sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Todos ao Niltão para abraçar o Jefferson e matar a saudade do time contra o Bragantino (Atualizado)




Montagem da VAVEL
O Botafogo volta a campo neste sábado, às 16h, para enfrentar o Bragantino em jogo antecipado da 31a. rodada, depois de passar 15 dias só treinando em razão da paralisação do campeonato por conta dos jogos da Seleção.

O jogo servirá também para que os torcedores alvinegros matem a saudade do goleiro Jefferson que volta a defender nossa camisa nesse jogo. O Capitão voltou com tudo no primeiro dia de treinamento e convocou os seus soldados: "Vamos pra guerra" 

Anteriormente, o clube já havia parado outros 10 dias antes de enfrentar o Sampaio Corrêa, em São Luiz, no último dia 02/10. Porém, mesmo com essa parada, a qualidade do futebol apresentado não foi das melhores como também não havia sido nos quatro jogos anteriores apesar dos resultados satisfatórios. Isso foi alvo de análise do post anterior e os pontos levantados na discussão estão à disposição do torcedor para que opine. Veja: Análise da 30ª RODADA, concluída sem


Olhando-se a tabela, vemos que o Botafogo ficou com um jogo a menos em relação a maioria de seus concorrentes e dois a menos do que o Vitória que é o vice-líder do campeonato; ao Paraná que os baianos enfrentaram ontem e empataram em 1 a 1 e; ao Boa Esporte e Sampaio que também se enfrentaram na rodada e empataram em 2 a 2.


Tabela atualizada com os jogos de ontem
que abriram a 31a. rodada
Essa situação só vai se regularizar na 32ª rodada quando o Alvinegro for a Recife para encarar o Náutico (24/10) e já terá enfrentado o Ceará na terça-feira (20/10), em jogo adiado da 30ª rodada. É confuso, né? Mas é o que vai acontecer.

Com o empate de ontem, o Vitória, somou mais um ponto, somou 56 e igualou a pontuação do Botafogo que tem 2 jogos a menos e continua líder pelos critérios de desempate. O resultado foi favorável ao time carioca que, caso vença o Bragantino hoje no Nilton Santos, abre frente de três pontos sobre os baianos. Essa vantagem ainda pode chegar a seis pontos se o Glorioso vencer também o Ceará na próxima terça quando volta a jogar em casa. Só depende dele.

A confiança do time em manter a liderança é grande assim como a da torcida, num bom resultado. O último revés do time sob o comando de Ricardo Gomes foi para o CRB no longínquo dia 28 de agosto. Desde então, foram seis vitórias e dois empates numa série invicta que foi fundamental pra criarmos uma folga razoável na liderança.

Mesmo com dois jogos a menos, continuamos com 99% de chances de subir. O aproveitamento é de 64,4%, índice mais do que suficiente para o retorno à elite. Como mandante, o aproveitamento é de 73,8%. Fora de casa foram somados 26 pontos de um total de 56 já conquistados. Continuamos a ser o melhor visitante com 46,4% de aproveitamento.

A boa campanha até agora nos credencia ainda ao título da competição. A probabilidade de o Alvinegro ser campeão da Segundona antes da rodada era de 79%, conforme cálculos dos matemáticos de plantão. O número mágico para o feito gira em torno dos 74 pontos. Faltam, portanto, 18 em 27 possíveis até o final da competição. Hoje é um bom dia pra nos aproximarmos do objetivo.


Imagem da Internet: créditos para essa figura aí
 em baixo (escudo) que não consegui identificar
Pois bem, o Botafogo teve tempo mais do que suficiente pra treinar e descansar, período que foi muito festejado pelos jogadores e comissão técnica. O que se espera agora é que isso se reflita num bom futebol em campo.

Mas o que catalizou mesmo a atenção do torcedor alvinegro no período foi a presença do nosso Capitão na Seleção. Depois de ser eleito, anos seguidos, o melhor goleiro do Campeonato Brasileiro, de ter feito exibições magistrais pelo Botafogo na atual Série B e de ter consolidado o seu espaço também na Seleção, Jefferson teve uma semana de cão ao virar símbolo do fracasso do "time amarelo" de Dunga no jogo de estréia das eliminatórias contra o Chile.

De forma orquestrada, a imprensa jogou sobre o goleiro todo o peso da má atuação coletiva da equipe. E a perseguição deu certo; tanto que o enfraquecido treinador cedeu ao clamor dos carniceiros de plantão e barrou o goleiro alvinegro no mesmo ato em que promoveu o goleiro Alisson do Internacional a titular, clube com o qual o técnico e o coordenador da seleção tem fortes relações. A mesma imprensa que levantou a bola de que um jogador da Série B não poderia defender a seleção se mostrou estarrecida com a ousadia do técnico em barrar um jogador dedicado, experiente e regular como Jefferson. As especulações sobre os motivos tortos que o levaram a tomar essa decisão "subiram" nas redes sociais e as explicações pouco convincentes do treinador aumentaram a fervura da discussão.

Ao torcedor alvinegro, que se manifestou veementemente nas redes ao defender o seu capitão, só resta uma saída: comparecer em massa ao Nilton Santos para matar a saudade do time e recepcionar o Ídolo maior dessa campanha, no que chamei o dia do #AbraçoAoJefferson. É o mínimo que se espera. E pelo que eu conheço da torcida, os que forem hoje vão festejar a volta do jogador como tem feito em outras oportunidades. O dia é bom, o horário melhor ainda e nada justifica ficar de fora dessa recepção ao Ídolo. Uns 10 mil a mais do que os 7 mil mais assíduos das outras jornadas já serviria para dar a dimensão do quanto respeitamos nosso goleiro. Vamos ver no que vai dar essa mobilização...

Para o jogo, o Botafogo não vai contar Fernandes e Roger Carvalho mas terá os retornos de Jefferson, Luis Ricardo, Carleto e Daniel Carvalho. Desses, apenas Daniel, que se recuperou da contusão no tornozelo, não tem volta garantida ao time titular. O jovem Diego, autor dos dois cruzamentos certeiros que resultaram em gols contra o Sampaio, estava cotado para começar o jogo mas deve ficar como opção no banco.

Com os testes feitos do decorrer desse período de preparação, Ricardo Gomes deu indícios que teremos mais mudanças no time. Tomas e Octávio treinaram bem e estão cotados para substituírem os meias ausentes, enquanto Giaretta deve compor a dupla de zaga com Renan Fonseca.


Na proteção a zaga não há surpresas: Lindoso e Arão devem permanecer no time. O mesmo de acontecer no ataque com Neilton e Navarro que voltou com tudo no último jogo. Sendo assim, a escalação para enfrentar o Bragantino deve ser: Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Giaretta e Carleto; Lindoso e Willian Arão, Tomas e Octávio; Neilton e Navarro.


Por sua vez, o Bragantino, que ocupa a nona posição na tabela com 45 pontos e briga pra se aproximar do G-4, venceu o Criciúma na última rodada e não deve facilitar as coisas para o Alvinegro. O time comandado pelo técnico Wagner Lopes deve formar com : Douglas, Alemão, Gilberto, Eder Lima e Moisés; Everton Dias, Bruno Formigoni, Alan Mineiro e Jocinei; Rodolfo e Bruno Corrêa. Técnico: 


Queremos uma vitória com casa cheia e se possível, um bom futebol para agradar aos torcedores, ainda mais agora que o Vitória chegou junto e a pressão vai crescer pra cima dos jogadores. Na medida em que as horas passam, sobe a ansiedade em relação ao jogo...


Por @felipaodf/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!