sábado, 9 de setembro de 2017

Depois do recesso forçado, Botafogo encara o Flamengo no NS mirando o G-6 do Brasileirão





Domingo tem Fogão de volta ao Brasileirão! E é dia de 

clássico no Estádio Nilton Santos! #VamosGanharFogo

Estamos com saudades de ver o Botafogo em ação. A última vez que o time entrou em campo foi na vitória sobre o Bahia (2 a 1), há treze dias na Fonte Nova, pela 22ª rodada do Brasileirão.

A vitória sobre o Tricolor baiano nos valeu a 7a. posição na tabela e ajudou a aliviar a ressaca causada pela eliminação na Copa do Brasil ocorrida há duas semanas para o mesmo adversário deste domingo, no resultado mais frustante do ano para o torcedor alvinegro.

O time de Jair retomou a personalidade de outras jornadas, mostrou poder de reação ao propor o jogo contra os baianos em plena Fonte Nova e voltou ao Rio com os três pontos. Veja os detalhes em: Blog do FelipãoBfr: Mostrando personalidade, Botafogo vence no Brasileirão e ganha duas semanas para aprimorar os fundamentos...


Desde então, entremeado com curtos períodos de descanso, os comandados de Jair Ventura vêm cumprindo uma rotina intensa de treinamentos táticos, técnicos e físico. O recesso foi utilizado ainda para a recuperação dos jogadores contundidos, que não são poucos.

Como parte da programação, no sábado passado o técnico comandou o time num jogo-treino contra o Boavista-RJ no Nilton Santos, com a presença da torcida. O time jogou e venceu por 2 a 0 (Pimpão e Brenner) atuando com três homens adiantados lá na frente. A base dessa formação será a mesma que enfrenta o Flamengo no Nilton Santos no domingo (19h) pela 23a. rodada do Brasileirão, já que Ventura confirmou as ausências de Joel Carli, João Paulo, Lindoso e Marcos Vinícius que não se recuperaram por completo e serão preservados para o jogo de quarta-feira.


Quem é o melhor nesse confronto? #oMelhorTimeÉoSeu 


O restante do grupo está à disposição do treinador e os titulares sem restrições médicas devem começar o Clássico, mesmo tendo um duelo importante três dias depois contra o Grêmio de Renato pela Libertadores.

Alguns torcedores, em manifestações nas redes sociais, estão temerosos com essa possibilidade anunciada por Jair de mandar a campo amanhã os titulares que estiverem à disposição. Sem dúvida é um  risco, mas a inatividade desses 13 dias não é boa pra quem tem uma decisão tão importante contra o Grêmio pela frente. Na minha opinião, os titulares tem que enfrentar o Flamengo. Só treino não dá ritmo de jogo necessário para a equipe.

Dessa forma, Jefferson, que atuou no jogo-treino, deve ceder a vaga a Gatito Fernandez que retorna à condição de titular depois de servir à seleção paraguaia nesse período e Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luis formam a zaga. Pelo meio, Matheus Fernandez retorna ao time depois de se recuperar de um inchaço importante no tornozelo provocado por uma entrada criminosa de Cuellar no último jogo (23/08) contra eles pela Copa do Brasil. Ao seu lado entram Bruno Silva, que está em todas e vem sendo o destaque do time ao longo do ano, o jovem Leandrinho que vem atuando mais recuado do que de costume ou mesmo Dudu Cearense que trás mais experiência na proteção à zaga, e o meia Leo Valencia que ganha nova chance de começar um jogo depois de servir à seleção chilena nas Eliminatórias e ter uma atuação apagada na derrota contra a Ponte (2 a 1) em Campinas. No ataque, Pimpão e Roger estão confirmados com Guilherme, que começou o jogo contra o Boavista, voltando a figurar no banco de reservas.

Com as duas assistências para os gols de Roger e Bruno Silva contra o Bahia, Rodrigo Pimpão chegou a oito na temporada, assumindo a liderança do ranking alvinegro que pertencia a João Paulo. O atacante, que foi o garçom do único gol de Montillo com a camisa do Botafogo, também já serviu Bruno Silva três vezes, Roger duas, além de Marcos Vinícius e o ex-alvinegro Sassá segundo levantamento do GE.


Tabela atualizada após a 22a. rodada. Com a vitória sobre o 
Bahia, o Botafogo subiu três posições com 31 pontos 
(Arte: FoxSports)
Com a última vitória fora de casa, o Glorioso chegou perto de seu objetivo nessa fase do Brasileirão: se aproximar dos líderes do campeonato e  garantir uma vaga no grupo dos clubes que disputarão a Libertadores de 2018 (G-6). As chances de alcançar esse objetivo no momento é de 28% enquanto o risco de queda é de apenas 6%.

Antes de se iniciar a rodada de fim de semana, o Botafogo ocupa a 7a. posição com 31 pontos, logo abaixo do Cruzeiro (6o.) que tem a mesma pontuação.

Transcorrido 22 rodadas, o aproveitamento é de 47%, ainda abaixo do esperado mesmo considerando a maratona de jogos cumprida pelo Alvinegro nas três frentes de disputa até a eliminação nas semifinais da CdoB.

No Brasileirão, são oito vitórias (cinco em casa e três fora), sete empates (dois em casa e cinco fora) e sete derrotas (três em casa e quatro fora) nos 22 jogos disputados.


Veja a sequência de jogos programados para esse mês de setembro pelo Brasileirão e Libertadores a começar pelo Clássico de amanhã:
10/09 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT × FLA

13/09 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
BOT × GRE

16/09 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT × SAN

20/09 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
GRE × BOT

24/09 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
CFC × BOT


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)



Clássico de muitos empates! O torcedor acredita que este 
será o resultado final da partida? (Canal Premiere)
No confronto direto entre os rivais pelo Campeonato Brasileiro, o clube da Gávea leva grande vantagem sobre o Glorioso de General Severiano. São 19 vitórias do Flamengo, 28 empates e apenas 11 vitórias do Botafogo em 58 jogos.

Foram marcados 127 gols nos confrontos, sendo 70 pelos rubro-negros contra 57 dos alvinegros.

O último resultado foi um empate em 0 a 0 em jogo disputado no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, válido pelo 1o. turno do Brasileiro .

Precisamos começar a reverter essa vantagem no jogo de domingo já que o nosso rendimento contra eles tem sido muito abaixo do que aquele produzido contra outros adversários. Para se ter uma ideia, em desarmes, são apenas 19 quando a nossa média é de 26 por jogo. Esse ano foram cinco jogos com dois empates e três vitórias rubro-negras. Sofremos cinco gols em 60 finalizações deles e marcamos apenas uma vez em 12 finalizações nesses confrontos.

Foram colocados 20 mil ingressos à venda para o jogo sendo 10% dessa carga (2 mil) disponibilizados para a torcida visitante. Até o fim da tarde de hoje, nenhuma parcial de vendas havia sido divulgada pelo clube. Em compensação, para o jogo de quarta-feira contra o Grêmio pela Libertadores, mais de 28 mil ingressos já foram comercializados para os sócios, no side do clube. 

Jogadores que sofreram lesões sérias no primeiro semestre e estavam entregues ao DM como Jonas, Aírton e Bochecha já estão na fase de transição. O meia Bochecha, inclusive, já está a disposição do treinador e pode ser relacionado para o jogo.  


Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!