sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Botafogo retoma o fôlego para voltar à Libertadores em 2018, via Brasileirão





A imagem pode conter: 1 pessoa, praticando um esporte e texto
É o Fogão no Brasileirão! Forte e concentrado pelo o objetivo,

 afinal, 2018 já começou!#VamosGanharFogo 
O Botafogo retoma,  neste domingo, a boa trajetória que vem cumprindo no Campeonato Brasileiro depois de ser eliminado pelo Grêmio na última quarta-feira, em jogo decisivo pelas quartas de final da Copa Libertadores. A derrota por 1 a 0 na Arena interrompeu o sonho alvinegro de chegar às finais da competição depois de percorrer uma jornada gloriosa desde a fase de classificação.

O grupo já está em  Curitiba onde enfrenta o Coxa, no Couto Pereira, pela 25a. rodada da competição.

Rememorando os compromissos pós interrupção do calendário (13 dias) em razão dos jogos da Seleção Brasileira, tivemos duas boas vitórias pelo Brasileiro - uma por 2 a 0 sobre o Flamengo e outra sobre o misto-frio do Santos pelo mesmo placar no sábado passado - e um primeiro jogo tenso contra o Grêmio (0 a 0) pelas quartas de final da Libertadores. Todos no Nilton Santos.




Veja a sequência de jogos programados para o mês de setembro, pelo Brasileirão e Libertadores, que se encerra no domingo contra o Coritiba:


10/09 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT  2×0  FLA

13/09 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
BOT  0×0  GRE

16/09 - CAMPEONATO BRASILEIRO (19:00)
BOT  2×0  SAN

20/09 - TAÇA LIBERTADORES (21:45)
GRE  1×0  BOT

24/09 - CAMPEONATO BRASILEIRO (16:00)
CFC  ×  BOT


Clique e veja a tabela completa com todas as rodadas até o fim do Brasileirão: TABELA DO BRASILEIRÃO 2017 (JOGOS DO BOTAFOGO)


Tabela do Brasileirão no 2º turno! Cê acredita? 
(Gazeta Esportiva‏ @gazetaesportiva)
Com quatro vitórias e uma derrota nos últimos cinco jogos pelo Brasileiro, o Botafogo lidera o returno da competição com expressivos 12 pontos, seguido por Avaí com 11 pontos e Cruzeiro e Atlético-GO com 10. Os lanternas são o Grêmio e Bahia (4), o Coritiba (2) - nosso adversário de domingo -, e o Sport (1).

O Botafogo fez um jogo muito movimentado contra o Flamengo quebrando um jejum de dois anos e meio (oito partidas) sem vitórias sobre o rival. Roger marcou duas vezes e Leo Valência foi o destaque do jogo ao lado do artilheiro. Jogando solto na armação, o meia chileno mostrou desenvoltura nas assistências e participou dos lances dos dois gols.

Já contra o Grêmio  pela Libertadores, o jogo foi mais duro e cauteloso, com poucas chances de gol. Jair repetiu a formação com o chileno atuando como meia de armação. O time ganhou mobilidade mas perdeu compactação. Roger ficou muito isolado lá na frente e ainda estamos a lamentar o pênalti de Edílson sobre Gilson ignorado pelo árbitro que poderia mudar a história do confronto.

Assim como o Botafogo, o Santos esteve envolvido em jogo decisivo pela Libertadores e poupou jogadores no confronto pelo Brasileirão.Venceu aquele que foi menos radical nas modificações. O Glorioso preservou cinco titulares enquanto o Peixe entrou em campo apenas com um titular: o goleiro Vanderlei.


O misto do Botafogo venceu os reservas do Santos com 
propriedade e está no G6! (FOX Sports @FoxSportsBrasil
Rodrigo Lindoso, que completava 100 jogos com a camisa alvinegra, e Guilherme marcaram os gols que deram a vitória ao Botafogo.

Já no jogo mais importante do ano, contra o Grêmio, na Arena, valendo vaga nas semifinais da Libertadores, Jair optou por retornar à formação tradicional. Deixou o meia Valencia como opção no banco e entrou com o quarteto formado por Lindoso, Matheus, João Paulo e Bruno Silva. O time fez um excelente primeiro tempo e encurralou o poderoso adversário em seu próprio campo. Adiantou a marcação e surpreendeu a ponto do técnico Renato Gaúcho substituir o "meia" Leo Moura por Everton ainda no primeiro tempo (37'). O Alvinegro criou inúmeras chances para abrir o placar que lhe daria uma vantagem extra no confronto mas pecou nas finalizações.

Bruno Silva parou em Marcelo Grohe numa primeira tentativa de calcanhar e mandou na trave num tirambaço de fora da área numa segunda. Victor Luis acertou o pé em cobrança de falta que obrigou o goleiro gremista a fazer uma grande defesa. Na melhor chance do jogo, Pimpão entortou o zagueiro Kannemann dentro da área e, em vez de lançar para Lindoso ou Matheus que chegavam, preferiu bater fraco para a defesa de Grohe.

Mesmo com tantas oportunidades, o time alvinegro foi pouco eficiente nos arremates e incapaz de   matar o jogo para desespero da torcida (cerca de 2.000 alvinegros incentivaram o time na Arena). No segundo tempo, o Grêmio se arrumou em campo e passou a dominar às ações. Tanto martelou que conseguiu o gol que lhe deu a classificação (19'). Igor Rabello fez falta boba em Fernandinho pela direita que Edilson cobrou com inteligência no segundo pau. Lá se encontrava o atacante Barrios que se livrou com facilidade de Matheus Fernandes e mandou de cabeça para o gol.

Depois do gol o jogo travou. Usando da velha catimba, própria dos adversários sul-americanos, o Grêmio amarrou o jogo com a complacência do árbitro da partida. Nem mesmo as modificações desconexas feitas por Jair - Valência no lugar de Matheus Fernandes, Guilherme no de Pimpão e Brenner no de João Paulo - foram capazes de mudar o panorama da partida. Paciência.

Restou a frustração diante da sensação de que poderíamos ir adiante na competição. Faltou aquele algo mais que poderia vir de um jogador diferenciado, com um pouco mais de qualidade - na trajetória perdemos Montillo, Camilo e Sassá que foram substituídos por Valência, Marcos Vinícius e Brenner com fragrante perda de qualidade. Agora é lutar pela vaga na próxima edição já que só a participação constante na competição pode nos levar ao título inédito de Campeão da Liberta. E o caminho que nos resta para isso é o Campeonato Brasileiro.

O grupo se reapresentou na sexta-feira sem Lindoso e Pimpão com dores musculares,  trabalhou leve no sábado sábado e embarcou para Curitiba onde enfrenta o Coxa, às 16h deste domingo.


Rodrigo Pimpão não viajou para Curitiba. Com isso, a tendência é que Guilherme faça dupla de ataque com Roger.


Tabela atualizada após a 24a. rodada. Com a vitória sobre 
o Santos, o Botafogo chegou aos 37 pontos e permaneceu
na sétima posição (Arte: SporTV)
Com a vitória sobre o Santos, o Glorioso atingiu os 37 pontos e vai se consolidando no G-6. Uma vaga na Libertadores em 2018 é o objetivo que lhe resta na temporada.

Com 24 rodadas, o Glorioso permanece na sétima posição com a mesma pontuação do Cruzeiro (37) que está em sexto, logo abaixo do rival que ocupa a quinta, com um ponto a mais (38).

O aproveitamento que era 49,3% subiu para 51,4%, mais próximo do esperado depois do desgaste provocado pela maratona de jogos disputados simultaneamente em três competições.

Agora são dez vitórias (sete em casa e três fora), sete empates (dois em casa e cinco fora) e sete derrotas (três em casa e quatro fora). Nos 24 jogos, o Botafogo marcou 29 gols e sofreu 23.

O nosso adversário luta desesperadamente para deixar a zona de rebaixamento. Soma 27 pontos e ocupa atualmente a 18a. posição. O time paranaense vem de uma derrota para o Palmeiras na rodada passada por 1 a 0. Foi a terceira em cinco jogos intercaladas por dois empates. O Coritiba é o primeiro adversário de uma sequência de times que estão na segunda parte da tabela: Vitória, Chape (Vasco no meio) e Avaí.


FICHA TÉCNICA
CORITIBA X BOTAFOGO


Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 24 de setembro de 2017 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kléber Lucio Gil (Fifa-SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)

CORITIBA: Wilson, Léo, Walisson Maia, Cleber Reis e William Matheus; Galdezani, Longuine e Anderson; Rildo, Alecsandro e Henrique Almeida
Técnico: Marcelo Oliveira

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Matheus Fernandes e João Paulo; Guilherme e Roger
Técnico: Jair Ventura

Saudações a todos e fiquem à vontade para comentar
 Por @FelipaoBfr/Botafogodeprimeira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo... Participe!