamento preciso para o meio da área que Luiz Fernando mandou pra rede no gol único da partida. Confirmando as expectativas, Joel Carli foi soberano na última linha e trouxe com ele Igor Rabello que, nos jogos anteriores, parecia muito indeciso fazendo dupla com Benevenuto. Já Moisés foi um monstro incansável pela esquerda. Colocou no bolso, Paquetá, Pará , Vinícius Junior e quem mais se atreveu a passar por lá. Sua força física e disposição para a disputa são invejáveis. Com rápida adaptação ao grupo, foi o destaque do jogo com mais uma atuação convincente. Saiu aplaudidíssimo pela galera.

O volante Marcelo ainda está longe de suas possibilidades técnicas e físicas. Erra muitos passes, não dá seguimento às jogadas e com isso tem irritado a torcida. Mas mesmo assim, cresceu no 2o. tempo e consegui ser mais eficiente quando o Flamengo veio pra cima com vontade e passou a jogar no nosso campo. Já seu companheiro Rodrigo Lindoso, vem dando conta do recado jogando mais à frente desde que João Paulo foi vitimado pela entrada criminosa de Rildo. Não é páreo para o titular mas a precisão nos passes tem sido útil na tarefa de fazer a transição do meio para o ataque. Foi dele a assistência para Marcinho na jogada que originou o gol alvinegro.


Infográfico do Diário do Torcedor (@tweettorcidas)
Além do gol, o segundo dele em clássicos, Luiz Fernando parece ter recuperado a condição de titular após as partidas apagadas da Taça Guanabara. Mais bem preparado fisicamente e desinibido do que quando chegou ao clube no começo da temporada, o meia-atacante está mais participativo. Contra o Flamengo, além de frequentar a pequena área do adversário, encaixou a marcação pela direita fazendo boa dupla com Marcinho.

Já Leo Valencia não vem rendendo tudo que dele se espera. Muito participativo com a bola nos pés não é, no entanto, combativo o bastante para marcar presença pelo setor esquerdo para onde foi deslocado com a entrada de um meia na formação - antes M. Vinícius e agora Renatinho. Se Pimpão não estive numa fase técnica tão sofrível, já teria tomado esta função do gringo.

Depois de longo tempo no DM, Renatinho entrou no decorrer da partida contra o Fluminense e  iniciou o jogo contra o Flamengo. Ainda longe de sua melhor forma, apareceu pouco na partida mas parece ter garantido vaga para os jogos decisivos em razão da sua técnica apurada. Sem poder contar ainda com Kieza, mais experiente e decisivo, Valentim deve manter Brenner no comando do ataque. Mesmo com dificuldades no trato com a bola, o Camisa 9 se esforça muito dentro do campo e vem dando conta do recado. Tem se revelado um cara vibrante dentro e fora dos vestiários, além de ser o atual artilheiro do time na temporada com 5 gols.


A escalação

Para o jogo decisivo de domingo na nossa casa, Valentim deve manter a formação que iniciou o clássico contra o Flamengo. Mesmo com a volta de Gatito Fernandez após servir à seleção paraguaia, Jefferson deve ser mantido no gol alvinegro pelo menos nessa partida. A zaga parece ajustada com Carli e Rabello no miolo, e Marcinho e Moisés pelos flancos. Marcelo baiano deve permanecer como titular apesar da volta anunciada de Matheus Fernandes depois de ficar de fora, contundido, por toda a Taça Rio. O volante deve formar dupla com Lindoso à frente da primeira linha de defesa. Do meio pra frente podemos ter novidades caso Kieza seja liberado. Nesse caso Brenner voltaria para o banco. Renatinho deve começar o jogo pelo meio, assim como Valencia pela esquerda e Luiz Fernando na direita.

O grupo treina forte na sexta e neste sábado e se concentra para a grande decisão de domingo, no Niltão que será dividido entre as duas torcidas. Norte e Oeste com os Alvinegros e Sul e Leste com os Cruzmaltinos. Se chegamos até aqui, é pra sermos campeões! 


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!