sábado, 9 de junho de 2018

Um olho no G-6 e outro no Z-4





Pra cima, FOGO! 🔥 Vamos fortes em busca dessa vitória! 💪🏼
(Botafogo de Futebol e Regatas)
Um olho no G-6 e outro no Z-4. Foi desse jeito que o Botafogo terminou a décima rodada do Brasileirão.

Com o empate frustrante contra o Ceará (0 a 0) no Nilton Santos, o Alvinegro chegou aos 13 pontos e permaneceu na 12a. posição a quatro pontos do São Paulo, último colocado do G-6 com 17 pontos, e a quatro do Atlético-PR, primeiro do Z-4, com nove. Justamente os quatro pontos jogados fora com os empates contra o Vitória e Ceará no Nilton Santos.

Essa é a nossa realidade pra domingo quando enfrentarmos o Bahia na Fonte Nova, às 16h, pela 11a. rodada do Brasileirão. O Tricolor baiano vem de três derrotas consecutivas e está na 19° colocação com oito pontos ganhos mas em casa, diante da torcida, costuma se impor sobre os adversários.

Jogando em casa no meio de semana contra o lanterna do campeonato, o time do Seu Valentim decepcionou a torcida novamente num dia festivo para Jefferson que se tornava o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do clube, com 454 jogos. A sina de recuperar desesperados se confirmou. Isso depois de fazer uma partida consistente contra o Vasco em que bateu o rival por 2 a 1 em São Januário com  um primeiro tempo elogiável e um segundo de luta para manter o resultado. E essa alternância nas atuações vêm minando a paciência do torcedor: num jogo vai razoavelmente bem e no seguinte, uma decepção.

A dificuldade em pontuar nos jogos fora de casa vai se repetindo nos jogos considerados fáceis, no Niltão. Foi assim no empate contra o Vitória (1 a 1) e agora no 0 a 0 contra o Vovô. Falávamos disso no post de pré-jogo, veja: Vencemos a primeira fora e precisamos voltar a vencer em casa. Que venha o Ceará!...


NADA DE GOLS! @Botafogo e @CearaSC fazem um jogo 
sem muito brilho e acabam ficando no zero a zero. A partida
 marcou o 454º jogo de Jefferson, que se tornou o 3º jogador 

com mais partidas pelo Glorioso (@FoxSports)
Cresce entre a torcida, a sensação de que o técnico está perdido a cada escalação, a cada resultado, a cada substituição. Seu discurso exalta os "bons" jogos feitos contra São Paulo e Vasco quando saímos do Morumbi derrotados por 3 a 2 com pênalti inventado pelo árbitro e de São Januário com a vitória por 2 a 1.

É certo que, bem postado em campo e com a pegada forte de Jean à frente da zaga, o time venceu o Clássico fazendo o placar que precisava na primeira etapa e tal... A pergunta que fica é por que não teve o mesmo rendimento contra o lanterna que não ganhou de ninguém até agora?

O resultado de quarta-feira foi muito ruim para as pretensões do clube que contava com os três pontos para encostar no G-6. Apático desde o começo da partida, o time saiu vaiado no final em razão da  baixa qualidade do espetáculo. Com uma escalação que não deu liga com João Pedro pelo meio, o Bota encontrou dificuldades para vencer as linhas defensivas do adversário e não achou alternativas mesmo após as alterações. Muito pela inoperância do meio de campo que não fazia a bola chegar em Aguirre e Kieza. Com um jogo baseado nas bolas alçadas na área e o apoio dos laterais, a estratégia deu em água diante do péssimo desempenho de Marcinho e Moisés que tiveram as piores atuações desde que foram conduzidos à condição de titular por Valentim. Para piorar as coisas, no segundo tempo, Carli teve que deixar o campo com uma pancada nas costas e seu substituto, Yago, deixou o campo de ambulância após dois choques de cabeça com o goleiro adversário. Com menos um em campo, já que Valentim havia feito as três substituições, quase o caldo entorna de vez quando o Ceará partiu pra cima em busca da vitória. 


Assim ficou a classificação do Brasileiro após a 10ª rodada!
Em qual posição seu time está? (@FoxSportsBrasil
Se fora as coisas não vem acontecendo a contento, imagine perder pontos considerados certos jogando em casa. Dos quinze disputados como visitante (Sport, Cruzeiro, América, São Paulo e Vasco), conquistamos apenas quatro com um empate contra o Sport e uma vitória sobre o Vasco - aproveitamento de 26,6%.

Já em casa, dos quinze pontos disputados como mandante (Palmeiras, Grêmio, Fluminense, Vitória e Ceará), conquistamos nove com duas vitórias, contra Grêmio e Fluminense e três empates, contra Palmeiras, Vitória e Ceará - aproveitamento de 60%.

Ao todo foram três vitórias, quatro empates e três derrotas - aproveitamento de 43,3%.

Encerrada a 10a. rodada, o Glorioso ocupa a 12a. posição, no limite dos classificados para a Sul-americana. Esse foi o primeiro 0 a 0 da campanha mas o rendimento do ataque continua baixo. Foram apenas 11 gols marcados em dez jogos. Já a defesa, sofreu outros onze zerando nosso saldo. 


Jogos que faltam até a parada do campeonato para a Copa do Mundo:

10/06 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 16:00
BAH × BOT

13/06 - CAMPEONATO BRASILEIRO - 21:00
BOT × CAP


O time principal foi a campo na sexta-feira mas não treinou coletivamente. O treino-apronto foi realizado no sábado quando Valentim soube com quem poderia contar para o jogo em Salvador. Carli ficou de fora assim como Yago que sofreu uma concussão no último jogo e não treinou com o grupo. Sendo assim, Marcelo Benevenuto jogará ao lado de Rabello reeditando a dupla de zagueiros que iniciou o Carioca.

Do meio para frente, mais uma baixa importante. O volante Jean, que foi muito bem nos últimos dois jogos e engrenaria uma sequência como titular, sentiu dores no pé e não viajou. Isso abre espaço para que Matheus Fernandes volte a equipe ao lado de Lindoso. Se o esquema do último jogo for mantido, Renatinho e João Pedro brigam pela última vaga na meia cancha. Se lá na frente Leo Valencia parece certo, tenho dúvidas quanto à presença de Kieza no time titular depois do baixo rendimento contra o Ceará. Sendo assim, Aguirre pode herdar a camisa 9 com a outra vaga sendo disputada por Brenner, Luiz Fernando ou mesmo Pinpão fechando pela esquerda. Só hoje saberemos, mas a tendência é que a formação abaixo comece o jogo.


FICHA TÉCNICA
BAHIA x BOTAFOGO


Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 10 de junho de 2018, domingo
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Flávio, Elton, Elber e Zé Rafael; Vinícius
Técnico: Cláudio Prates

BOTAFOGO: Jefferson; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Igor Rabello e Moisés; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Renatinho e Leo Valencia; Rodrigo Aguirre e Kieza
Técnico: Alberto Valentim

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar.


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!