sábado, 2 de setembro de 2017

Mostrando personalidade, Botafogo vence no Brasileirão e ganha duas semanas para aprimorar os fundamentos




Botafogo foi à Fonte Nova e venceu o Bahia por 2 a 0, com
gols de Roger e Bruno Silva (Arte: FoxSports
O Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e isso fez muito bem ao clube e a torcida.

Depois da ressaca causada pela eliminação na Copa do Brasil para o rival rubro-negro na semana passada, o time precisava reagir no domingo, e reagiu deixando para trás o resultado mais frustante do ano (veja em: Precisando reagir, Botafogo vai à Salvador encarar o Bahia pelo Brasilerão...)

Depois de errar na escolha da estratégia nos dois jogos decisivos pelas semifinais da competição, o time de Jair retomou a personalidade de outras jornadas e mostrou poder de reação, no Brasileirão. Propôs o jogo contra o Bahia na Fonte Nove e voltou ao Rio com os desejados três pontos na bagagem.

O Alvinegro iniciou bem a partida e abriu o placar logo aos 12 minutos de jogo com Roger, numa bonita cabeçada que encobriu o goleiro tricolor em assistência perfeita de Pimpão. Antes, o atacante havia perdido uma oportunidade clara em cruzamento de Arnaldo pela direita.


Bruno Silva voltou a marcar o gol da vitória contra o Bahia,
como havia ocorrido no jogo do 1o. turno, no Nilton Santos

 (Imagem da internet) 
Porém, o Glorioso não conseguiu manter a vantagem por muito tempo e três minutos depois, permitiu o empate dos mandantes. Renê Júnior, num lance parecidíssimo com o gol alvinegro, igualou o placar. A vitória alvinegra só veio no fim da partida quando Bruno Silva, aos 46 minutos, subiu mais que a zaga e acertou um cabeceio perfeito (forte, no canto e para baixo) em nova assistência de Pimpão* depois de uma boa trama do ataque. Um pouco antes do intervalo, Joel Carli sentiu a coxa e foi substituído por Marcelo. O zagueiro foi às lágrimas no banco de reservas e pode ser desfalque para o próximo jogo.

*Com as duas assistência no domingo, Pimpão chegou a oito na temporada e assumiu a liderança do ranking que pertencia a João Paulo. O atacante, que foi o garçom do único gol de Montillo com a camisa do Botafogo, também já serviu Bruno Silva três vezes, Roger duas, além de Marcos Vinícius e o ex-alvinegro Sassá (GE).

Com essa vitória fora de casa e os resultados da 22a. rodada, o Glorioso chegou perto de seu objetivo nessa fase do Brasileirão: se aproximar dos líderes do campeonato e garantir uma vaga no seleto grupo dos clubes que disputarão a Libertadores de 2018.


Tabela atualizada após a 22a. rodada. Com a vitória sobre o
Bahia, o Botafogo subiu três posições com 31 pontos

 (Arte: FoxSports)
O time vai trilhando o caminho que lhe é possível depois da maratona imposta pelo calendário por estar participando de três competições simultâneas em alto nível. Fora da Copa, Jair deverá utilizar os reservas apenas nas semanas que antecederem os jogos da Liberta, voltando a concentrar forças no Brasileiro sempre que possível.

Com mais três pontos contra o Tricolor da Boa Terra, o Botafogo chegou aos 31 pontos e subiu três posições na tabela. Alcançou a sétima colocação com a mesma pontuação do Cruzeiro que ocupara agora a 6a. posição.
O aproveitamento que era de 44,4% atingiu os 47%, ainda abaixo do esperado mesmo considerando que o time esteve envolvido em três frentes de disputa até à semana passada. Agora são oito vitórias (cinco em casa e três fora), sete empates (dois em casa e cinco fora) e sete derrotas (três em casa e quatro fora) em 22 jogos.


Chamada para o evento Fogão me Chama promovido pelo clube 
com um jogo-treino contra o Boavista com a presença da torcida
(Botafogo de Futebol e Regatas)
O Botafogo volta a campo para um jogo oficial apenas no dia 10/09, às 19h de domingo, quando recebe o Flamengo no Nilton Santos em jogo válido pela 23a. rodada do Brasileirão.

Antes disso, na manhã de sábado, faz um jogo-treino contra o Boavista com a presença da torcida em mais um evento da série "Fogão me chama" promovido pelo clube. Na ocasião, teremos uma sessão de autógrafo com Aírton na Loja Oficial, Food Trucks e Totem de fotos entre outras atrações.

Para tanto, o grupo vem treinando duro desde quarta-feira depois de usufruírem dois dias de folga após a vitória sobre os baianos. O zagueiro Joel Carli, que sentiu a coxa no jogo do último domingo e foi substituído ainda no primeiro tempo, fez exames no começo da semana para avaliação. Foi constatado uma lesão leve o que dá esperanças de que ele esteja em campo contra o Grêmio, pela Libertadores. Quanto a Victor Luis e Marcos Vinícius que também deixaram o campo com desconforto, continuam em tratamento e tem voltas asseguradas já contra o Flamengo pelo Brasileirão. Quanto a Matheus Fernandes, que ficou fora do jogo contra o Bahia com um inchaço importante no tornozelo esquerdo após sofrer entrada criminosa no jogo contra o rival pela Copa do Brasil, continua em tratamento e deve voltar no jogo do próximo fim de semana, pelo Brasileirão.

Veja a sequência de jogos programados para esse mês de setembro pelo Brasileirão e Libertadores:

10/09 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT × FLA

13/09 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
BOT × GRE

16/09 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT × SAN

20/09 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
GRE × BOT

24/09 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
CFC × BOT


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)

Jogadores que sofreram lesões sérias no primeiro semestre e estavam entregues ao DM, como Jonas, Aírton e Bochecha já estão na fase de transição. O meia Bochecha, inclusive, já está a disposição do treinador e deve ganhar uma chance de voltar a campo proximamente.

O goleiro Gatito Fernandez e o meia Léo Valencia estão a serviço das seleções do Paraguai e Chile, respectivamente, para a disputa de um série de dois jogos pelas Eliminatórias sul-americanas. Já classificado para a Copa na Rússia, o Brasil venceu Equador por 2 a 0 na Arena Grêmio, na última quarta-feira, e volta a jogar na terça-feira contra o Colômbia, fora de casa, motivo pelo qual o Campeonato Brasileiro sofreu essa pausa de 13 dias.

Os demais jogadores do grupo estão à disposição de Jair Ventura e vem treinado todos os dias no campo anexo do Nilton Santos, aprimorando os fundamentos. Para o jogo-treino deste sábado ainda não se sabe as intensões do treinador mas a tendência é que mande o time titular a campo e dê chances a muitos dos reservas para que ganhem ritmo de jogo. Dessa forma podemos ver em campo: Jefferson, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva, João Paulo (Dudu Cearense) e Guilherme, Pimpão e Roger.


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar


Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!